Atletismo na Escola leva centenas de alunos ao Poliesportivo

O projeto Atletismo na Escola, desenvolvido para os alunos dos 4° e 5° anos da Rede Municipal de Educação durante o 1° bimestre nas aulas de Educação Física Escolar, está proporcionando a partir dessa terça-feira, 23, uma vivência prática e diferenciada para centenas de estudantes no Poliesportivo. Desde a manhã dessa terça-feira, em grupos nos períodos da manhã e tarde, levados de ônibus pela Prefeitura, os alunos têm uma oportunidade singular de experimentar provas das mais diferentes, seja de corrida livre numa pista oficial ou de arremesso de peso, dardo, salto ou que envolvam sintonia e esforço coletivo, como provas com mais de um participante por exemplo.

Mas o importante com esse Festival, que chega a sua 12ª edição, é a convivência harmônica das crianças e adolescentes de regiões diferentes num ambiente diferente ao da escola, onde recebem as aulas semanais de educação física, relata uma das educadoras físicas, Radmila Gomes, da Secretaria da Educação. Com este trabalho as crianças são apresentadas a um universo fascinante da modalidade que é o Atletismo, tendo ainda a oportunidade de conhecer por meio de vídeos, notícias e textos, a história da modalidade e de seus nomes mais famosos, as provas que fazem parte desse esporte, sua evolução, a parte física e sua importância dentro desse contexto.

Desde às 7 horas a expectativa nos arredores do ginásio ‘Pedrocão’, que na noite anterior esteve cheio, palco de uma grande festa marcada pela segunda vitória do Franca/Basquete sobre o Bauru, era bem diferente dos dias anteriores. Em meio aos muitos participantes das caminhadas, chegavam os primeiros ônibus cheios de estudantes que logo eram orientados e encaminhados para os locais das provas. Os trabalhos com a coordenação dos educadores físicos envolveu toda a manhã, até por volta das 11 horas e depois teve continuidade à tarde e assim sucessivamente, continuará até sexta-feira, 26, com jovens de outras unidades de ensino.

Nesse primeiro dia foram recebidos mais de 300 estudantes, que após as provas receberam um lanche, contando também, com assistência médica oferecida por uma equipe de enfermagem que estará presente até o final do Festival. Nessa convivência, que no primeiro dia reuniu alunos mais de 10 escolas de bairros diferentes, outro objetivo é fortalecer as relações de amizade entre os alunos.

O Festival marca o encerramento dessa etapa do Projeto no qual participam os alunos dos 5º anos, em torno de 2,3 mil jovens. Ele tem um caráter lúdico, onde não há vencedores, porém, os resultados das provas vivenciadas são anotados e trabalhados com os alunos, para que todos tomem conhecimento de suas marcas e possam discutir as diferenças entre cada participante e em cada prova, gerando uma ampla possibilidade para novas reflexões.

Os resultados do Festival de Atletismo também serão utilizados posteriormente na sala de aula como conteúdo buscando um trabalho interdisciplinar, envolvendo os professores de Educação Física e os professores de sala, no que se refere aos conteúdos da matemática e de produção de texto. Iniciando nesta terça-feira as atividades serão repetidas pelos próximos 3 dias, abertas a todo o público, estimulando a prática do esporte e o gosto pelo atletismo.

Junto ao ambiente com os educadores físicos, aqueles jovens que se mostrarem interessados e com perfis para determinada modalidade terão as orientações para procurarem os espaços disponíveis que a Prefeitura oferece. E a partir daí, optando em levar mais a sério a atividade, poderão se dedicar aos treinamentos e quem sabe, num futuro próximo defender as equipes da própria cidade.