Email  

Notícias

Emdef atua com 5 equipes no serviço de Tapa-buracos

 remendo original

           A Emdef (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca) segue intensificando os serviços de tapa-buracos para a manutenção das ruas e avenidas da cidade.
      Contando com cinco equipes, nesta quarta-feira, 29, foram atendidas vias do Jardins Luíza, São Luiz, Bairro Miramontes, Esplanada Primo Menegheti, Parque Santa Hilda e Jardim Palestina.
      Também receberam os serviços nesta semana, o Residencial Moreira Júnior, Jardim São Luiz II, Residencial Colina do Espraiado, Vila Scarabucci, Parque das Árvores, Vila Santa Cruz,  Jardins Bethânia, Luíza,  São Luiz II, Miramontes, Parque São Jorge, Vila Formosa e Jardim Palestina.
      Milena Bernardino, presidente da Emdef, informou que os serviços de remendo asfáltico também estão sendo feitos aos sábados, atendendo a diferentes bairros da cidade, visando agilizar os trabalhos.
      Os pedidos de tapa-buracos podem ser feitos com o envio de mensagem de WhatsApp para o número (16) 99999-8480, onde o interessado deverá informar o nome da rua, bairro, número e ponto de referência para facilitar a localização pelas equipes.
 

Franca terá oficina de improvisação teatral, filme e espetáculos

 Neve de Verao EspetaculoDanca 2 original

         Artistas e produtores culturais de Franca prepararam diversas ações para os próximos dias. Os projetos foram contemplados pela Lei Federal Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
      Dentre os projetos, está mais uma sessão do Cine Diversidade na Rua, realizado pelo Coletivo Close Certo. No dia 2 de junho, às 17 horas, a Praça da Juventude, localizada no Jardim Redentor, recebe a exibição do filme “Elisa e Marcela”, com emissão de certificado pela participação. Quem aprecia a cultura hip-hop também pode conferir mais uma “Batalha das Minas”, evento do segmento em que mulheres se apresentam.
      A semana se inicia com apresentações de dança contemporânea em escolas públicas. No dia 3 de junho, começa o projeto “Neve de Verão”, dos bailarinos Marcos Teófilo, Talita de Freitas e Davi Oliveira, com sete coreografias, na escola “Roberto Scarabucci”. Nos dias 4, 5 e 7, será a vez das escolas Sesi, ETEC “Júlio Cardoso” e “Torquato Caleiro”, respectivamente.
      Já no dia 8 de junho acontece a Oficina de Improvisação Teatral voltada para pais, responsáveis, cuidados e amigos de autistas, com técnicas e jogos teatrais, desenvolvimento da comunicação, interação e criatividade. A ação será das 9 às 12 horas na sede da APAAF (Associação dos Pais e Amigos do Autista de Franca), que fica na rua Couto Magalhães, 1417, no Centro. Para participar, é necessário se inscrever através do link https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-improvisacao-teatral-pais-cuidadores-e-responsaveis-por-autistas/2486302.
 
Projetos contemplados
      Franca teve 117 projetos contemplados na Lei Federal Paulo Gustavo, criada para auxiliar artistas e agentes culturais, em razão da pandemia da Covid-19, contemplando projetos audiovisuais e nas categorias de Dança; Música; Teatro; Artes Plásticas e Visuais; Artesanato; Leitura, escrita e oralidade; Patrimônio Cultural; Projetos Livres e Circo.

Com investimentos na Educação, Prefeitura diminui ainda mais a fila de espera por vaga em creche

 creche original

         Os investimentos na educação em Franca não param. Nos últimos três anos foram mais de R$ 30 milhões. Tanto investimento em ampliações e construção de novas unidades fez com que a fila de espera por uma vaga em creche na cidade tivesse uma queda nos últimos três anos.
      Esta semana a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, entregou mais uma ampliação de creche. O Núcleo de Educação Infantil 'Casal Tomás e Aparecida Novelino', no Distrito Industrial, ganhou novas instalações com duas novas salas, aumentando o número de alunos de 220 para 250.
      A coordenadora pedagógica da unidade, Kênia Souza, ressaltou a importância desta parceria entre instituição e Prefeitura. “Estou muito feliz com essa ampliação. Foi muito significativa para o nosso bairro, atendendo toda comunidade, e conseguimos sentir isso na alegria das famílias. Para nós, é uma satisfação imensa conseguir atender cada vez mais a comunidade, em parceria com a Prefeitura, que é fundamental para realização do nosso trabalho”, disse.
      A creche parceira Mariana Abrão - CCI LASEP Unidade II, mantida pela Prefeitura e administrada pela LASEP (Liga de Assistência Social e Educação Popular) também teve suas instalações ampliadas, aumentando em 49 o número de vagas. Um novo prédio foi construído anexo ao antigo, entregando duas novas salas, uma do Berçário 1 e outro do Maternal 2. Com isso, o número de crianças atendidas passou de 128 para 177.
      Desde 2021, já foram 13 ampliações e quatro novas creches que estão em fase de construção, nos Residenciais Zanetti e Copacabana, Jardim Piratininga e Nossa Senhora das Graças (Pacaembu). Serão investidos mais de R$ 30 milhões nas obras.
      O prefeito Alexandre Ferreira disse que a educação sempre foi prioridade no governo. “Quando assumimos tínhamos um desafio, melhorar a educação e atender as crianças que estavam fora das creches. Temos honrado este compromisso. Atendendo a essas crianças, diretamente melhoramos a vida das famílias e esse é nosso objetivo”, ressaltou.
      De acordo com a Secretaria de Educação, em 2021, estavam na lista de espera para vagas em creches parceiras, cerca de 3.689 crianças. Em pouco mais de três anos, esse número caiu para 549 crianças na lista de espera.  “Foram criadas de 2021 até maio deste ano, 2.452 novas vagas. A previsão é de que, ainda no segundo semestre de 2024, mais 208 vagas sejam oferecidas com a inauguração de mais uma creche, totalizando assim 2.660 vagas até o final de 2024”, disse Márcia Gatti, secretária de Educação.
      Para 2025 está prevista a criação de mais 624 novas vagas em creches parceiras. Até o final de 2024, a Prefeitura terá ampliado 3.284 novas vagas em creches.
      A Prefeitura de Franca também tem investido no Ensino Fundamental com a construção de 2 novas unidades escolares e com a reforma do prédio no bairro São José, para a implantação de novas vagas do Ensino Fundamental na rede municipal. “É um momento muito importante para gente, porque era um desafio quando assumimos a secretaria, diminuir a fila de espera nas creches. Fizemos várias ampliações o que diminuiu bastante esta fila. Sem contar que as instalações têm ficado maravilhosas, um atendimento de primeiro mundo. Dia e noite, a Prefeitura está preocupada com essas famílias e, principalmente, com a importância do aprendizado na primeira infância”, enalteceu.  
      Priscila Duarte conseguiu uma vaga para filha de dois anos na creche Mariana Abrão, do Jardim Nôemia. “Eu esperei um pouco, mas valeu a pena. Estou adorando a estrutura e minha filha começou em uma das salas que foram inauguradas. Muito bom mesmo”, disse.
      Fernanda Lopes, coordenadora administrativa da unidade, falou que foi muito gratificante aumentar o número de crianças atendidas por conta desta ampliação. “A gente vê a alegria dos pais que estavam a tanto tempo esperando uma vaga e agora conseguiram. Além de aumentar as crianças atendidas, conseguimos também contratar mais funcionários, como merendeiras, profissionais de limpeza, gerando assim mais oportunidades de trabalho para essas pessoas”, explicou.
 

Saúde moderniza sistema e melhora atendimento

 agendamento saude original

          Pensando em melhorar ainda mais os atendimentos na rede municipal, a Secretaria de Saúde tem investido em novas tecnologias para modernizar os serviços prestados à população.
      Para atingir este objetivo, estão sendo implantados projetos tecnológicos com o objetivo de facilitar a comunicação e o acesso dos cidadãos aos serviços municipais. Esta iniciativa não apenas reflete na busca por eficiência e acessibilidade, mas também destaca a Prefeitura como um exemplo para outras localidades.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o investimento na automação do processo proporcionou uma solução ágil e eficaz para a marcação de consultas e agendamento de exames.
      Desde a implantação da nova tecnologia, a média de chamados por dia passou para 200, totalizando cerca de 5000 chamados no mês. Isso representa uma considerável modernização na experiência do usuário, pois a marcação tanto de consultas, quanto de exames agora pode ser realizada de maneira remota, zerando as filas presenciais. “Isso foi possível devido ao acesso instantâneo ao sistema de agendamento, que colocou fim na espera necessária presencialmente. Também foi identificada a redução nos chamados de suporte relacionados ao agendamento presencial. Antes da introdução do novo sistema, uma parte destes chamados estava associada a dúvidas ou problemas enfrentados durante a marcação presencial de exames”, ressaltou.
      O número do WhatsApp da Saúde é (16) 3711-9592.
 

Trecho da avenida Major Nicácio será interditado na sexta-feira

 

         A Secretaria de Segurança comunica que nesta sexta-feira, 31, a partir das 7 horas, o trecho da avenida Major Nicácio entre as ruas Prudente de Morais e Álvaro Abranches, no bairro Cidade Nova. O motivo da interdição é a instalação de uma lombofaixa, próximo ao número 1441.
      A orientação é que o motorista que estiver seguindo pela avenida Major Nicácio sentido Hélio Palermo, precisa acessar a rua Líbero Badaró. A mesma orientação deve ser seguida pelo motorista que estiver subindo a Major Nicácio, uma vez que os dois lados da via serão interditados. Então quem estiver subindo precisa virar à direita na Major Claudiano e subir a rua Líbero Badaró.
 
 

Saúde inicia nova Campanha de Vacinação contra Covid nesta quarta-feira

 vacina original

         A Secretaria de Saúde informou que terá início nesta quarta-feira, 29, a nova Campanha de Imunização contra a Covid-19, com a aplicação da vacina atualizada com a variante XBB.1.5 (Ômicron). O público prioritário para receber a nova dose da monovalente é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas e permanentes, caminhoneiros, profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, dentre outros.
      A vacina estará disponível em toda a rede de UBSs e núcleos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), sendo as UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia, São Sebastião, Luíza e Paraty, no horário das 8 às 19 horas e ESFs do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Palma e City Petrópolis, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.  O interessado deverá apresentar um documento de identidade, a carteira de vacinação e os comprovantes de recebimento das doses anteriores para conferência.
      De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal recomendado é o seguinte: para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação; dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas; vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose, desde que não tenham sido vacinadas anteriormente. A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos. As vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância das pessoas receberem este reforço, tendo em vista que as vacinas da Covid-19 apresentaram resultados muito positivos na redução dos sintomas, quantidade de internações e óbitos pela doença.   
      Até o momento, foram aplicadas 955.348 de vacinas contra a Covid-19, desde o início das campanhas de imunização na cidade.
 
 

Desenvolvimento segue com orientações para a entrega da declaração dos MEIs

 Sala do Empreendedor original

           Os microempreendedores individuais (MEIs) que ainda não fizeram a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) têm até o dia 31 de maio para entregar a documentação do ano-base 2023. A Secretaria de Desenvolvimento, através da Sala do Empreendedor, pode ajudar neste processo e receberá a população até a tarde desta quarta-feira, 29, em razão do feriado municipal de Corpus Christi.
      Todos os contribuintes que abriram um CNPJ MEI até dezembro do ano passado devem declarar os rendimentos de 2023, independente do valor ou se a empresa teve faturamento. Quem deu baixa no MEI e fechou a pessoa jurídica em algum momento do ano passado também deve prestar contas à Receita Federal, para informar dados sobre os meses anteriores ao fechamento, quando o negócio ainda estava ativo.
      Quem deu baixa no MEI e fechou a pessoa jurídica em algum momento do ano passado também deve prestar contas à Receita Federal para informar dados sobre os meses anteriores ao fechamento, quando o negócio ainda estava ativo.
      A entrega fora do prazo pode levar o contribuinte a pagar multa por atraso. O microempreendedor que precisar da ajuda da Secretaria de Desenvolvimento pode procurar a Sala do Empreendedor, no andar térreo da Prefeitura, na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova, das 8h30 às 16h30. Basta levar um documento pessoal com foto, CNPJ e a informação do faturamento de 2023. Ainda há o atendimento pelo WhatsApp, através do número (16) 3721-4669.
      Também é possível fazer o processo de forma on-line. Confira o tutorial para fazer a entrega da declaração:
1) Acesse o Portal gov.br (www.gov.br/mei) ou pelo app MEI, disponível para download no Google Play e na App Store.
2) O contribuinte deve acessar o menu Já sou MEI > Declaração Anual de Faturamento > Declaração Anual de Faturamento (No app MEI, o contribuinte deve clicar no menu “Fazer a declaração").
3) Informe o CNPJ.
4) Ao clicar em "Continuar", surge a tela Declarar/Retificar. Informe o ano-calendário 2023, depois, novamente clique em  “Continuar”.
5) No campo "Valor da Receita Bruta Total", informe o valor total do seu faturamento ocorrido em 2023.  (Tem campo para Comércio, Indústria e Transporte e campo para Serviços.  Preencher o campo que atende seus CNAEs, ou se tiver tido faturamento nos dois casos, preencher ambos os campos).
6) Preencha se teve empregado durante o ano passado. Clique em "Sim" se teve. Se não teve, clique em "Não".
7) Clicar em “Continuar” e em seguida, em “Transmitir”.
8) Imprima ou salve o Recibo da Declaração.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais