Email  

EMDEF

Calçamento melhora acesso ao Cemitério Santo Agostinho

 

calçadas Medium

     Com praticamente 1 km de extensão, e dentro do projeto Calçada Segura, a prefeitura concluiu esta semana, o calçamento no entorno do Cemitério Santo Agostinho, no Jardim Petráglia. O serviço, realizado pela Emdef – Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca –, abrangeu a construção de calçadas nas ruas laterais e do fundo do cemitério, locais desprovidos, até então, de passeio público devidamente seguro para os pedestres.

     Com o novo calçamento, que tem 1,50m de largura, além da sensível melhora da acessibilidade para quem circula no local, as novas calçadas servirão também, a partir de agora, como pista de caminhada para a população dos bairros adjacentes.    

     A solicitação dos serviços partiu da Secretaria de Planejamento Urbano, que vem realizando vistorias nos passeios públicos com o objetivo de reparar ou implantar calçamento nos locais com estas demandas. Os serviços abrangem, principalmente, locais de grande circulação de pessoas, como proximidades de escolas, repartições públicas e avenidas de grande movimentação.  

     Há poucas semanas atrás, o passeio público ao redor da APP (Área de Preservação Permanente) do bairro City Petrópolis também foi contemplado com novo calçamento. 

Emdef mantém equipes nas ruas para manutenção diária

 

tapaburaco03 Medium

      A conservação das vias públicas em condições de segurança para motoristas e pedestres tem sido prioridade permanente da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). Para isso, a empresa mantém 5 equipes, diariamente, realizando manutenção de ruas com a operação tapa-buracos, construção e reforma de passeios públicos, entre outros serviços emergenciais ou preventivos.

     O plano de trabalho tem por base as verificações que a própria empresa realiza e também as reclamações recebidas em sua central de serviços. Por isso, o presidente da Emdef Marcos André Haber, enfatiza que a participação dos cidadãos é de suma importância, acionando os canais disponíveis de atendimento ao público, são eles:  Fone fixo, 3707-1300 ou o Tap Zap pelo número 9.9973-0351. A empresa incentiva o uso do Tap Zap, pois, agiliza o atendimento uma vez que tão logo chega a mensagem, é possível acessar as equipes de rua e, caso o chamado seja próximo de onde as equipes estão, elas conseguem atender rapidamente.

     De acordo com o dirigente, é importante que as pessoas forneçam nome completo e telefone, evitando assim falsos chamados que acabam por onerar e dificultar o atendimento à população.

     Na quarta-feira 3, os trabalhos estavam concentrados nas ruas do Jardim Panorama, Jardim Paulistano, Parque das Esmeraldas, Recanto Elimar, Ana Dorotheia, Distrito Industrial, setores da Vila Santos Dumont, Vila Chico Júlio e Vila Imperador. 

Alterações nos itinerários de ônibus no centro começam domingo

 

terminal Medium

     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) inicia neste domingo, 30, os ajustes nos itinerários dos ônibus na área central visando diminuir os tempos de espera e viagem para os passageiros. A experiência será mantida também no feriado da segunda-feira, Dia do Trabalhador e a partir de terça tudo voltará ao  normal.

     Esse formato será repetido nos finais das semanas seguintes, de modo que os usuários possam se habituar às mudanças gradativamente e a Emdef, junto com a Empresa São José, façam também uma avaliação dos resultados e os ajustes que forem necessários.  

     A readequação envolverá as linhas que atendem as regiões Sul e Leste, ligando o centro da cidade com a Estação. Atualmente os itinerarios estão causando prejuízos para o sistema e usuários, uma vez que ocasiona atrasos frequentes na tabela de horários e contribuem para que os ônibus trafeguem com capacidade ociosa. Em regime de testes os coletivos, após passarem pelo ponto do Itaú, seguirão primeiro para o Terminal Ayrton Senna e só depois se dirijarão ao Terminal da Estação.

Emdef estuda melhorias nas linhas atendidas pela empresa São José

 

terminal01 Medium

     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), através das atribuições legais que lhe conferem o contrato licitatório com a empresa São José, estuda otimização na logística de transporte, visando menores tempos de espera e viagem para os passageiros.

     Para isso, fará em regime de teste, readequação das linhas que atendem as regiões Sul e Leste, ligando o centro da cidade com a Estação. Atualmente, para chegarem à Praça Sabino Loureiro – Terminal Estação, os ônibus passam pelo ponto da Praça D. Pedro I (Itaú- Centro), seguem até à Estação e depois voltam ao centro, no Terminal Ayrton Senna, para daí, mais uma vez, retornar ao Terminal da Estação.  

     Segundo a Emdef, este modelo ocasiona diversos prejuízos para o sistema e para os usuários, uma vez que ocasiona atrasos frequentes na tabela de horários e contribuem para que ônibus trafeguem com capacidade ociosa. Portanto, a ideia é fazer, inicialmente em regime de testes e somente aos domingos, com que os coletivos, após passarem pelo ponto do Itaú, sigam primeiro para o Terminal Ayrton Senna e só depois se dirijam ao Terminal da Estação. Isso sem prejuízo para quem quer ir do ponto do Itaú direto até à Praça Sabino Loureiro, pois a proposta mantém linhas para os usuários deste trajeto.  

     Em números, a adequação reduzirá 20 mil quilômetros por mês nas corridas dos ônibus. Embora, do ponto de vista teórico a proposta seja simples, ela exige, na prática, alguns serviços complementares, entre eles, a preparação das vias públicas para o trânsito dos ônibus. Na Rua General Osório, esquina com Rua Ouvidor Freire, o alambrado do Posto de Saúde e as guias das calçadas serão afastados, aumentando a largura da rua para que os ônibus possam fazer a conversão. Os semáforos também serão deslocados e o ponto de espera será melhorado, contando com novas rampas de acessibilidade.

     Os objetivos principais elencados pela EMDEF são:

  1. Reduzir o tempo de percurso no centro;
  2. Aumentar a eficiência, diminuindo o tempo de espera dos usuários;
  3. Otimizar a quilometragem, reduzindo 20 mil quilômetros por mês no percurso;
  4. Desonerar custos de serviços;
  5. Contribuir para a fluidez do trânsito da região central.

GEORREFERENCIAMENTO

     Outra melhoria prevista nos serviços prestados pela empresa São José, compreende a utilização dos equipamentos de GPS (Global Position System) instalados nos ônibus - em português, Sistema de Posicionamento Global – atualizando o sistema para o uso georreferenciado, que permitirá aos passageiros verificarem a localização dos ônibus de sua linha usual. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais