Email  

Notícias

Prefeitura inicia obras do primeiro e abre licitação do segundo Ecoponto

pexels artem podrez 6990568 1 
     A Prefeitura de Franca iniciou a construção do primeiro Ecoponto da cidade, projetado para o bairro City Petrópolis e abriu a licitação da segunda unidade prevista para o Jardim Luíza. Para o equipamento, que será instalado no bairro City Petrópolis, uma única empresa participou do processo e realizará os serviços pelo valor de R$ 235,1 mil, cuja autorização foi expedida pela Secretaria de Infraestrutura, no último dia 7.
     O Ecoponto é um espaço destinado a receber pequenas quantidades de resíduos sólidos, que terá administração de uma equipe própria, com o controle de todo material a ser destinado.  Ocupa uma área própria cedida pela Prefeitura e será toda fechada com muro e um portão único de controle do que deve ser descartado, mediante autorização e acompanhamento de um profissional treinado.
     Com essa medida, um dos objetivos da Secretaria de Meio Ambiente, é diminuir a incidência de lixo e outros produtos que são destinados indevidamente em praças, canteiros de avenidas, terrenos públicos e particulares, especialmente, restos de materiais de construção. O terreno está localizado na Avenida São Pedro, s/n e a empresa vencedora da licitação terá 120 dias para entregar as obras.
 
 
Jardim Luíza
     Com relação ao Ecoponto do Jardim Luiza, também na região Norte da cidade, o prazo para a entrega das propostas ocorreu na última sexta-feira e apenas uma empresa apresentou os envelopes. O equipamento está projetado para a Avenida Ida Zaninelo, altura do cruzamento com as ruas Nulo Coraucci e Jonas Soares de Paula, no Jardim Luiza. A empresa vencedora fará a execução dos serviços e fornecerá todo material, cujo valor apresentado foi de R$ 345.438,32, com prazo também de 120 dias, a serem contados da assinatura do contrato.
     O processo foi encaminhado para análise técnica da Secretaria de Infraestrutura e deve ser publicado o resultado oficial nos próximos dias, no Diário Oficial do Município.

Franca confirma presença nos Jogos da Melhor Idade

 DSC 5356
     A 6ª etapa dos JOMIs (Jogos da Melhor Idade), organizados conjuntamente pela Secretaria Estadual de Esportes e as Prefeituras da região de Franca e Ribeirão Preto, terá início na próxima quarta-feira, 15, com a cerimônia de abertura e show de coreografia com as delegações, em Ribeirão Preto. A competição, nessa edição, excepcionalmente, será disputada num formato diferente, envolvendo outras duas cidades funcionando como sedes de apoio em Monte Alto e Batatais. O evento será realizado no período de 15 a 19 de junho.
     A comitiva de Franca já foi definida pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), gestora da política de esportes no município e estará presente com mais de 100 participantes, entre atletas e equipes de apoio. Vale lembrar que os dois primeiros colocados em cada categoria, nessa etapa, estarão classificados para a final estadual, prevista para julho, em Presidente Prudente.
     Franca confirmou a participação com as modalidades de Jogos de Mesa, Malha, Voleibol masculino e feminino, faixa etária de 60 e 70 anos ou mais, Bocha, Tênis de Mesa, Atletismo e Natação. Em Ribeirão Preto, estão previstas as provas de Dança de Salão, Malha, Tênis de Mesa, Atletismo e Natação; em Monte Alto, serão realizados os jogos de Voleibol Adaptado, Bocha e Dança de Salão e em Batatais deverão ser disputados entre os dias 16 e 18, os jogos de mesa. 
     Para essa região, a expectativa dos organizadores é que mais de 40 municípios estejam presentes, reunindo em torno de 3 mil participantes. Como as disputas ocorrerão num período de feriado prolongado, não serão utilizadas escolas e repartições públicas como alojamentos. O deslocamento das delegações e o retorno para as suas cidades serão feitos nos mesmos dias das disputas.

Programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para terça-feira

 Vacinacao
     No último sábado, a Secretaria de Saúde realizou mais um mutirão de vacinação, com a aplicação de 3.454 doses, sendo a maior quantidade para os imunizantes da Covid-19, com 2.799, seguida da vacina contra Influenza, com 640 pessoas imunizadas e 15 para o Tríplice Viral.
     A programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para a esta terça-feira, 14, segue o cronograma dos últimos dias, contando com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
 
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS do Jardim Planalto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES – CORONAVAC 
     Nas UBS's Guanabara, Aeroporto I, Paulistano e Santa Terezinha, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
 
 
1ª,  2ª e  3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS E GESTANTES E PUÉRPERAS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE -  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 12 anos ou mais, gestantes e puérperas sem imunossupressão; quarta doses para pessoas com 50 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os  imunossuprimidos (50 anos ou mais), estarão disponíveis nas UBS's Guanabara, Aeroporto I, Paulistano e Santa Terezinha, das 8 às 16h.  As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 50 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
 
 
1ª , 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) PROFISSIONAIS DE SAÚDE - ASTRAZENECA
     A primeira, segunda e terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais  e profissionais da saúde, Astrazeneca, estarão disponíveis na UBS Santa Clara, das 8h às 16h.
 
 
1ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) /  4ª DOSE (50 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE - JANSSEN
     A primeira e terceira doses para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 50 anos ou mais e profissionais da saúde, da vacina Janssen, estarão disponíveis na UBS's dos Jardins Luíza e Progresso, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 06 13 at 16.20.13
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. 
    Nesta terça-feira, 14, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Horto, Estação e Leporace, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 8 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     Com relação a gripe Influenza, nesta terça-feira, 14, a vacina estará disponível para os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades, idosos com 60 anos ou mais, nas UBS's Aeroporto I, Santa Terezinha, Santa Clara, Planalto, Progresso, Guanabara, Paulistano, Estação e Luíza, das 8h às 16h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Paulista, Brasilândia, Ângela Rosa, Aeroporto III, Horto, Estação, Leporace e São Sebastião, no horário das 8 às 16h.
 
 

Projeto do Hospital Estadual já em análise na Prefeitura

 hospital

     O prefeito Alexandre Ferreira confirmou no final da última quinta-feira, 9, que o projeto construtivo do hospital estadual foi entregue pela Secretaria Estadual de Saúde e protocolado na Prefeitura de Franca.

     A partir de agora, a documentação passa por análises dos técnicos da Secretaria de Infraestrutura, dentro do que estabelece a Lei e nesse sentido o prefeito já solicitou total agilidade a equipe responsável por essa avaliação e aprovação do projeto do Hospital Estadual de Franca. Com isso, nos próximos dias será anunciada a abertura da licitação pelo Governo do Estado de São Paulo.

      O Hospital Estadual da cidade está projetado para ser construído em uma área destinada pela Prefeitura na Avenida São Vicente.

Equipe da UPA Aeroporto participa de treinamento em São Paulo

 WhatsApp Image 2022 06 09 at 11.52.18

     Uma equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que atua na UPA SUL, no Jardim Aeroporto, tendo à frente, a coordenadora de Enfermagem, Cibele Gomes dos Santos, participa essa semana de um treinamento que faz parte de um projeto do Ministério da Saúde, em conjunto com o Hospital Sírio Libanês. Trata-se do desdobramento de uma atividade, que vinha sendo feita por uma equipe desse hospital, que inclusive esteve no começo do ano, visitando e conhecendo o dia a dia na unidade de Franca.

     Desde a segunda-feira, quatro profissionais da Prefeitura passaram a participar das sessões de Aprendizagem Presencial (SAP), focadas no reconhecimento precoce de SEPSE (termo utilizado para identificação de infecção generalizada), nas UPAS. Esse projeto contempla um total de 30 Unidades de Pronto-Atendimento do Estado, por triênio e a UPA de Franca, do Jardim Aeroporto, foi selecionada no período de 2021-2023, para esses treinamentos.

     Workshop, palestras e oficinas com atividades teóricas práticas, sobre o manejo de Sepse e a implantação do protocolo na unidade, fizeram parte da rotina durante estes 4 dias de atualização e aprendizado. Além da coordenadora Cibele, a equipe de Franca presente esteve composta por Humberto Tavares de Carvalho Júnior - Diretor Técnico, Priscila Gomes de Oliveira David, enfermeira e Lucas Silva Cintra, farmacêutico todos da UPA Aeroporto. Segundo eles, uma soma de informações que está ajudando e ajudará ainda mais na melhoria dos serviços, que são oferecidos à população.

     Desde 2021, quando a UPA foi incluída nesse projeto, a equipe vem participando de aulas, palestras e demais atividades no formato on-line. Em fevereiro, uma comitiva do Hospital Sírio Libanês esteve em Franca, para conhecer de perto a dinâmica de atendimento e colocada em prática pela equipe da unidade. De acordo com a coordenadora de enfermagem, essa capacitação é de suma importância, pois é um protocolo que vem sendo construído desde o ano passado.

     Os indicativos mostram que inúmeros benefícios já foram contabilizados, dentre eles, maior agilidade na identificação da Sepse e maior rapidez no tratamento desses pacientes, no fornecimento da medicação, uso de antibióticos, coleta de exames e solicitação de vagas de internação.

     A coordenadora de enfermagem destaca por fim, que a exemplo de qualquer outra doença, a infecção generalizada quanto mais cedo for identificada, maiores são as chances de recuperação do paciente.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais