Ministro coloca Internet para todos a disposição da Prefeitura

Conectar os mais distantes e isolados ambientes com o mundo virtual e integrar essas populações. Este resumidamente pode ser definido o programa Internet para Todos, do Governo Federal, apresentado no sábado à tarde em Franca, no gabinete do prefeito Gílson de Souza, pelo ministro Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Na ocasião o Ministro falou do investimento feito pelo Governo da União na ordem de R$ 3 milhões para o lançamento do foguete com essa tecnologia em maio do ano passado, o qual está orbitando no espaço é já permitindo o acesso à internet de brasileiros dos mais distantes rincões do país.

Saudado inicialmente pelo prefeito da cidade, Gilson de Souza, que também é presidente do COMAM (Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana), lembrou brevemente de sua trajetória na vida pública e o quanto Kassab o auxiliou, com sua experiência, em seu primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia. Também contou um pouco das ações incrementadas na cidade, buscando oferecer serviços de qualidade e que sentia muito grato pela escolha de Franca para o lançamento do Internet Para Todos, pois entendia que a tecnologia hoje é uma ferramenta indispensável nesse processo, beneficiando uma extensa região, agradecendo os outros prefeitos, vereadores e demais autoridades participantes do ato.

Cerimônia conduzida com celeridade, o ministro Kassab na sequência resumiu em linhas gerais o alcance do Internet Para Todos, os recursos empenhados e chamou os dirigentes municipais a correrem contra o tempo, bastando que preparem um projeto que inicialmente deve ser aprovado em cada legislativo, autorizando o convênio da Prefeitura. No caso de Franca, nesta segunda-feira as primeiras providências já foram tomadas pela secretaria de Assuntos Estratégicos e a Divisão de Tecnologia da Informação, cadastrando um profissional junto ao MCTIC, para na sequência formalizar o desejo de adesão da Prefeitura para as providências complementares.

Mais de mil pontos com recursos da banda larga serão disponibilizados para atender especialmente as áreas da Educação e Saúde, funcionando no caso de Franca, como suporte e reforço a estrutura já existente, melhorando os serviços nas Unidades de Saúde, Escolas, Creches, Ambulatórios e demais equipamentos ainda com algum tipo de dificuldade. E na região, especialmente zonas rurais, levando o sinal para aqueles pontos onde hoje celular não funciona, ou seja, as pessoas para utilizá-los precisam se deslocar e procurar pontos alto para conseguir falar.

Um técnico da Telebrás na sequência fez a exposição com data show, do lançamento do satélite e como a tecnologia vem sendo disseminada por todo o País, beneficiando aquelas pessoas que até então viviam isoladas do mundo virtual, em razão da localização geográfica. Com as providências em andamento através da área de Tecnologia da Informação, na sequência a elaboração do projeto para votação do legislativo, onde devem constar a cessão das áreas, custos da energia e isenção do ISS, entre outras obrigações, a Prefeitura de Franca começou a fazer ‘sua lição de casa’.

Essas medidas são válidas para todas as Prefeituras que precisam se conectar com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Lá receberão todas orientações e instruções a respeito.