Email  

Notícias

‘Música ao Alcance de Todos’ terá três shows no final de semana

Terminal Rodoviario original
 
      A programação do Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’, implementado pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Três Colinas, contará com três shows neste final de semana. O primeiro deles será nesta sexta-feira, 21, a partir das 16 horas, no Terminal Rodoviário ‘Antônio Pereira Lima’, no Residencial Baldassari, com a presença de Arthur Canto.
      No sábado, 22, a apresentação ocorrerá na Feira Livre da Estação, das 9 às 11 horas, com a presença de Eduardo Ribeiro.  E fechando a programação deste final de semana, a exibição no domingo será de Duo Vox, no Complexo Poliesportivo, das 9 às 11 horas.
      O projeto busca valorizar os talentos musicais da cidade e oferecer gratuitamente aos usuários dos espaços, entretenimento gratuito e de qualidade.

Novos conselheiros assumem o CONDEPHAT

posse CONDEPHAT original
 
      Os novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico de Franca (CONDEPHAT) foram empossados na tarde da última qurta-feira, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). O colegiado conta com representantes do Poder Público, Unesp (curso de História), Unifran (curso de Arquitetura e Urbanismo), Cúria Diocesana e AERF (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca) e terá mandato de dois anos (2025- 2027). Indicada pelo Poder Público, a servidora Marcella Murari Oliveira, graduada em Jornalismo e Produção Audiovisual, e pós-graduada em Museologia e Gestões Cultural e de Museus assumiu a presidência do conselho. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito, Everton de Paula, Roberto Saad, secretário de Esporte e Cultura e o diretor de Cultura, Cláudio Silveira.
      Responsável por zelar pelos patrimônios histórico, artístico e turístico do município, o conselho tem a função de acompanhar a evolução da cidade, sugerir e preservar aquilo que for de maior relevância no contexto histórico.
      O professor Pedro Tosi, presidente anterior, destacou a importância de preservar os bens históricos.
      Também presente na cerimônia, o vice-prefeito, Everton de Paula, desejou sucesso aos novos conselheiros.
      A presidente, Marcella Murari, revelou ter consciência dos desafios e seu objetivo é enfrentá-los, dando continuidade ao trabalho do seu antecessor, a quem agradeceu pelo apoio. "É fundamental o diálogo e o trabalho em equipe, com transparência nas ações, contando com a colaboração e participação dos demais conselheiros. Faremos o CONDEPHAT ser mais conhecido, visitando e conversando com a comunidade a respeito de preservação dos patrimônios do município", declarou.
      As reuniões acontecem mensalmente, todas às terceiras quartas-feiras, às 15 horas.

Projeto inédito da Secretaria de Educação vai atender crianças com TOD e TDAH

Projeto Educacao TDAH e TOD original
 
      “Se uma criança não aprende do jeito que ensinamos, temos que ensiná-la de um jeito que ela aprenda”. A frase exemplifica bem um dos objetivos do projeto CAFE (Centro de Atendimento à Família e ao Estudante) da Secretaria de Educação. O público-alvo são crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, com histórico de dificuldades de aprendizagem e diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
      O projeto teve início nesta semana e está atendendo 14 crianças e suas famílias. De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas municipais possuem, hoje, cerca de 760 crianças e adolescentes diagnosticadas com os transtornos.  
      Segundo a pedagoga Renata Barcellos Rodrigues, que atua na comissão de pedagogos escolares e integrante do Projeto CAFE, o principal objetivo é fazer intervenções pedagógicas lúdicas e inclusivas, visando acompanhar o desenvolvimento de alunos com dificuldades de manejo comportamental, além de fornecer suporte e orientações aos professores e famílias, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo. “É um projeto que está iniciando, mas estamos com muita garra e vontade de trabalhar. Estas crianças inteligentes têm um potencial muito grande de aprendizagem e queremos identificar que potencialidades são essas para ajudar o professor na escola, na rotina, na gestão, enfim, auxiliar a equipe escolar como um todo, e principalmente, ajudar os pais, porque eles também precisam desta assistência", explicou.
      Shayene Gonçalves Carvalho é mãe do Sebastian, de 6 anos. Ele possui transtornos de aprendizagem e já é acompanhado há mais de um ano. “Nós, pais, temos que ser muito gratos à secretaria, porque estão apostando nos nossos filhos. Criaram um projeto só para aqueles que precisam se desenvolver e ter uma convivência melhor dentro e fora da sala de aula, com acesso a profissionais que são capacitados para ajudar os pais. É fabuloso”, disse.
      O projeto vai funcionar todas as quintas-feiras, das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas, na sede da Secretaria de Educação. O atendimento é multiprofissional com momentos de educação física, inglês, arte, música, contação de histórias, Espaço Maker e muito mais.
      Os pais também participarão de oficinas para aprenderem a lidar com os filhos e criar uma rotina dentro de casa. “Nós vivemos no ambiente escolar e estamos buscando formas de lidar com esses transtornos o tempo todo, porque é tudo muito novo, ainda não existem teorias que dão conta de pontuar os procedimentos e estratégias certeiros. A equipe pedagógica da Secretaria de Educação está trabalhando para traçar um percurso seguro para trabalhar com essas crianças e contribuir com as potencialidades que ainda não foram desenvolvidas ou percebidas", ressaltou a pedagoga Renata Rodrigues. “O que a Prefeitura está fazendo é maravilhoso. Acredito que esta soma de esforços, aliado ao que fazemos em casa e a medicação, o resultado não pode ser outro se não melhorar a vida do meu filho”, finalizou Shayene.
 
Ações do CAFE
      As ações incluem reavaliações de casos, oficinas de contação de histórias, rodas de música, brincadeiras, jogos e desenvolvimento de habilidades artísticas, atividades com a metodologia maker e robótica, visando também estimular as emoções e promover o convívio social.

Modernização dos serviços municipais é tema de encontro

Teatro Municipal original
 
      A Prefeitura realiza na tarde desta sexta-feira, 21, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’, uma reunião com os profissionais de contabilidade, que atuam na cidade, para a apresentação do
Sistema de Administração Municipal Tributária e Fiscal; Inscrição Municipal; Automatização da Inscrição Municipal (SIM); Viabilidade Locacional; Portal Integrador VRE: Redesim e Automatização da Análise de Viabilidade.
      O evento é organizado pelas Secretarias de Inovação e Desenvolvimento e de Finanças do município. Também participam como parceiros, quatro entidades representativas dos profissionais de contabilidade, sendo a ASSESCOFRAN (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca); SESCON-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo - Regional em Franca); SINCOFRAN (Sindicato dos Contabilistas de Franca e Região) e CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).
      De acordo com as informações, a modernização dos serviços deve entrar em vigor por etapas, a partir do próximo dia 24, com a Redesim e depois, a partir do dia 31, com o Cadastro Imobiliário, este vinculado à Secretaria de Finanças.
      A Redesim é um sistema onde está o Portal Integrador que, por meio da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), oferece suporte a diversos órgãos e instituições, como Prefeituras, Cetesb, Bombeiros, Secretaria da Agricultura e Vigilância Sanitária Estadual, entre outras. No caso de Franca, a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento utiliza o instrumento para a viabilidade locacional e emissão de licenciamento de atividades, mais conhecido como alvará de funcionamento.
      As adequações nos procedimentos possibilitarão maior rapidez dos trâmites processuais, pois os profissionais de contabilidade terão a disposição um conjunto de instrumentos on-line. Com estes recursos poderão protocolar e fazer o acompanhamento, reduzindo papeis e os atendimentos presenciais, dando uma resposta mais ágil aos munícipes em suas demandas.
 
Serviço:
Apresentação do Sistema de Administração Municipal Tributária e Fiscal; Inscrição Municipal; Automatização da Inscrição Municipal (SIM); Viabilidade Locacional; Portal Integrador VRE: Redesim e Automatização da Análise de Viabilidade
Local: Teatro Municipal 'José Cyrino Goulart' (Av. Sete de Setembro, 455 – Bairro São José)
Data: 21/03 - Às 14 horas
 

Saúde e Infraestrutura realizam ‘Arrastão da Dengue’ no Vera Cruz

Arrastao da Dengue original
 
      Com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, garantir que os espaços públicos permaneçam limpos e que a população faça o descarte correto de materiais inservíveis, as secretarias de Saúde e Infraestrutura realizam neste sábado, 22, mais uma edição do ‘Arrastão da Dengue’, nos Jardins Vera Cruz 1 e 2.
      A ação terá início às 8 horas, com o caminhão passando pelas vias do bairro para recolha dos materiais, que deverão ser separados e deixados sobre as calçadas na noite anterior. Além disso, agentes de saúde darão orientações aos moradores sobre medidas preventivas e a eliminação de criadouros do mosquito da dengue.
      Dentre as vias que receberão o serviço, estão as avenidas Martinho Ribeiro, Tetônio Vilela e parte da Nelson Japaulo e as ruas Maria Aparecida Dias, Clotilde Salmazzo, Raquel Jacintho Mesquita, Sebastião Barbosa, Celso Silva, Abílio Latufe, Ricardo Maranha e José Josué da Silva.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, falou sobre a importância do ‘Arrastão da Dengue’. “Com a destinação correta dos materiais e a colaboração da população, seguimos no combate ao mosquito. É fundamental que as pessoas permaneçam engajadas nesse trabalho e agradeço à comunidade, que tem contribuído muito para frear o número de casos da cidade”, ressaltou.
      Este é o sétimo ‘Arrastão da Dengue’ desde o início do ano, programa que já recolheu mais de 40 toneladas de inservíveis. As edições anteriores aconteceram nos seguintes bairros: Conceição Leite/Vila Santos Dumont; Jardins do Éden/Palma; Aeroporto 3/Santa Bárbara; Vila São Sebastião, Leporace e Vila Santa Terezinha; Ângela Rosa; além do 'Dia D' na Feira Livre da Estação.
      Com 727 casos confirmados de dengue na cidade, a Prefeitura segue com as iniciativas. Além dos arrastões, há a limpeza de áreas públicas, campanhas de conscientização, fiscalização da Guarda Civil e locais adequados para descarte, como os Ecopontos e o Serviço de Recolha Agendada de Materiais, que pode ser solicitado através do telefone 0800-591-6842.

Espaço Maker atenderá 1 mil alunos neste ano

Espaco Maker original
 
      A Secretaria de Educação iniciou nesta semana, o cronograma de atividades do Espaço Maker, que objetiva desenvolver pensamentos críticos e analíticos dos estudantes, além de auxiliar na resolução de problemas, criatividade e liderança.
      Nesta quarta-feira, 19, alunos do 3º ano da EMEB 'Professor e Escritor Nelson dos Santos Damasceno' visitaram o espaço e tiveram a primeira aula de robótica com introdução ao microbit. O curso tem cinco encontros de três horas de duração cada. Ao final, o estudante recebe um certificado do Sesi.
      A construção do Espaço Maker é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Franca e o Sesi/SP. O local foi inaugurado em junho do ano passado e atendeu em seis meses, 542 alunos da rede municipal. Para este ano, o objetivo da secretaria é atender, aproximadamente, 1.000 alunos.
      Radmila Gomes, coordenadora da Comissão de Tecnologia e do Espaço Maker da Secretaria de Educação, explicou que os encontros proporcionam articulação com habilidades, que estão na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ou seja, no currículo de sala de aula.  “Aqui, as crianças trabalham em equipe, desenvolvem o raciocínio lógico, cooperação, elaboração de textos, pensamento científico e estratégico. Tudo isso é utilizado na sala de aula para a construção dos conhecimentos. Desde a hora em que os alunos chegam ao espaço, são imersos no mundo da robótica com inúmeras oportunidades para desenvolvê-las”.
      De acordo com ela, o espaço foi uma conquista para a educação do município. O aprendizado ocorre por meio do famoso ‘colocar a mão na massa’, garantindo a vivência e aprendizagem na prática.  “Além de tudo isso, o aluno tem a oportunidade do contato com tecnologias muito diferenciadas, como impressoras e canetas 3D, de última geração, ferramentas, notebooks touch screen, drones e muito mais para proporcionar aos alunos, ampliação do imaginário e potencialidades curriculares, tendo em vista que a tecnologia é um dos grandes mercados  da atualidade", disse.
 

EMIM realiza sorteio e prepara recepção aos novos alunos

EMIM original
 
      A EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical 'Roberto Ambrósio Tupete'), mantida pela Prefeitura e vinculada à Secretaria de Esporte e Cultura, realizou na última terça-feira, o sorteio público para novas turmas de alunos, na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias Nascimento’,
      Os participantes foram distribuídos em turmas de 8 e 10 anos e de 11 a 13 anos, com 25 estudantes em cada para as aulas nos períodos da manhã e tarde.
      A proposta da escola é acolher a criança no contraturno escolar, permitindo um melhor aproveitamento. Na mesma ocasião, também foi sorteada uma lista de espera com 25 estudantes, cuja chamada será feita na medida em que houver desistências no início do curso. Foram convocados 60 inscritos para o preenchimento das vagas na faixa de 11 a 13 anos.
      Nesta quinta-feira, a EMIM divulgará a lista, através das redes sociais comunicará aos pais ou responsáveis pelos estudantes, através de contatos por WhatsApp, agendando uma reunião. A lista também ficará disponível na Casa da Cultura e do Artista Francano 'Abdias Nascimento'. Os alunos serão chamados para conhecer o espaço físico e demais detalhes sobre o curso e funcionamento da escola, tendo, em seguida, uma aula inaugural.
      Com os novos estudantes, a EMIM passará a atender 270 estudantes. Os alunos em estágio mais avançado têm a oportunidade de participar de apresentações especiais, fechando os semestres e eventos organizados pela Prefeitura.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais