Email  

Educação

Educação abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos

 EJA original original

     Começam na próxima segunda-feira, 12, as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida pela Secretaria de Educação, com opções em três locais para aulas presenciais e uma na modalidade semipresencial, no segundo semestre. O prazo vai até o dia 28 de julho e o atendimento está sendo prestado nas secretarias das próprias escolas, diariamente, das 14h às 20h30.
     Com opções de Ensino Presencial nas Escolas ‘Antônio Sicchierolli’ no Jardim América; ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3; ‘Maria Helena Rosa Barbosa’, no Jardim Redentor, a Secretaria de Educação conta com equipes de educadores, que desenvolvem uma metodologia de ensino apropriada para esse público, de modo que os alunos tenham o máximo de aproveitamento em menor tempo e melhor aprendizado. Já o Ensino Semipresencial é oferecido no CESUM ‘Profª. Climene Rebelo Novelino Abdala’, que fica no Colégio Champagnat. 
     Para a matrícula no Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano), é exigida a idade mínima de 15 anos completos, para qualquer ano. Já a inscrição para o Ensino Médio, deve ser feita, mediante a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental, com idade mínima exigida de 18 anos completos, para qualquer série.
     No ato da matrícula, deverão ser apresentadas cópias do RG e CPF, comprovante de endereço com CEP, xerox da certidão de nascimento dos filhos, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
     No Colégio Champagnat, funciona a unidade do CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal ‘Profa. Climene Rebelo Novelino Abdala’), que oferece a modalidade de Ensino Semipresencial. Neste formato, o aluno de acordo com o seu interesse e o grau de escolaridade, faz a matrícula e escolhe as disciplinas que deseja eliminar, retira as apostilas para estudo em casa e quando tem dúvidas, pode comparecer e buscar suporte, junto aos educadores que oferecem plantões, diariamente. Quando estiver apto a fazer a avaliação, faz o agendamento na secretaria e realiza a prova para disciplinas dos Ensinos Fundamental e Médio.
     Confira os endereços das escolas que contam com EJA:
 
• Escola Municipal Prof. Antônio Sicchierolli 
Rua Prof. Laerte Barbosa Cintra, 929, Jardim América – 3723-9219
 
• Escola Municipal Prof. José Mário Faleiros
Rua Leandro Fernandes Martins, 1971, Jardim Aeroporto III – 3701-8299
 
• Escola Municipal Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa 
Rua João Francisco Murzi, 5210, Jardim Redentor – 3703-0222
 
• CESUM - Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - (modalidade semipresencial)
Avenida Champagnat, 1808, Centro – 3701-8367

Merenda Escolar terá cardápio diferenciado em comemoração às festas juninas

 PHOTO 2023 05 31 16 11 48 original

      Os alunos das escolas municipais e estaduais terão cardápio especial durante o mês de junho, em que acontecem as festas juninas. Além das refeições elaboradas e variadas, nos dias 26 e 30, haverá pipoca e arroz doce.  
      A implementação desse cardápio especial vem para atender hábitos culturais, garantindo variedade aos alunos do período parcial e do integral. O café da manhã, por exemplo, terá bolacha rosquinha com leite, banana com leite, biscoito de coco com leite, atendendo à composição nutricional da média semanal, de acordo com o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), uma das iniciativas de Segurança Alimentar e Nutricional). 
      Também compõem o cardápio, macarronada com carne moída, strogonoff de frango, galinhada, sopa de macarrão com carne, canja e outras iguarias para as crianças. Além disso, há fruta para os estudantes. 
      Todos os dias, a Secretaria de Educação serve refeições para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para os alunos, que possuem restrições alimentares.

CEI realiza palestra de Educação Financeira para pessoas com deficiência intelectual

 cei palestra original

     O CEI (Centro de Educação Integrada), unidade de ensino para pessoas com deficiência intelectual, mantido pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Educação, com o objetivo de auxiliar os trabalhadores e suas famílias, realizou na noite de segunda-feira, uma palestra voltada para Educação Financeira. 
      A iniciativa faz parte do trabalho do CEI de fornecer cursos para seus aprendizes, garantindo capacitação e condições para que ingressem no mercado de trabalho. 
      Para falar de Educação Financeira, a unidade contou com uma palestra do servidor Deyvid Silveira, que é economista e, atualmente, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento. 
      A diretora do CEI, Sandra Pedigone, falou sobre a importância dos projetos, tais como os cursos oferecidos e a inserção de pessoas com deficiência no trabalho. “Fazemos essas reuniões mensais com os trabalhadores já inseridos no mercado e suas famílias, trazemos a capacitação, a exemplo do curso Relações no Trabalho, com um ano de duração, com esses módulos e assuntos para que eles sejam encaminhados ao mercado de trabalho”.
     Atualmente, o CEI conta com cerca de 200 jovens e adultos com deficiência intelectual, que participam de atividades teóricas e práticas, além de oficinas, com foco na capacitação e inclusão, de modo a desenvolver, junto a cada aprendiz, suas habilidades. 
     Desses, 48 já estão inseridos no mercado de trabalho, em empresas de alimentação, comércio, saúde e educação. Uma delas é Ana Laura de Araújo, de 28 anos. Aprendiz do CEI desde 2.019, ela é auxiliar de creche, está cursando Pedagogia e comentou como o projeto transformou sua vida. “Agora tenho autonomia financeira e posso comprar minhas coisas. Desde que comecei a trabalhar, minha vida mudou. Se eu pudesse falar para alguém, é que a pessoa procure o CEI e tenha a oportunidade de crescer. A gente é capaz”, disse.
     Qualquer pessoa com deficiência intelectual, que tenha acima de 16 anos pode frequentar o CEI e fazer os cursos e oficinas. 
      A unidade fica na rua Francisco Barbosa, 1.540, no bairro Cidade Nova. Para mais informações, ligue (16) 3723-7014.

Educação convoca estudantes do Uni-Facef classificados para a segunda etapa do Bolsa Universidade

 unifaced original

      A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 26, no Diário Oficial do Município, o segundo edital de convocação para estudantes dos cursos de graduação do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que foram classificados para a segunda etapa de seleção do Programa 'Bolsa Universidade', que consiste na realização de entrevistas sociais. A publicação poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2291-26052023.pdf.
     Os 67 universitários convocados neste edital, estão cursando as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação, no Uni-Facef e deverão comparecer, munidos de documento de identidade, em data e horário descritos no documento, a partir do próximo dia 2, na sede da Secretaria de Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – Parque Francal). O não comparecimento dos alunos, poderá implicar na desclassificação automática e irrecursável do interessado conforme estabelecido na Lei Complementar nº 379 de 20 de abril de 2022. 
     No último dia 16, deste mês, a secretaria publicou o primeiro edital de convocação para 72 estudantes classificados, que se inscreveram pela Faculdade de Direito de Franca, Universidade de Franca (UNIFRAN) e do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Franca (UNI-FACEF). 
      Ao todo, foram classificados para a segunda etapa do Programa 'Bolsa Universidade', 139 estudantes, que deverão passar pela fase de entrevistas sociais, iniciada nesta quinta-feira, 25, prosseguindo até o dia 19 de junho, a partir das 07h20. O objetivo das entrevistas sociais é confirmar e ampliar as informações já fornecidas pelos estudantes no formulário e documentação apresentados, que irão subsidiar a análise socioeconômica de cada grupo familiar.
     O Programa 'Bolsa Universidade' objetiva a concessão de bolsas de estudos parciais a estudantes universitários matriculados nas universidades particulares do município, parceiras do programa. Dependendo do valor da mensalidade, o benefício pode chegar a 75% do montante pago mensalmente pelo estudante de cursos presenciais de instituições particulares de ensino superior. O valor da mensalidade é dividido entre a Prefeitura, faculdade e estudante.

EMEB Vanda Badaró faz gincana, atividades e leitura sobre trânsito

 brincadeiras original

     Gincana, leituras, jogos e atividades recreativas fazem parte das atividades da Secretaria de Educação, nas escolas municipais nesta semana, durante a Campanha do ‘Maio Amarelo’, que traz conscientização e educação sobre o trânsito. 
      Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vanda Badaró, localizada no Recanto Elimar, os 597 alunos estão participando de diversas tarefas em uma escola decorada com faixas, desenhos e trabalhos dos estudantes sobre o trânsito.
   Dentre as ações, que estão sendo desenvolvidas, estão produções de textos e slogans sobre trânsito, leituras e análises de reportagens, dinâmicas com objetos, exploração das informações expressas em gráficos, tabelas e infográficos. 
    Nesta terça-feira, 23, a aula de Educação Física para o 5º ano contou com uma gincana que explicou a importância do semáforo, placas e sinalizações, com o objetivo de completar o caminho dos bambolês, com o cone antes da equipe adversária, empurrando pneus e, ao chegar, os alunos respondiam as perguntas sobre o trânsito.
    Janaína Quintanilha, professora de Educação Física, que organizou a gincana, a pedido da Secretaria de Educação, falou sobre a adesão das crianças. “Fizemos planos de aula, elaboração de jogos e trabalho com os alunos sobre conscientização. Eles aderiram e participaram muito bem. Foi a primeira Campanha ‘Maio Amarelo’ e já quero outras”, disse.
     Além das atividades na quadra e nos espaços da escola, a Sala de Leitura da EMEB Vanda Badaró foi decorada e simulou uma estrada com placas de sinalização para que os alunos chegassem até livros didáticos sobre trânsito. 
     As ações do ‘Maio Amarelo’ nas escolas municipais vão até a próxima sexta-feira, 26.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais