Alunos das escolas municipais entrarão de férias no dia 20

As escolas municipais iniciarão o recesso nas suas atividades a partir do dia 20 de dezembro, as férias vão até o dia 10 de fevereiro de 2020. A rede municipal conta com cerca de 17.600 alunos divididos em 34 escolas.
      Já as creches municipais entrarão em férias escolares a partir do dia 17 de dezembro, com retorno marcado para 27 de janeiro de 2020. Segundo a Secretaria da Educação, ao todo serão 8.610 crianças de 68 unidades que ficarão em período de férias.
    Durante o recesso de final de ano, não haverá nenhum tipo de atividade, com exceção das administrativas.

Sábado de mostras pedagógicas nas escolas

Com o objetivo de valorizar o trabalho dos estudantes dentro das salas de aulas e promover uma maior proximidades das unidades de ensino com a comunidade, a Secretaria da Educação promove neste sábado, 7, um dia de Mostras Pedagógicas nos mais de 70 estabelecimentos de ensino. Cada escola definiu o seu próprio horário, mas em sua maioria elas serão abertas a partir das 7h30, onde as equipes de educadores e demais profissionais do ensino recepcionarão os alunos e seus familiares para contemplarem os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

A coordenadora da rede de ensino, Renata Natal, comentou que haverá atividades nos dois períodos, porém as direções dos estabelecimentos em conversa com os pais, decidiram os melhores horários, de comum acordo, respeitando as condições de cada a localidade. O importante é que os pais estejam presentes e valorizem esse momento, estimulando as crianças e reconhecendo os trabalhos que produziram durante os meses de estudos.

Esse tipo de exposição de trabalhos é organizada anualmente, onde um resumo das principais ações é exposto no saguão da escola, de cada classe, onde pais, avós, tios, irmãos e amigos dos estudantes terão a oportunidade e conhecer o que foi elaborado. E ao mesmo tempo quem não conhece, poderá ter acesso as dependências da escola e ver como a estrutura do ensino municipal na cidade.

Educação certifica alunos do curso de alfabetização

A Prefeitura mantém através da rede pública de ensino, o projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA) e programou para a próxima semana, dia 11, no auditório da Secretaria da Educação, uma cerimônia de certificação de parte destes estudantes que estão concluindo o seu ciclo de aprendizado. Para a coordenadora desse núcleo de ensino, que conta com cerca de 500 estudantes frequentando as salas de aulas, em expedientes diferenciados e com uma metodologia diferenciada, professora Rita Mozetti, essa é uma conquista que representa de tudo um pouco, especialmente autonomia das pessoas no seu direito de ir e vir, utilizando ônibus, lendo os avisos nas repartições sem depender de terceiros.

A solenidade com a presença de autoridades da área educacional, os alunos e seus familiares, está marcada para as 19h30 no auditório localizado na av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. A certificação representa tecnicamente, a emissão e entrega de um documento que simboliza a passagem de ano, atestando que o aluno está alfabetizado, apto a ler e escrever, podendo dar continuidade aos seus estudos, de acordo com o interesse de cada um.

No mundo globalizado em que nível de escolaridade é requisito cada vez mais exigido em todos os lugares, ser alfabetizado valoriza o currículo e ajuda a abrir portas no mercado de trabalho e até mesmo nas relações sociais. A conclusão dessa fase de aprendizado para esse público, geralmente formado por pessoas acima de 50 anos, simboliza a premiação daquela pessoa que uma escolha sabia, independente da idade, concluiu o curso, investiu seu foco, disciplina, tempo, as vezes dinheiro e perseverou até o fim.

Subcategorias