Quem gosta de cultura tem opções para o final de semana em Franca. Vários projetos de agentes e artistas da cidade, subsidiados pela Lei Federal Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura, estão com apresentações gratuitas e abertas à população.
A agenda começa no sábado, 14, às 20 horas, com a exibição do documentário “Francamente, Hip Hop Delas”, que traz as histórias e contribuições das mulheres na cena do Hip Hop da cidade, destacando o papel dessas 12 artistas em diferentes elementos dessa cultura, eternizando suas trajetórias e experiências no breaking, grafite, rap e outras manifestações.
Interessados poderão assistir ao documentário no Espaço Nulo, que fica na rua Maria Cândida de Vilhena, 530, no Jardim Dr. Antonio Petráglia. Para retirar o ingresso, basta acessar o link https://www.espaconulo.com/events/exibicao-do-documentario-francamente-hip-hop-delas.
No dia seguinte, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Jardim Palmeiras receberá, das 9 às 12 horas, a "Oficina de Iniciação à Palhaçaria: primeiros tropeços", que tem o intuito de possibilitar o primeiro contato com a linguagem da palhaçaria.
Ainda no domingo, o Espaço Nulo também será palco de outra atração cultural, às 18 e às 20 horas. Trata-se de "REP - Série de Improvisos", que voltará no dia 22 de dezembro, nos mesmos horários. Para obter os ingressos da improvisação teatral, é necessário acessar o site https://www.espaconulo.com/events/rep-uma-serie-de-improvisos-estreia.
Semana
Já na terça-feira, 17, às 19 horas, o Projeto "Conto Mineiro" será realizado no auditório da Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada na rua Sacramento, 605, no Jardim Roselândia. Serão ensinadas as etapas de pré-produção, execução, objetivos e metas de projetos, além da pré-produção. No dia 20, sexta-feira, o IPRA (Instituto Práxis de Educação e Cultura) exibirá o curta-metragem IRIS, às 20 horas. O filme se passa em Franca, trazendo temas como aceitação, descoberta, precarização do trabalho e autoconhecimento. Após a exibição, haverá bate-papo sobre o curta-metragem. Os interessados deverão comparecer à rua Diogo Feijó, 1956, no bairro da Estação.
Música ao Alcance de Todos
O Projeto 'Música ao Alcance de Todos', da Prefeitura de Franca com o Instituto Três Colinas, também tem programação gratuita neste final de semana em três pontos com grande fluxo de pessoas, conforme a proposta.
As apresentações começam no sábado, 14, na Concha Acústica, localizada na praça Nossa Senhora das Graças, das 10 às 12 horas, com Artur Canto, levando música a quem estiver no Centro fazendo as compras de Natal. Depois, das 12 às 14 horas, o Coreto da praça Sabino Loureiro, na Estação, recebe o cantor Paulo Gimenes.
No domingo, 15, o músico Eduardo Ribeiro tocará no Complexo Poliesportivo, das 9h30 às 11h30.
O 'Música ao Alcance de Todos' será retomado na próxima semana, com apresentações no sábado e no domingo.