Notícias
Complexo Viário do Champagnat começa receber semáforos
A partir dessa terça-feira quem passar pelas Avenidas Champagnat e Dr. Alonso y Alonso vai observar equipes de elétrica da Prefeitura trabalhando na montagem da estrutura dos semáforos que vão regular o tráfego naquela região. A parte ‘invisível’, que envolve a tubulação e cabeamento está praticamente pronta, embora na dependência da conclusão de alguns serviços da empresa responsável pela execução do projeto.
Mas a partir dessa terça-feira os técnicos de elétrica estarão montando os braços de apoio dos equipamentos semafóricos no cruzamento em nível onde os postes já foram instalados. As luminárias que vão compor a iluminação pública também estarão sendo instaladas nos próximos dias. Um segundo jogo de semáforo também será instalado na ponte de retorno próximo a Cachoeira do Jardim Consolação.
As providências fazem parte da logística preparatória das equipes da Prefeitura, que trabalham de forma sintonizada com a empresa contratada para deixar o local em condições para ser liberado ao tráfego e mais breve possível. Com o nome do saudoso professor e ex-procurador do Estado ‘Dr. Willam Wanderley Jorge’, esse Complexo Viário é um projeto sem custos para a Prefeitura e que foi concebido para resolver ou a menos atenuar, os constantes problemas de congestionamentos naquela região da cidade.
O investimento feito é de um uma transferência extraorçamentária, feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), através do Pré-Sal.
Autoridades da saúde pedem cuidados com aglomerações
A Prefeitura de Franca, de princípio não deve publicar nenhuma medida modificando as orientações em vigor com relação as medidas de segurança contra a Covid-19, por conta da nova orientação do Governo do Estado através do Plano SP, divulgado nesta sexta-feira. Considerando a peculiaridade do trabalho feito pelo Comitê de Contingenciamento e Enfrentamento da Pandemia, caberá a Secretaria Municipal de Saúde editar e publicar uma Resolução com normas protocolares disciplinando o funcionamento de escolas e faculdades, especialmente no tocante a realização de provas e vestibulares nesse final e começo de ano.
O secretário de Saúde, Luiz Carlos Vergara, reiterou o apelo as pessoas de modo geral para que apliquem a lei do bom senso e da responsabilidade, tanto com si próprias como com aqueles que querem bem, sejam familiares ou amigos. Isso significa não frequentar ambientes com aglomerações, manter os hábitos de higiene em todos os locais, lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel sempre que possível e utilizar as máscara toda vez que sair nas ruas.
Para as festividades de final de ano, advertiu o Secretário de Saúde, ‘é fundamental que cada pessoa exerça o seu papel, evite ambientes com aglomerações e adote as medidas de distanciamento necessária para evitar a disseminação da doença’. De parte da Prefeitura e do setor de Fiscalização, haverá todo o empenho no sentido de atender as recomendações do Governo Estadual, mas por mais esforços que façam, se cada pessoa não tiver a consciência e colaborar não há como atender todas as solicitações, mesmo com os efetivos da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar oferecendo suporte.
Orientações do Estado
A orientação é que sejam observadas as recomendações do Plano SP, onde o consumo de álcool em bares e restaurantes fica permitido até as 20h; lojas e shoppings com seus expedientes ampliados para 12 h e os cuidados com aglomerações. Essas são algumas das novas medidas de controle da pandemia para atividades não-essenciais em todas as regiões do Estado. Bares vão encerrar o atendimento presencial às 20 h, enquanto restaurantes e lojas de conveniência em perímetro urbano só poderão vender bebidas alcoólicas até as 20 h e deverão fechar às 22 h.
Já o comércio em geral e shoppings retomam o expediente de 12 horas diárias com fechamento às 22 h, como forma de evitar aglomerações. Essas regras valem a partir deste sábado (12). A capacidade de público em bares e restaurantes segue limitada a 40% da capacidade de cada estabelecimento. A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos.
A Vigilância Sanitária, tel. 3711-9415 e a Guarda Civil (3724-1033), estarão com equipes reforçadas para eventuais intervenções durante todo o final de semana. Mas conforme o recomendado pelo Secretário de Saúde, cabe a cada pessoa tomar as precauções necessárias, pois o vírus continua ativo e vem aumentando os registros positivos, certamente por conta dessa falta de comprometimento de muitas pessoas.