Prefeitura compra cerca de 30 mil kits de alimentos para estudantes da rede estadual

cesta basica SP 
     Os estudantes matriculados na rede estadual de ensino de Franca receberam nos últimos dias, kits de alimentação escolar, por meio de uma ação de suplementação alimentar proposta pela Prefeitura e Governo do Estado.
     A sugestão para a aquisição dos kits alimentares formalizada pelo governo estadual foi autorizada pelo prefeito Alexandre Ferreira para a destinação de recurso remascente do convênio entre o município e o Estado, que visa o fornecimento de alimentação escolar para os alunos da rede estadual. 
     Após a autorização do prefeito, a Prefeitura ficou responsável pela organização de todo o processo licitatório, que contemplou a compra de 29.474 kits de alimentos, segundo levantamento apresentado pela Diretoria Regional de Ensino de Franca, compostos por um pacote de cinco quilos de arroz, um quilo de feijão, um quilo de macarrão, dois pacotes de biscoito e um quilo de carne bovina moída, cada um. O investimento foi de R$ 2.091.186,48.
     O cronograma de distribuição dos alimentos foi definido pelo Departamento de Planejamento e Gestão Administrativa, por meio do Setor de Merenda Escolar, onde os alunos ou responsáveis, mediante a assinatura de um termo de recebimento, retiraram os kits nas próprias escolas estaduais.
     Márcia Gatti, secretária de Educação, informou que os estudantes da rede estadual foram contemplados com este kit de alimentos, tendo em vista que as aulas e atividades presenciais foram retomadas de forma gradual pelo Estado, antecedendo ao município, inclusive com o fornecimento diário da merenda escolar. Com o recurso remascente do convênio entre a Prefeitura e o Estado, foi possível a aquisição dos kits, beneficiando os estudantes da rede estadual.
     Já na rede municipal, durante o período em que as escolas e creches estiveram fechadas, de março a setembro deste ano, em cumprimento às restrições sanitárias da Covid-19, a Prefeitura entregou 63.409 kits de alimentos, compostos por arroz, feijão, óleo, macarrão, bebida láctea ou leite em pó, com o acréscimo de uma fruta, banana ou maçã, iogurte e ovos, beneficiando os alunos da rede municipal, promovendo e garantindo a segurança alimentar nutricional. Além disso, também foram oferecidas mais de 19 mil refeições tipo 'marmitex', com o retorno de parte dos alunos nas aulas presenciais. 
 
 
Reforço na Alimentação Escolar
     No segundo semestre de ano, a Secretaria de Educação anunciou a inclusão de novos alimentos na merenda escolar e a implantação de cardápios, com dietas especiais para o atendimento aos estudantes, que possuem restrições alimentares. Diariamente, foram servidas, em média, 75 mil refeições, para um total de 200 unidades escolares, atendendo os alunos das escolas municipais, estaduais e creches conveniadas.
     Com o retorno das aulas presenciais nas escolas, os cardápios passaram a receber novos ingredientes, como patinho em tiras, Isca de Tilápia com molho Rosé (Bechamel e Vermelho), requeijão e pão caseiros, adequação do uso de margarina e a inclusão de leite saborizado para substituir o achocolatado. Nas escolas, que funcionam em período integral, as frutas também foram destaque. Além das tradicionais banana e maçã, os estudantes também receberam melancia, mamão, salada de frutas e milho in natura. Os novos ingredientes enriqueceram as opções já oferecidas, que contemplavam também o arroz e feijão, macarrão, legumes, carnes bovina e de frango, sucos e frutas. 
     Para os alunos com dietas especiais ou restrições alimentares foram instituídos, em setembro deste ano, alimentos e produtos para o atendimento às necessidades desses estudantes, como biscoitos sem glúten e sem lactose, biscoitos integrais, barra de frutas sem lactose e sem glúten, arroz integral e sem glúten, macarrão integral, extrato de tomate sem glúten e aveia em flocos.
     Já para as creches conveniadas, cardápios padrão elaborados por faixa etária, atenderam as crianças com idade entre 4 meses a 1 ano, 1 ano até 3 anos e o de 3 anos ou mais, lembrando que a creche teve autonomia para promover alterações, caso fosse necessário.
     A Secretaria de Educação informou que para 2.022, a previsão é de que o número de refeições diárias da merenda escolar atinja a quantidade de 80 mil, tendo em vista a ampliação de escolas em tempo integral e vagas em creches.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais