Email  

Educação

Educação segue com atividades pedagógicas à distância

 

           A Secretaria de Educação segue com as atividades pedagógicas com os alunos das escolas da rede municipal, de forma adaptada em razão ao momento atípico por qual a cidade e a rede de ensino estão passando, em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Para isso no início do mês foi entregue um material (apostila de atividades) para que os alunos, com o apoio de seus familiares, pudessem continuar suas atividades pedagógicas sem nenhum prejuízo.

            O objetivo desse material é fazer com que os quase 18 mil alunos não fiquem tão longe da rotina escolar nesse período de  isolamento social. Pensando na melhor forma de atender as necessidades das crianças, a Secretaria Municipal da Educação está  realizado um acompanhamento das atividades pelos professores por meios digitais, no qual os alunos ou seus responsáveis podem tirar dúvidas e receber algumas explicações sobre os materiais.

            Desde o princípio, quando os recursos foram disponibilizados os pais foram orientados e qualquer dúvida aqueles que são responsáveis pela criança sabem onde e com que falar. Portanto deverão entrar em contato com a escola para maiores esclarecimentos e tirar o melhor proveito desse momento atípico vivido por todos.

Escolas e Creches param a partir de segunda-feira

 

 

    As Escolas Municipais e Creches vão paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, 23, preventivamente, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde, como forma de prevenir e evitar contaminações com o Coronavírus. Durante essa semana a deliberação tomada pela Secretaria da Educação, é de funcionamento em ritmo normal, porém facultando aos pais levarem ou não suas crianças, enquanto devem se organizar nesse período para que a partir do dia 23 passem a deixá-las em locais que recebam os cuidados necessários, com orientações de evitarem frequentar ambientes com muitas fechados e com aglomerações.

   No âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, a atualização mais recente nesse começo de tarde através da Vigilância Epidemiológica, era de que haviam 12 casos do Corona notificados na cidade, dos quais 4 tiveram o resultado do exame negativo e outros 8 no aguardo. Uma reunião envolvendo técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Educação e dos representantes da rede hospitalar particular deve formatar a forma de atuação a partir dessa quarta-feira, 18, do Comitê de Prevenção e Enfrentamento, que poderá resultado em medidas complementares que estarão sendo passadas a opinião pública.

    Nesses primeiros dias da semana, com a não obrigatoriedade de comparecimento nas escolas e por conta da divulgação em massa dos impactos do Covid -19, a frequência nas Escolas e Creches caiu em torno de 50%.

Creches Municipais já contam com fórmula infantil na Merenda

 

    A Prefeitura de Franca concluiu no meio dessa semana, o processo de distribuição da formula infantil para todas as creches municipais conveniadas, cujos produtos são direcionados para as crianças com menos de dois anos. Trata-se de uma inovação de grande importância para a saúde e desenvolvimento das crianças, conduzida pela Secretaria da Educação e sua Divisão de Alimentação Escolar.

   A inserção da fórmula infantil segue o que é preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e faz parte de um programa melhorias na área bem mais amplo, que deverá ter outras novidades em breve. É sabido o quanto é importante o aleitamento materno nessa fase de desenvolvimento das crianças e o que a Divisão de Merenda Escolar, unidade vinculada à Secretaria da Educação está buscando é disponibilizar esses dois ingredientes que terão a função de suprir o que existe de mais próximo em relação ao  leite materno.

    Desde a última segunda-feira, 9, os produtos começaram a ser distribuídos nas mais de 60 unidades espalhadas pela cidade (Nestogeno I e II), de acordo com as demandas de cada unidade, com a supervisão e acompanhamento da nutricionista municipal Cleunice Ramos Domingos Bernardes.  Mesmo com os produtos citados oferecendo em suas embalagens as maneiras de preparo, foram transmitidas orientações aos responsáveis, com o reforço da preocupação da Prefeitura, de proporcionar um desenvolvimento saudável para esse público infantil.

    A diretora da Merenda Escolar do município, Taciane Tamake, salientou que a inclusão desses produtos na rede municipal de Creches é algo presente em poucas cidades do País. Com Certeza vai isso representar um ganho considerável, pois é uma alimentação diferenciada que ajuda no fortalecimento da imunidade das crianças e coloca a cidade nos níveis sugeridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

   Uma outra observação importante de especialistas em alimentação e reforçado pela nutricionista municipal, é que a fórmula infantil ora implantada, é o que mais se assemelha ao leite materno, mas que não o substitui, pois entre outras propriedades não contém anticorpos.  Dentre as novidades para um futuro breve na Merenda Municipal, a Secretaria da Educação deve confirmar a colocação de alimentos sem lactose,  voltados para crianças que tenham alergia à proteína do leite de vaca (APLV).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais