Homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 32

Homenagem 9 de julho2 Medium

A Prefeitura de Franca prestou no último domingo, 9 de julho, em dois momentos, uma marcante homenagem nas comemorações do aniversário de 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenagear os ex combatentes, a Prefeitura de Franca em conjunto com a FEAC e o Museu Histórico organizou duas cerimônias: a primeira teve início às 8h30 e aconteceu na Praça 9 de Julho onde fica o Monumento ao Soldado Constitucionalista, que recebeu uma coroa de flores, ato acompanhado do Toque de Silêncio em respeito aos soldados mortos em batalha, mas também extensivo a todos corajosos combatentes que estiveram na frente de luta e seus familiares. A cerimônia contou com autoridades locais, familiares dos ex-combantentes e convidados.

Logo depois da solenidade cívica, os presentes foram convidados a se dirigirem ao Museu Histórico Municipal ‘José Chiachiri’, onde foram mostrados o fardamento, as armas e objetos utilizados pelos soldados, e também exibido um vídeo organizado pela Divisão de Cultura da FEAC e pelo Museu Histórico, retratando a participação dos soldados paulistas na Revolução.  De Franca e região foram mais de 700 soldados voluntários, 9 pereceram na guerra.

Na oportunidade, os familiares dos voluntários também foram homenageados com uma placa de reconhecimento e gratidão. O Museu Histórico está localizado na rua Campos Salles, 2210, centro, esquina com a rua General Carneiro.

Entre as homenagens que esses valorosos combatentes receberam, destacam-se as vias públicas em diversos pontos da cidade que levam seus nomes. São eles: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme de Aguilar Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Masini e Octacílio Dias Fernandes. Além destas, destaca-se a famosa Rua Voluntários da Franca, que homenageia a todos combatentes.