Email  

Notícias

“Dia Mundial do Meio Ambiente” é celebrado com plantio de árvores e visitas

 Plantio original

       Na semana em que se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente”, as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, estão com várias ações de educação ambiental.
     Nesta quarta-feira, 5, a nova Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraty recebeu o plantio de mudas de árvores. “Foram dois flamboyant Mirins, duas pitangas e um oiti. São árvores que fornecem sombra e embelezam o ambiente”, disse a educadora ambiental Taina Vieira Donzeli. A ação contou com o apoio da Polícia Ambiental.
     Houve ainda visitação de idosos do “Lar de Ofélia” ao Jardim Zoobotânico, local destinado a preservar diferentes plantas, a mata nativa e cultivo de mudas para abastecer a cidade, além de vegetação, trilhas e pista de caminhada no meio da mata.
     Na segunda e terça-feira, alunos do Centro Educacional Bom Samaritano visitaram o local. À tarde, foi a vez da Creche Verde e Água visitar o Parque do Trabalhador, que possui uma reserva de mata e cerrado preservados.
     As atividades seguem até sábado com visitações ao Zoobotânico e Taina destacou a importância de falar sobre meio ambiente. “Nesta semana, as ações são intensificadas para lembrar da importância de se preservar, proteger os mananciais e evitar o descarte de lixo em locais inadequados, mas é preciso cuidar o ano todo”.
     O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
 

Equipe da Saúde da Família visita pacientes e oferece atendimento humanizado

 Visita domiciliar original

       Para auxiliar quem precisa de atendimento médico e não tem condições de sair de casa, a equipe da Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde da Vila São Sebastião vai até as residências e oferece o apoio multidisciplinar.
     Maria José, de 83 anos, é uma das pacientes assistidas pelos servidores. A aposentada precisa de atendimento de rotina e tem dificuldades de locomoção, razão pela qual o médico Caio Smanio e a equipe vão à sua casa. “A diferença que a gente tem de uma consulta normal no consultório com a domiciliar é que a gente consegue ter um contato mais profundo com a vida desse paciente, a condição que ele vive. É uma visão mais ampliada. A gente consegue enxergar o todo. É importante esse vínculo. Costumo dizer que o conceito de saúde não é só físico é biopsicossocial, envolve o ambiente social que ele está inserido, o psicológico, o financeiro”, explicou.
     Na visita desta quarta-feira, 5, as agentes de saúde aferiram a pressão da idosa e verificaram o prontuário médico. Quatro agentes acompanharam o atendimento. "São anjos que apareceram em minha vida. Todos os profissionais são muito prestativos. Eu só tenho a agradecer. Além da minha mãe, que hoje é atendida pela equipe, eles já cuidaram do meu irmão que chegou em casa após ficar um mês em coma. Hoje, ele já está praticamente recuperado. Sem esses profissionais, não sei o que seria da gente”, disse Sônia Regina de Melo, filha de Maria José.
     A visita domiciliar é realizada duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no período da manhã. “Geralmente são três famílias atendidas por dia, o que dá uma média de atendimento com a equipe completa de 150 famílias por mês e as agentes de saúde fazem as visitas todos os dias. Cada agente chega a atender até 450 pessoas por mês, entre visitas domiciliares, grupos terapêuticos e atendimentos na unidade de saúde também”, explicou Amanda de Melo Ferreira, diretora da UBS São Sebastião.
     Para que a equipe faça a visita domiciliar, é preciso que o paciente seja acamado, tenha dificuldades de locomoção e seja cadastrado no território da unidade de saúde.

Meio Ambiente faz serviço de limpeza nas quatro regiões da cidade

Limpeza urbana original 

        A Secretaria de Meio Ambiente segue trabalhando com várias frentes cuidando da cidade através dos serviços de limpeza, roçagem e raspagem nas áreas públicas. O propósito dessas manutenções é manter a cidade limpa, com a recolha dos resíduos descartados de forma irregular.
     Nesta quarta-feira, 5, as equipes realizaram os trabalhos perto dos córregos da cidade, Bagres, Cubatão e Espraiado. Também foram feitas podas, raspagem e pintura de guias nos canteiros da avenida Presidente Vargas; em praças e áreas de lazer do Jardim Palma; Vila Flores; City Petrópolis, nas proximidades da Escola do CAIC e do Canil Municipal, e avenida Hélio Palermo.
     A população pode contribuir com a limpeza da cidade acionando a Secretaria de Meio Ambiente no telefone, que também é WhatsApp (3711-9440), para solicitar, gratuitamente, a recolha de inservíveis, como sofás, cadeiras e utensílios domésticos. É feito o agendamento com a data e horário da recolha. Uma outra opção para solicitar serviços é o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
 

Gestantes de alto risco terão acompanhamento com tecnologia avançada

 IMG 8531 original

        A Prefeitura adquiriu um novo equipamento que será utilizado para realizar diversos exames, principalmente de gestantes de alto risco. O equipamento, instalado no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), na Secretaria de Saúde, foi obtido através de emenda parlamentar.
     O novo aparelho possibilitará exames como o ultrassom obstétrico com doppler, técnica que permite analisar o movimento dos órgãos e o fluxo sanguíneo em tempo real do feto. Permite, ainda, o exame morfológico que identifica possíveis alterações no crescimento do feto e intravaginal, entre outros.
     Este é o terceiro ultrassom instalado no CDI. De acordo com o médico ginecologista e obstetra Sélvio Machado Simon, a chegada do novo equipamento aumentará o número de atendimentos. “Ele tem funções que os outros não tem, ampliará o número de procedimentos e é de alta tecnologia. Foi um ganho enorme para a saúde da nossa cidade”, disse.
     Lucélia Silva, responsável pelo Centro de Diagnóstico por Imagem, informou que, por mês, são realizados em torno de 5 mil exames no local. Deste total, pouco mais de 4 mil são ultrassom.

Obras de ampliação da avenida Euclides Vieira Coelho são concluídas

 

Conclusao Avenida original
       É realidade a nova avenida Euclides Vieira Coelho, que interliga bairros da Região Sul, como os Jardins Primavera, Aeroporto 1, Santa Bárbara e seu prolongamento, com pista alargada e asfaltada.
      A Secretaria de Infraestrutura está acompanhando o andamento dos serviços finais, que nos últimos dias envolveram a abertura das bocas de lobo, que faz parte do sistema de drenagem. Toda a água captada na cabeceira da pista será conduzida através dos dispositivos que estão sendo abertos até o córrego existente entre os jardins Aeroporto 2 e 3, passando pelos dissipadores instalados.
      Além da pavimentação, foi concluída a obra do sistema de drenagem, guias, sarjetas e a construção das duas rotatórias. Agora, começou a ser construída a ciclovia e, posteriormente, serão feitas as calçadas, proporcionando mais segurança aos pedestres. Estão previstos 106 postes e respectivas luminárias de led, cuja tubulação com dutos e caixas já estão instalados, além da arborização e o plantio de grama nos canteiros. Além da via, a rua Geraldo Bassotelli, em frente ao Ginásio de Esportes "Odracir Gonçalves", no Jardim Aviação, também recebeu ampliação, totalizando 200 metros.
      Os investimentos na avenida Euclides Vieira Coelho são da ordem de cerca de R$ 4,3 milhões, de recursos próprios do município e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos nas próximas semanas.

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 28 de junho

 vacina original

           A vacinação contra a gripe para toda a população acima dos 6 meses de idade foi prorrogada até o dia 28 de junho. O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a Influenza.
      Em Franca, a vacina contra a Influenza está disponível nas seguintes UBSs: Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Paraty, Planalto, Brasilândia, Paineiras e São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
      Os ESFs (Estratégias Saúde da Família) do Esmeralda, City Petrópolis, Luiza e Palma fazem a imunização das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para receber a vacina, a população deverá comparecer às unidades de saúde, munida de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de covid-19.
      A Secretaria de Saúde de Franca orienta que as pessoas que tomaram os imunizantes contra a covid ou contraíram a doença deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.
 

UBS do Paineiras é entregue à população

 Parte Interna UBS Guanabara original

         A Prefeitura de Franca entregou na tarde da última segunda-feira, 3, a Unidade Básica de Saúde “Antônio Guilhermino”, construída na rua Maria Aparecida Veríssimo e que vai atender moradores bairros da Região Norte como Paineiras, São Domingos, Jardim Nossa Senhora das Graças, Capitão Heliodoro e outros.
       Participaram da inauguração o prefeito Alexandre Ferreira, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Everton de Paula, vice-prefeito, vereadores, Waléria Mascarenhas, responsável pela Saúde, outros secretários municipais e moradores da região.
      Leziane Vilela, diretora do Departamento de Atenção Primária, disse que a nova unidade construída agregará os atendimentos da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Jardim Paineiras. “O ESF passará a funcionar integrado à nova Unidade Básica de Saúde. Aqui, além da equipe que fazia o atendimento da família, teremos médicos clínicos gerais, ginecologista com atendimento uma vez por semana, enfermeiro, fonoaudiólogo, psicólogo, farmacêutico, dentistas, técnico de saúde bucal, auxiliares de saúde, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde”, destacou.
      Moradora do São Domingos há um ano, Rosângela Catarina Braguim disse que está feliz com a obra. “Toda a família vai poder consultar aqui na unidade”. Keila Vieira Santana também acompanhou a inauguração e afirmou que todos os moradores receberam com muita alegria a nova unidade. “Quando a gente precisava de consulta tinha que ir lá no Jardim Luiza. Agora, está pertinho. Parabéns pela iniciativa!”.
      O prefeito Alexandre Ferreira destacou os investimentos que estão sendo feitos na saúde, como a construção de três UBSs: Paraty e Paineiras já entregues e City Petrópolis, que será inaugurada no próximos dias. “Também estamos construindo um novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) no Jardim Botânico e a Prefeitura pretende iniciar, em breve, duas novas unidades de saúde, nos jardins Palma e Esmeralda, além da construção do Hospital Estadual”, disse Alexandre.

O patrono
        A UBS recebeu o nome de Antônio Guilhermino, através da lei 9.397. Ele nasceu em 10 de dezembro de 1929, em Pedregulho e faleceu aos 73 anos.Trabalhou como atendente de enfermagem no Hospital Allan Kardec e dedicou a vida dedicada aos amigos, pacientes e companheiros de trabalho, sendo considerado um homem de grande valor pelos trabalhos prestados à comunidade francana.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais