Notícias
Emdef intensifica serviços de tapa-buracos
Cerca de 600 atletas assistem palestra com ex-jogadores da Seleção Brasileira de Vôlei
Multivacinação atendeu mais de 1,2 mil crianças de 65 creches
A Secretaria de Saúde informou nesta sexta-feira, 19, que já atendeu 65 creches da cidade com a Campanha de Multivacinação, atualizando a carteira das crianças na faixa etária entre 4 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias. Até o momento, 1.212 crianças receberam as doses em atraso.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que restam poucas unidades para serem atendidas. A ação deve ser intensificada nos próximos dias e a expectativa é envolver as 85 creches parceiras.
De acordo com ela, a avaliação deste trabalho realizado pelas equipes das UBSs e ESFs dos bairros onde estão localizadas as unidades, em parceria com a Secretaria de Educação, é muito positiva e possibilitou a aplicação das doses que estavam em atraso. "É uma grande oportunidade para que os pais que trabalham e não têm tempo de levar os filhos até uma UBS, atualizem a vacinação de seus filhos, que está sendo feita a partir das 16 horas, horário de saída das atividades", comentou.
Durante a Campanha de Multivacinação, estão sendo aplicadas as vacinas que compõem o calendário, como Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Covid-19 e Influenza.
Saúde segue com fumacê para combater a dengue
A Secretaria de Saúde segue na próxima semana com o “fumacê” para ajudar no controle e combate ao mosquito transmissor da dengue.
Na segunda-feira, 22, o Jardim Aeroporto 4 recebe o trabalho de nebulização a partir das 18 horas. O carro percorrerá as vias do quadrilátero formado pelas ruas Ulisses Martins Costa, Sara de Freitas e Joaquim Marques e avenida César Martins Pirajá.
Na terça-feira, 23, o “fumacê” vai acontecer entre as ruas do Comércio, Voluntários da Franca, Major Nicácio e Ismael Alonso y Alonso, previsto para ocorrer na semana passada, mas não foi possível em razão da chuva. “É importante a gente lembrar a população que apesar de montarmos uma programação para realizar o fumacê, o trabalho precisa ser interrompido ou até suspenso caso chova porque ele perde a eficácia. Então se chover nós remarcamos a aplicação, como estamos fazendo na área central”, disse.
Na quinta-feira, 25, a ação acontece em parte dos bairros São José, Baldassari e Acácias. O carro do fumacê vai percorrer as ruas Nelson Pressoto, Nab Haber, Major Mendonça, Carlos do Carmo e avenida Major Nicácio.
Daniela reforça que o “fumacê” não é feito em todo o bairro e sim naqueles locais onde foram identificados mais casos da doença. “Através das notificações que entram na Saúde, nós conseguimos identificar os pontos de maior incidência da doença e intensificamos as ações de combate e prevenção nesses locais”, finalizou.
Durante a nebulização, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O “fumacê” não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos animais de estimação estejam cobertas.
Além da nebulização, a Prefeitura intensificou o trabalho dos agentes de controle de vetores nos bairros e estendeu a jornada de trabalho após às 17 horas, para visitarem mais residências e estabelecimentos comerciais. Esta semana, atiradores do Tiro de Guerra de Franca também reforçaram o time de agentes. Até o dia 30, cerca de 20 atiradores percorrerão os principais corredores comerciais, entregando panfletos e orientando moradores e comerciantes sobre a importância de vistoriar os imóveis e comércios, no intuito de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Até está sexta-feira, 19, a cidade já havia contabilizado 2.175 casos da doença e 8 óbitos. As mortes contabilizadas são de três homens, com idades de 44, 84 e 77 anos, e cinco mulheres com 72, 85, 74, 39 e 29 anos. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
Equipe francana de futebol americano disputará campeonato nacional
Disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Futebol Americano, parte da equipe Carrascos Football esteve na manhã desta sexta-feira, 19, no gabinete do prefeito Alexandre Ferreira para uma visita de agradecimento ao apoio recebido do município através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura). Também puderam contar um pouco da história da modalidade esportiva, competições que estão participando e dos desafios pela frente, inclusive com possibilidade em breve de disputar o direito de ascender a Primeira Divisão do Estado e no Campeonato Brasileiro.
Tendo à frente o presidente e também atleta do Carrascos Football, Marcos Soares Costa, o grupo cumpriu dois compromissos, com uma vitória e uma derrota, respectivamente 47 x 0 contra o Moca de São Paulo e 0 x 7 diante do Tatuapé Monsters, também da capital, em jogo no último domingo no Ginásio Champagnat.
Com isso, estão no aguardo de futuros resultados para saberem com quem farão a disputa que valerá o direito de subir de divisão. A partida poderá acontecer no ‘Lanchão’, com as adaptações necessárias.
A equipe francana é composta por um elenco de 45 a 50 atletas, cujos treinamentos ocorrem nas manhãs de domingo no Campo do Champagnat (coletivos) e à noite, às terças e quintas-feiras, no Complexo Poliesportivo.
Também participou do encontro o presidente da FEAC, Mateus Caetano, informando que a equipe confirmou participação no Campeonato Brasileiro, algo que acontecerá pela primeira vez.
O futebol americano é praticado por 11 atletas, com substituições livres que podem ser feitas a qualquer momento, mediante um conjunto de regras que devem ser obedecidas, desde a correta utilização do uniforme aos equipamentos de proteção, também apresentados no encontro com o prefeito.
Liniker da Costa, defensor do Carrascos e também atleta do taekwondo, ressaltou a alegria em defender as cores da cidade, citando que a participação da equipe no Brasileiro só foi possível com o apoio da FEAC. Bruno Gomes, atacante da equipe, foi outro a destacar com tem sido importante o suporte dado pela Prefeitura, com locais para treinamentos e auxílio nas viagens fora da cidade.
Curiosidades
O futebol americano ou simplesmente football, como é conhecido nos Estados Unidos, é um esporte competitivo de equipe, cada qual composta por 11 jogadores em cada lado. É um jogo que demanda velocidade, agilidade, capacidade tática e força dos jogadores que tentam avançar com a bola em território do adversário durante o tempo de jogo.
É um esporte bem parecido em alguns detalhes com o futebol, porém é oriundo do rugby, que evoluiu a partir do futebol, quando os jogadores começaram a carregar a bola usando as mãos.
A forma atual do futebol americano apareceu de uma série de três jogos entre as equipes das universidades de Harvard e Yale, de Mackenzie, em 1867. O jogo tem duração de uma hora, sendo dividido em quatro quartos de 15 minutos cada.
O objetivo é fazer com que a bola chegue até ao fim do campo adversário e somar pontos, o chamado ‘touchdown’. Em Franca, este esporte tem menos de uma década e segundo Marcos Costa, começou a partir de uma brincadeira dele e outros amigos quando crianças no bairro onde moravam e foi crescendo com a chegada de novos adeptos, até a montagem da equipe competitiva que tem hoje.
Final de semana será marcado por atividades gratuitas no ‘World Creativity Day’
Começou nesta sexta-feira, 19, e vai até o dia 21 a sétima edição do ‘World Creativity Day’. O evento acontece em todo o mundo e oferece milhares de atividades inteiramente gratuitas voltadas para a economia criativa.
Em Franca, serão diversas experiências, painéis, palestras, workshops e performances pelos quatro cantos da cidade. Na manhã desta sexta, a abertura aconteceu no laboratório de desenvolvimento de novas tecnologias do Grupo Amazonas, mantenedor do evento na cidade.
Ygor Metidieri, organizador, disse que o evento traz uma imensa oportunidade de ações para a comunidade, tudo 100% gratuito e com foco de unir a comunidade criativa da cidade.
No sábado, às 15 horas, praticantes de vôlei e a comunidade em geral poderão participar da palestra dos ex-atletas das Seleções Brasileiras Feminina e Masculina de vôlei, Dante e Fofão, com o tema: “O esporte para todas as pessoas. Ação preparatória para o Dia do Desafio 2024”.
Além disso, os atletas compartilharão suas histórias, a perspectiva feminina na modalidade, seus desafios enquanto praticantes, as conquistas e a importância da prática esportiva para todas as pessoas. O evento tem a parceria da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) com o Sesc e acontecerá no Ginásio Champagnat.
De acordo com o presidente da FEAC, Mateus Caetano, participar de um evento deste é de extrema importância. “Só através da FEAC, temos mais 1.500 pessoas que praticam vôlei e pra este público é muito importante ouvir ex-atletas olímpicos”, disse. Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento, informou que este é o quarto ano consecutivo que Franca participa do ‘World Creativity Day’. “É muito importante a ação desta para promover os pequenos empreendedores que são criativos e que trabalham através do artesanato e artes, para que eles possam mostrar Franca para o mundo como são empreendedores e criativos”, ressaltou.
Com o tema “Inteligências Plurais”, a edição de 2024 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto. O objetivo, mais uma vez, é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação.
Para conferir a programação, clique no link https://worldcreativityday.com/brazil/franca/home.