Alunos da Sala de Leitura entrevistam o prefeito Alexandre Ferreira

DIP 3922 copiar
     Um grupo de alunos do Ensino Fundamental da EMEB Olívia Correa Costa, do Jardim Paineiras, teve uma tarde diferente nesta segunda-feira, 21.
     Por meio do Projeto Salas de Leitura, desenvolvido pelo Setor de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, alguns alunos das salas de 3º ao 5º ano, acompanhados pelos pais, avós, as professoras coordenadoras do projeto e a secretária Márcia Gatti, tiveram a oportunidade de entrevistar o prefeito Alexandre Ferreira, através de uma transmissão ao vivo, por meio do canal do Centro Municipal de Formação Continuada da Secretaria de Educação, pelo Youtube.
     Durante o bate papo de cerca de uma hora, com os estudantes, o prefeito Alexandre Ferreira falou sobre as suas formações escolar e profissional, o trabalho diário à frente da Prefeitura, o hábito da leitura e respondeu a um 'ping-pong', com perguntas sobre as suas preferências musicais, filme, time preferido, cores, comida, lugares, hobby, dentre outros.
     Alexandre Ferreira destacou a importância das Salas de Leitura nas escolas municipais, onde os alunos recebem o acompanhamento de professores capacitados, tendo a oportunidade de participarem de contação de histórias, trabalhando melhor a interpretação de textos, pontuação, a leitura correta e a produção de textos. "Ás vezes, a leitura pode não parecer interessante, mas com ela, você vai ganhando mais conhecimentos, vocabulários e ensinamentos. A leitura te leva a viajar e a conhecer vários lugares, sem sair do lugar. É uma grande experiência", declarou ele.
     Ferreira também destacou a importância das crianças se dedicarem aos estudos e a concretização dos seus sonhos, sempre com planejamento e o esforço de cada um. "Eu acredito muito no potencial dessa geração e que vocês vão capitanear a nossa sociedade, com muito conhecimento e disposição para melhorar a vida das pessoas", disse o prefeito.
     Atualmente, 37 escolas municipais contam com Salas de Leitura, com a atuação de 53 professores.
     A entrevista com o prefeito Alexandre Ferreira fará parte da segunda edição do Jornal Literário, que será apresentado no segundo semestre deste ano. O jornal produzido pelos alunos das Salas de Leitura é composto por matérias, reportagens, entrevista com uma personalidade, indicações literarárias dos alunos, passatempos, carta ao leitor, dentre outros. O primeiro exemplar, totalmente, digital, com previsão de também ser impresso, conta com uma entrevista com Márcia Gatti, secretária de Educação, produzida pelos alunos da EMEB Rubens Zumstein, do Jardim Piratininga.
     Rita Mozzeti, responsável pelo Centro Municipal de Formação Continuada, explicou que as Salas de Leitura têm feito a diferença no dia-a-dia das crianças, durante a pandemia. Mesmo com aulas remotas, os alunos têm contato direto com as professoras, por meio de contações de histórias, vídeos, poemas e produção de textos, podendo interagir com a educadora. Ela também ressaltou a importância da parceria com a família,  acompanhando de perto toda a evolução dos estudantes.