Email  

Educação

Educação faz treinamento com equipes e merendeiras

     A Prefeitura promove nesta sexta-feira, 26, último dia útil antes da retomada das aulas no segundo semestre, um treinamento, dividido em três etapas, para seus colaboradores da Secretaria da Educação. No auditório de um hotel no Núcleo Alpha, na Av. Alfredo Tozi, cerca de 1,1 mil educadores, entre eles professores, pedagogos e orientadores educacionais serão divididos em dois grupos para atividades no período da manhã e tarde.

     Os secretários de Administração e Recursos Humanos, Luís Roberto de Oliveira, e da Educação, Edgar Ajax Filho, farão a abertura, seguido de duas palestras de profissionais convidados, um com mestrado em Literatura Brasileira e outra graduada em Psicologia, conforme biografias resumidas de cada um.

     Em outro ambiente, na Divisão de Alimentação Escolar, cerca de 300 profissionais merendeiras participarão de um treinamento específico e conhecerão também a nova nutricionista que está assumindo as funções. Trata-se da servidora Cleonice Domingos, que antes esteve vinculada a Secretaria de Saúde. Inicialmente vão trocar experiências e receber orientações gerais, a título de atualização de conhecimentos, sobre o cardápio programado para esse novo semestre e boas práticas de manuseio com alimentos em geral.

     A parte final será reservada para observações específicas relacionadas a legislação, direitos e deveres dos servidores, com equipes do Centro de Formação e Capacitação da Prefeitura. A Divisão de Alimentação ocupa um espaço próprio na Avenida Dom Pedro I, no Jardim Antônio Petráglia.
Palestrantes na Educação

     No Hotel Dann Inn ocorrerá o curso de retorno de férias para todo o quadro do magistério, formado por professores, coordenadores e orientadores pedagógicos. O horário da primeira turma será das 7 horas às 11h15 e o da segunda turma das 12h45 às 17 horas. Os secretários de Administração e Recursos Humanos e da Educação, farão uma breve participação, seguido de palestras motivacionais com os convidados Gabriel Perissé e Maria de Fátima Aveiro, abordando respectivamente as temáticas ‘Educação e Humor: O risco Reflexivo’ e ‘Cuidados Pessoais’.

Currículo

     Gabriel Perissé possui bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018), doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, linguagem, ética, estética, escrita criativa, didática, formação de professores, cultura religiosa e formação cristã.

     Maria de Fátima possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1999). É doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004). Pós doutora pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP no departamento de Clínica Médica do HCFMRP USP. Atualmente é psicóloga contratada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Têm atuação na coordenação técnica do Programa de Tutoria Mentoring, atuação em pesquisas e projetos ligados ao Ensino em Saúde. Docente do Curso de Psicologia e Medicina da Uni-Facef. Temas de atuação e pesquisa: Educação Médica, Programas de Tutoria (Mentoring), Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar.

Prefeitura anuncia ampliação de pediatras nas creches

      Com a perspectiva de colocar em funcionamento duas novas creches nos próximos meses, a Prefeitura prepara uma boa novidade para as creches municipais no segundo semestre. Será feita a ampliação da assistência pediátrica, em parte já oferecida, para as 8,6 mil crianças. Estão sendo acertados os últimos detalhes com as profissionais que oferecem essa assistência, passando a cada 15 dias nas unidades.

     O trabalho tem caráter preventivo e educativo, na medida que as médicas durante a visita que realizam nas creches, conferem a pressão arterial, o peso e outras particularidades das crianças e notando qualquer situação fora da normalidade, orientam as cuidadoras e estas acionam os pais. Uma outra observação importante é que são feitas consultas e nem prescritas medicações, pois isso só pode ocorrer com a presença ou prévia anuência dos pais.

    Essa ampliação no atendimento pediátrico está sendo organizada em conjunto com a Secretaria da Educação e tem como meta chegar a 100% das 68 creches existentes na cidade, que atendem 8,6 mil crianças.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais