Linha do Trabalhador Leste já está em funcionamento

A nova linha alternativa destinada a atender aos trabalhadores da região Leste, implementada pela Prefeitura com saída de manhã na rua Minas Gerais, acolhendo pessoas residentes na área dos Jardins Brasilândia, Paulistano, São Francisco, São Luiz e adjacências, desde a última segunda-feira passou a contar com o trajeto de retorno. Está saindo às 16h30 de frente à Emdef, na rua Beatriz Marquês de Melo, segue pelo interior do Distrito Industrial, chega até a avenida Wilson Sábio de Melo, passando em frente ao Shopping, depois pelas marginais dos Bagres (Antônio Barbosa Filho) indo até a avenida Presidente Vargas, passando antes pela avenida Major Nicácio e rua Álvaro Abranches.

O propósito desse corredor, sem passar pelo centro, é atender com rapidez aqueles usuários de ônibus residentes no setor leste da cidade e tinham que cruzar a região central e ainda fazer a conexão no Terminal Central. O ônibus demorava até mais de uma hora para cruzar todo o trajeto. O tempo médio está variando de 20 a 25 minutos na ida, às 5h55, saindo do final da rua Minas Gerais e um pouco mais no fim da tarde, em decorrência do acúmulo de tráfego especialmente nas imediações da rotatória do bairro São Joaquim.

A Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), que faz o gerenciamento do transporte coletivo, está monitorando diariamente esses trajetos e sinaliza que a população vem aprovando as medidas e o volume de passageiros está crescendo a cada dia. A iniciativa começou pela região do Aeroporto (Sul), depois foi levado para o Leporace (Norte) e agora está na Leste. A etapa seguinte será a implantação da linha do Trabalhador Oeste. A previsão é de que entre em operação no começo da segunda quinzena de setembro, acolhendo os passageiros de bairros como Vilas São Sebastião, Santa Efigênia, Pulicano, Santa Maria, Palmeiras, Martins, Palermo City e adjacências num sub-terminal na rua Francisco Marques, pouco abaixo da rotatória próximo a Igreja de São Judas Tadeu.