Educação inicia nova etapa do retorno presencial nas escolas

DSC 7242 1
     A Secretaria de Educação confirmou para próxima segunda-feira, 27, o avanço em mais uma etapa de retorno presencial dos estudantes nas 56 escolas da Rede Municipal de Ensino, respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.
     De acordo com a secretária Márcia Gatti, a rede passará a contar com o percentual maior da capacidade, recebendo em torno de 14 mil alunos, porém ainda com restrições, atendendo as diretrizes do Decreto Estadual nº 65.849 de 06 de julho de 2021 e a Nota Técnica do Centro de Contingência COVID - 19 da Secretaria Estadual de Saúde.
     Nesta semana, os pais estão sendo orientados pelas equipes escolares, sobre a forma de retorno, toda a logística de organização e o cronograma das aulas presenciais.
     Esta é a terceira etapa da retomada gradual de forma presencial dos estudantes, que teve início em agosto, com cerca de 5,6 mil estudantes (35%), depois no início deste mês, com um percentual maior, em torno de 43%, o que representa 8,6 mil alunos e a partir de segunda-feira, com cerca de 14 mil pessoas. O objetivo, considerando que todos os professores foram vacinados, é atender a totalidade dos alunos matriculados, respeitando as capacidades de cada unidade escolar.
     Considerando as situações físicas de cada escola, a Secretaria de Educação solicitou as direções das unidades, que elaborassem seus planos de trabalho, que foram aprovados pela Secretaria de Educação nesta semana.  Com esse cronograma elaborado, considerando o tamanho da escola e o número de alunos matriculados, a projeção é acolher, em razão da necessidade do distanciamento físico, em torno de 85% dos alunos, presencialmente, havendo nessas situações, o atendimento remoto.

Autorização dos pais
     Nesta terceira etapa da retomada presencial dos estudantes, a Secretaria de Educação continuará seguindo a autorização dos pais ou responsáveis, para o retorno do aluno a escola. Conforme consta dos planos de trabalho apresentados, todas as unidades estarão seguindo os protocolos preventivos, sendo obrigatório o uso de máscara, aferição da temperatura na entrada, oferta de álcool gel, entre outros cuidados.
     Também continuarão sendo disponibilizadas aos alunos, que não retornarem as escolas, atividades remotas com os professores, obedecendo o Plano de Retomada. Ao todo, a rede municipal conta, atualmente, com cerca de 16,7 mil estudantes matriculados nos Ensinos Infantil e Fundamental.

Medidas de Prevenção
      A Secretaria de Educação orienta aos pais e responsáveis, que os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, por cautela não deverão ir à escola e a família deve comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares.
     Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada.