Vence nesta sexta o prazo para pagar o IPTU com desconto de 10%

O prazo para o pagamento do IPTU-2020 com desconto de 10% termina nesta sexta-feira, 24, e, por conta disso, a Secretaria de Finanças está reforçando o alerta aos contribuintes para que, havendo condições, não percam essa oportunidade e façam a quitação em cota única. Também está orientando a título de esclarecimento, que aquelas pessoas que receberam o carnê com valores lançados incorretamente (acima da correção do período, de 2,55%), independente das reclamações protocoladas, a Secretaria fará uma verificação em seu Sistema de Cadastro e o que foi lançado erradamente será corrigido e mediante processo administrativo o contribuinte será informado e ressarcido.

Aliado a essa providência, de apuração geral das situações com valores bem diferentes do que foi pago no ano passado (2,55%), os contribuintes estão sendo orientados a fazer seus pedidos de revisão, enviando a solicitação através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É essencial que coloquem o cadastro e endereço do imóvel para facilitar a identificação.

A garantia dada pela Secretaria de Finanças é de que nenhum contribuinte será prejudicado e se ele pagou a mais, por conta de uma inserção de dados indevida no Sistema de Cadastro Imobiliário, ele será ressarcido após a verificação que será feita em cada pedido. Com relação as formas de pagamento do IPTU com esse desconto especial, o prazo encerra-se nesta sexta-feira e devem ser feitos na rede bancária e também casas lotéricas conveniadas. Depois dessa data o pagamento até o dia 17 de fevereiro, em cota única ainda garantirá 5% de desconto.

As pessoas que não receberam o carnê, podem retirá-los gratuitamente na Central de Atendimento, durante o horário normal de funcionamento das 8h30 às 16 horas, que será emitido gratuitamente. Outro meio é acessando o site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br). Até o dia 16 de março o pagamento poderá ser feito em cota única, sem desconto ou em parcelas, de acordo com o valor global lançado em cada notificação. O contribuinte que quitar o imposto até março poderá concorrer ao Prêmio IPTU em Dia, cujo sorteio acontecerá no final de março pela Loteria Federal.

REGIÕES

Nesta quinta-feira, avançando nas apurações e nas análises das reclamações registradas, a Secretaria de Finanças revelou que estima em 2 mil o número de cadastros que tiveram problemas com essa inserção indevida de dados, gerando valores equivocados que serão revistos.

A orientação é que as pessoas observando essa situação, que entrem em contato com a Prefeitura, através do e-mail já mencionado anteriormente ou comparecendo na Central de Atendimento. Também foi revelado que entre as regiões com cadastros que tiveram variações nos valores acima da correção oficial constam: Parques dos Pinhais, Leporace, Vila Imperador, Jardins do Éden e Aeroporto, além de alguns setores da área central.

Outra medida tomada pela Secretaria de Finanças foi a abertura de um procedimento administrativo para que sejam apuradas as responsabilidades.