Secretarias iniciam Programa Saúde Visual

 pexels pavel danilyuk 5996696
     As secretarias de Educação e Saúde iniciam nesta semana, o Programa Saúde Visual na rede pública de ensino, atendendo crianças a partir de 5 anos até o quinto ano, que apresentem algum tipo de limitação visual. O universo de alunos é formado por mais de 17,7 mil pessoas, que estão matriculadas, sendo que cada escola fará a triagem preliminar, com profissionais capacitados, que encaminharão os nomes para a Secretaria de Saúde.
     Essa primeira fase já começou por duas unidades de ensino. O objetivo do programa, que ficou paralisado nos dois últimos anos, em razão da pandemia, é garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu aprendizado por dificuldades de visualização e compreensão do que é apresentado em sala de aula. Os professores no processo de triagem, além das observações cotidianas e queixas pontuais dos alunos, os submetem a testes com equipamentos similares aos utilizados pelas clínicas oftalmológicas.

 

Início de atendimentos
     Os primeiros atendimentos, com médicos oftalmologistas, foram programados para a próxima sexta-feira, 25, contemplando 64 estudantes que foram triados pela Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli'. Dois profissionais foram definidos pela Secretaria de Saúde e Centro Oftalmológico, um em cada turno, começando às 7h e 13h, para oferecerem esse atendimento, em uma viatura móvel que será levada até a escola.
      Na semana seguinte, sempre às sextas-feiras, está previsto o atendimento das crianças da Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso. Dessa unidade, serão atendidos 89 estudantes. Este ano, considerando que, na última edição, o programa foi iniciado pelas regiões Norte e Oeste, a triagem será feita primeiro nas escolas das regiões do central e Sul e depois as demais, Leste, Norte e Oeste.
     Além das consultas oftalmológicas, o Programa Saúde Visual nas Escolas proporciona também, a oferta gratuita de óculos para os alunos com maior vulnerabilidade social. Para isso, haverá necessariamente, um trabalho social das equipes para a verificação daquelas pessoas, que não têm condições de fazer a compra, de modo que o estudante não seja prejudicado em seus estudos.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais