Prefeitura renova contrato de ônibus que prevê cesta de benefícios

A Prefeitura de Franca assinou na tarde desta segunda-feira, 17, a renovação da concessão para o transporte coletivo na cidade com a Empresa São José. O contrato tem validade de dez anos e prevê uma série de melhorias com o intuito de oferecer um transporte de qualidade e eficaz ao usuário francano.
   Entre as melhorias previstas no contrato estão: implantação da linha do trabalhador; ampliação do horário de integração de 1h30 para 2 horas; reforma do Termina Urbano “Ayrton Senna”; implantação de novo sistema GPS para monitoramento do transporte; novo aplicativo para celulares; implantação de quatro Estações de Integração (Expresso Bairro) nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste; Wi-Fi gratuito em todos os veículos; tomadas UBS para recarga de dispositivos eletrônicos nos ônibus e câmeras de segurança na frota.
    A renovação do contrato prevê ainda a construção de quatro estações de integração em bairros (Expresso Bairro), nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste, para mudar a logística do transporte na cidade, reduzindo o tempo de espera e também a quantidade de ônibus na região central principalmente no horário de pico.
    O novo contrato trará outro benefício para os usuários, que é a redução de R$ 0,20 no valor da tarifa (modalidade cartão).
A coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 17, na Prefeitura, contou com as presenças do prefeito Gilson de Souza; o diretor da Empresa São José, Belarmino Marta, o diretor de Comunicação da empresa, Paulo Bardal, o presidente da Emdef, Marcos Haber, e também dos vereadores Tony Hill, Arroizinho e Nirley de Souza. “Essa é uma data importante, um marco para a cidade de Franca. A Prefeitura vai subsidiar uma parte do transporte, algo que já acontece em várias cidades. Da mesma forma que investem em outras áreas, investem no transporte também. Faz parte do orçamento de muitas prefeituras”, disse o diretor da São José.
    A renovação do contrato vinha sendo estudada pela Prefeitura há meses e o processo teve a participação da Câmara de Vereadores, Ministério Público e população em audiências públicas. Um dos pontos determinantes para a renovação é uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, impondo que todos os novos contratos licitados não podem conceder gratuidades e isenções oriundas de leis municipais.
   Renovando-se com a empresa, ficam mantidos os descontos de 30%, 50% e até isenção total aos usuários de Franca. Atualmente, as leis municipais beneficiam dezenas de milhares de pessoas, que realizaram mais de 181 mil viagens no último mês de abril, por exemplo. São domésticas, sindicalizados, servidores municipais, deficientes físicos, visuais, auditivos, portadores de câncer, HIV e pacientes em tratamento de hemodiálise que poderiam perder esse benefício sem a renovação do contrato. Juntos, eles representam quase metade dos usuários do transporte público da cidade.