Conselhos contam com destinação do IR para aumentar receitas

Com a proximidade do final do ano, os contribuintes do Imposto de Renda, pessoas físicas e jurídicas tem uma boa oportunidade de praticar uma boa ação e ainda terem os valores abatidos no momento da declaração, em 2018. Os Conselhos Municipais trabalham para sensibilizar os vários segmentos e com isso melhorar suas receitas, permitindo que possam incrementar suas ações e projetos de atendimento ao seu público, seja ele formado por crianças, pessoas idosas, de assistência em saúde e outros.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente anualmente lidera ações no sentido de difundir essa prática e mostrar como a destinação pode ser feita, usando o slogan da campanha Você ajuda, mas quem paga é o leão! Isso pode transformar a realidade de milhares de crianças e adolescentes do município de Franca através da destinação de parte de seu imposto de renda para o Fundo. A destinação não traz ônus para o contribuinte e deve ser feita até o dia 28 deste mês. Ao boleto pode ser baixado no site da Prefeitura (portalfranca.sp.gov.br).

Não se trata de doação, é destinação/antecipação de parte do IR, onde o declarante pode deduzir na declaração. Outras informações sobre a campanha poderão ser obtidas no endereço www.seufuturo.org.br e escritórios de contabilidade.

Potencial de R$ 6,5 milhões

Uma outra informação relevante é a capacidade estimada de arrecadação na cidade na ordem de R$ 6,5 milhões, o que pode garantir o impulsionamento de novos projetos sociais. Em torno de 1,1 mil crianças e adolescentes poderiam receber suporte só do CMDCAF (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca), caso a destinação do Imposto de Renda ao Fundo da Criança e Adolescente tivesse tido maior adesão. Este ano a captação ficou bem aquém do potencial, em pouco mais $ 565,9 mil.

Mesmo assim o Conselho aprovou 12 projetos sociais de um total de 17 que foram apresentados no Edital de Chamamento de 2017, apoiando atividades de esporte, lazer e cultura a mais de 5 mil crianças e adolescentes em 2017. Assim, para melhorar esse cenário, contribuintes aptos a destinar e que queiram fomentar mais trabalhos sociais no próximo ano tem até o dia 28 deste mês para fazer a destinação de seu IR.

Em caso de dúvidas o correto é que busquem orientações com o seu contador ou no próprio Conselho, tel. 3721-4918, com opções de destinar 3% este mês e outros 3% no ato da declaração, em abril do ano que vem. É dada também a opção ao contribuinte, de vincular sua destinação a entidade que desejar, cuja relação com os nomes pode ser encontrada também no portal.