Atleta de Franca é campeã Pan Americana de Judô Sub21

 

AtletaJudôSarah Medium

     Sara Gabriele Oliveira Chaves, 18 anos, atleta bolsista da Prefeitura de Franca, através da Divisão de Esportes da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), conquistou a medalha de ouro no Pan Americano 2017, realizado em Cancún, no México, entre os dias 28 de junho a 2 de julho. Foram 4 lutas e 4 vitórias na categoria Sub21 – Pesado – 78 kg + (78 kg e acima).

     Antes da disputa do Pan, Sara já havia conquistado o título brasileiro em competição que aconteceu em Lauro Freitas, no final de maio último.

    Sara iniciou no judô com 7 anos de idade, por orientação médica, para corrigir um pequeno problema nas pernas. Aos poucos foi tomando gosto pelo esporte, participando de competições, até que em 2013, começou a lutar por Franca, recebendo todo apoio da equipe técnica da FEAC.

    Com 1,80m de altura e muito forte, Sara treina 4 horas por dia, sendo 2h no período da tarde e 2h à noite. Estudante do segundo semestre do curso de pedagogia, Sara é extremamente focada no que faz, e tem tudo para representar o Brasil nas Olimpíadas de 2024, mas antes tem elevado o nome de Franca ao lugar mais alto do pódio.  

Revolução Constitucionalista completa 85 anos com solenidade em Franca

 

monumento soldado constitucionalista praca 9 de julho 3 Medium

     A Divisão de Cultura da FEAC e o Museu Histórico José Chiachiri realizarão, no dia 9 de julho, solenidade em lembrança aos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 – um marco na história recente do país e em especial do estado de São Paulo, que liderou o movimento para a implementação de uma nova constituição para o Brasil depois do golpe de estado de Getúlio Vargas em 1930.  

     De maneira geral, as cidades paulistas se organizam em cerimônias cívicas em memória aos voluntários que participaram do movimento revolucionário que buscou, em vão, evitar a ditadura promovida por Getúlio, que duraria 15 anos – 1930/1945.

     A cerimônia terá início às 8h30 do dia 9, em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, instalado na Praça 9 de Julho, Centro, mais precisamente no cruzamento da Rua Ouvidor Freire com Rua Voluntários da Franca, que leva esse nome em homenagem aos soldados do município que participaram, voluntariamente, dos combates.  

     Outra ação comemorativa acontece no Museu Histórico, com uma exposição temática contando um pouco dos acontecimentos da época, apresentando as armas, fardamentos e outros equipamentos utilizados pelos paulistas na guerra – a mostra é gratuita e aberta para toda população.

     Militares da Polícia Militar, do Exército, atiradores do Tiro de Guerra e autoridades civis devem, como de costume, participar da solenidade.

     Embora, atualmente, não exista nenhum dos combatentes francanos vivo, a solenidade normalmente carrega momentos de emoção, principalmente quando os nomes daqueles que tombaram em combate são anunciados, o que comove familiares e amigos dos destemidos soldados que lutaram nas frentes de batalha, em busca de um país livre e democrático.

Equipes masculina e feminina de vôlei de Franca vencem em Pirassununga

 

volei fem 50 julho 17 Medium

     As equipes masculina e feminina de vôlei de quadra de Franca, que estiveram em ação no final de semana em Pirassununga, participando de mais uma etapa do Campeonato Regional da APV (Associação Pró Voleibol) do Vôlei Adaptado - para atletas acima de 50 anos -, retornaram com um saldo extremamente positivo de 5 vitórias em 6 possíveis. No masculino, o aproveitamento foi de 100%, com 3 vitórias em 3 partidas disputadas, sem perder nenhum sete, vencendo todas por 2 sets a zero, diante das equipes de Mogi Guaçu, Pirassununga e Rio Claro.

     No feminino, foram duas vitórias - contra Rio Claro e Leme – e uma derrota por 2 a 0 para a equipe anfitriã (Pirassununga). No entanto, no jogo seguinte, Leme derrotou Pirassununga, o que garantiu o primeiro lugar na classificação geral para a equipe de Franca, lembrando que as equipes, tanto masculina quanto feminina, que fizeram bonito em Pirassununga, são da faixa etária de 50 anos.

     A participação do vôlei adaptado da terceira idade no campeonato da APV tem o suporte da Prefeitura, através da Divisão de Esportes da FEAC, envolvendo também as categorias nas faixas etárias de 60 e 70 anos. Devido as férias de julho, as equipes só voltarão às disputas no dia 5 de agosto, em Sertãozinho.

Divisão de Esportes da FEAC participa da Conferência Técnica dos Jogos Abertos do Interior

 

jogos abertos do interior Medium

     A FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura de Franca), mantém 2 divisões nas áreas de sua competência: a Divisão de Esporte e a Divisão de Cultura, que cuidam das atividades pertinentes.

     No próximo dia 7, uma comitiva da Divisão de Esportes, chefiada pelo diretor da pasta Ricardo Pereira segue para a cidade de Sertãozinho para participar da Conferência Técnica dos Jogos Abertos do Interior 2017, que acontecerão entre os dias 20 a 30 de julho de 2017. O grupo que sai de Franca será dividido em duas equipes, uma que participará da conferência que, de acordo com Ricardo Pereira, debate sobre regras, logística, tabela, juízes, enfim, tudo que envolve a organização técnica e bom andamento do evento. A segunda equipe ficará por conta da vistoria da escola que servirá de alojamento para as equipes francanas, incubida de analisar a qualidade das instalações.

     Pereira aponta duas questões positivas que envolvem a participação de Franca nos Jogos Abertos do Interior: com a desistência da cidade de Ribeirão Preto, Franca terá o maior número de atletas na competição, com mais de 400 competidores representando a cidade em 20 modalidades esportivas. O outro ponto é a inclusão da prova de skate nos Jogos Abertos do Interior, reivindicação de alguns municípios, mas, que teve Franca como maior incentivador e quem levou a proposta ao Governo de São Paulo por escrito, a única cidade que tomou essa iniciativa.

     Mas, como ressalta o próprio diretor de esportes, um ponto ainda de maior relevância é a evolução técnica que os atletas e equipes apoiados pela prefeitura de Franca, através da Divisão de Esportes da FEAC, têm apresentado, colocando Franca entre as cidades de destaque na área esportiva do interior de São Paulo. 

MIS comemora 25 anos de vida em novas instalações

 

MIS 5 Medium

     Um encontro enriquecido pela presença de várias personalidades do meio radiofônico, do prefeito Gilson de Souza e autoridades marcou a noite de sexta-feira na comemoração dos 25 anos de idade do MIS (Museu da Imagem e do Som), que leva o nome do grande artista francano e mestre da pintura Bonaventura Cariolato. De presente ao Jubileu de Prata, o MIS ganhou casa nova e teve seu acervo totalmente revitalizado, que agora está disponível para a população no segundo pavimento da Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’.

      Uma das presenças ilustres na solenidade foi de Liana Leporace, filha do radialista e ator Vicente Leporace, homenageada no evento pela direção da FEAC e do MIS.

     Em Franca, o Museu da Imagem e do Som surgiu no ano de 1992, durante a gestão do prefeito Maurício Sandoval Ribeiro, a partir de um projeto de iniciativa do radialista e então vereador Valdes Rodrigues, também presente e homenageado na solenidade pela importantíssima iniciativa.

      Em seu pronunciamento, o prefeito Gilson de Souza observou o quanto é importante um acervo cultural com a preocupação e finalidade de preservar e resgatar a história da comunicação na cidade, destacando o trabalho do diretor do MIS Luis Cláudio Barsoteli e toda a equipe da Divisão de Cultura. Aproveitando a presença de Liana Leporace, Gilson de Souza externou sua gratidão a Vicente Leporace, comunicador de excelência, conhecido nacionalmente, que muito divulgou e elevou o nome de Franca durante os vários anos que comandou o programa ‘O Trabuco’, na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Agradeceu também a importante doação que Liana fez de parte do acervo pessoal de seu pai, que agora passa a incorporar as importantes peças, objetos, fotos, fitas e vídeos que contam a história da cidade através de imagem e som. Dos objetos doados por Liana, destacam-se as fitas dos filmes em que Vicente Leporace, que também era ator, participou.

      Entre as autoridades presentes também estiveram os vereadores Arroizinho, Nirley de Souza e Cristiana Vitorino, além dos secretários Edgar Ajax Filho, Flávia Lancha e o presidente da FEAC Marlon Centeno.

      O Museu da Imagem e do Som está localizado na Casa da Cultura, em frente à Praça Carlos Pacheco, e aberto à visitação pública diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

      Mais informações no telefone 3721-8692.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais