FEAC define datas para os Campeonatos Varzeano e Veterano de futebol

Futebol
     Dois campeonatos municipais importantes no calendário deste ano foram definidos pela Prefeitura e a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com a realização do Congresso Técnico, na última terça-feira, 26, sendo o Varzeano da Série B e de Veteranos, com início para o começo de junho
     A confirmação dos 26 clubes, distribuídos em 13 por categoria, ocorreu durante a reunião dos organizadores, com os dirigentes dos clubes. Atendendo a uma solicitação dos representantes das equipes do futebol Varzeano da cidade, foi concedido um prazo para a composição das equipes para a Série A.
     Em sua 4ª edição, o Campeonato Municipal de Futebol Varzeano tem início previsto para o dia 11 de junho e será disputado em 4 etapas, sendo a primeira, quartas de final, semifinal e final. A Prefeitura estará oferecendo a cada clube, um conjunto de uniformes. Cada agremiação terá direito a inscrever até 25 atletas, o que é possível estimar que cerca de 650 atletas estarão diretamente envolvidos, com as duas competições no final e começo de semestre.
     A agremiação que desistir da competição, depois de anunciada a inscrição, ficará automaticamente suspensa por 2 anos, não podendo participar de campeonatos organizados pela FEAC e seus parceiros. Na mesma situação vai se enquadrar o clube que der motivo a WO, estabelece o regulamento.

Participantes e formas de disputa
     O Campeonato Varzeano Série B será disputado por 13 equipes, que estão divididas em 2 grupos, sendo o Grupo A, com 7 agremiações e o Grupo B, com 6  equipes.

GRUPO A
Samba e Canção FC
U.R. Viloucura
Os Koringas FC
Coyotes FC
C.A. Zona Norte
Palermo City FC
Ibis São José

GRUPO B
Familia Lado A
Grêmio São José
Paraty FC
Anjo Negro EC
E.C. Skinão
EC XII de Outubro

A competição tem previsão de seguir até agosto. Na primeira fase, as equipes dos Grupos A e B jogarão dentro dos grupos em turno único, onde vão se classificar para a fase seguinte (quartas de final), as 4 equipes com maior número de pontos ganhos em cada um dos grupos.
     Na segunda fase, as 8 equipes classificadas na primeira fase serão divididos em 4 grupos de 2 equipes, onde jogarão entre si dentro de seus grupos, em confrontos de apenas jogos de ida e as equipes melhores classificadas na primeira fase levarão a vantagem do empate para o jogo da segunda fase.

Semifinal
     Na semifinal, as 4 equipes classificadas na segunda fase serão divididas em dois chaveamentos, com dois times em cada grupo, disputados em jogos eliminatórios. Se classificará para a disputa final da competição, a equipe que somar o maior número de pontos ganhos dentro do respectivo chaveamento, considerado os resultados obtidos nesta fase. A grande decisão da competição será  entre as 2 classificadas para a fase final, uma do grupo G e a outra do grupo H, com dois jogos, sagrando-se campeã aquela que obtiver maior pontuação obtidos nessa etapa.

Campeonato de Veteranos
     O Varzeano de Futebol, categoria Veteranos, para atletas com 40 anos ou mais, também terá início dia 11 de junho, com 13 agremiações confirmadas, conforme a deliberação no Congresso Técnico, da última terça-feira. As equipes ficaram distribuídas em dois grupos, sendo:
Grupo A
Casa do Fiat
E.C. Leporace
Miramontes EC
Paulistano EC
Samba e Canção FC
Grêmio São José
F.C Barbearia

Grupo B
Palestina FC
Palermo City FC
EC XII de Outubro
Amigos do Aeroporto
Roma FC
RB Sports

A competição será realizada entre os meses de junho e agosto e será disputada em 4 etapas, sendo a primeira fase, quartas de final, fase semifinal e final, tendo os jogos dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10. Também haverá distribuição de informes, gratuitamente, a cada clube, por meio da FEAC. Nesse primeiro momento, as equipes jogarão entre si dentro dos grupo em turno único, onde vão se classificar para a etapa seguinte, as 4 equipes com maior pontuação em cada grupo. A segunda fase, com 8 agremiações, será disputada em 4 grupos, com duas equipes distribuídas nos grupos C, D, E e F, jogando entre si dentro de seus grupos em confronto único.
     A segunda fase, terá as 8 equipes classificadas na primeira fase, divididos em 4  grupos de 2 equipes, sendo distribuídas da seguinte forma, que jogarão entre si dentro de seus grupos, em confronto único. Classificarão as equipes vencedoras, sendo que a semifinal terá 4 participantes, que farão jogos eliminatórios, indo para a final os vencedores, cuja decisão final se dará com dois confrontos, entre o vencedor do grupo G e do grupo H.