Email  

Meio Ambiente

Oficina sobre prevenção de incêndios atraiu grande público

 

defesacivil04 Medium

     Com a presença de autoridades, representantes de órgãos de segurança e de prefeituras da região, o auditório do Centro Universitário (Uni-FACEF) recebeu grande público, nesta terça-feira 25, para assistir a Oficina Preparatória sobre Estiagens, que tratou da prevenção de incêndios no período de seca.

     O evento contou com o apoio da Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviço e Meio Ambiente. O secretário da pasta Orivaldo Donzelli esteve presente   e, em nome do prefeito Gilson de Souza, impossibilitado de comparecer por compromisso inadiável no gabinete, agradeceu a presença de todos, se dizendo feliz pela expressiva presença do público.

     Depois da abertura solene, realizada por Donzelli, os trabalhos teóricos foram iniciados, com várias palestras proferidas por representantes da CEDEC/SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo), por integrantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros de Franca.

     Ao longo da manhã, foram expostas e discutidas situações de anormalidade – que normalmente são focos de incêndios –, mostradas ações da “Operação Corta-Fogo”; funcionalidade e uso das aeronaves de combate a incêndios; componentes do Kit Estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais; entre outras ações de prevenção e combate a incêndios.

     Extrapolando o tema prinicipal, foram abordadas questões sobre proteção ao Meio Ambiente, combate e prevenção ao Aedes aegypti e esclarecimentos sobre o Programa Município Verde Azul.

     O período da tarde foi reservado para as atividades práticas, que aconteceram no pátio do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Franca. Os organizadores da Oficina entregaram aos representantes das cidades participantes os Kits de Estiagem, compostos por equipamentos básicos para equipar uma brigada de incêndio.

     A presença de Franca foi marcante, com a participação de dezenas de agentes públicos, especialmente da Guarda Civil, que com muita atenção aos conteúdos transmitidos, mostraram engajamento na imprescindível prevenção para evitar problemas sérios com as potenciais ocorrências de incêndio no período de estiagem.

Prefeitura revitaliza passarelas em toda cidade

 

passarela recup Medium

     A secretaria de Serviços e Meio Ambiente está concluindo um trabalho interessante que envolve a recuperação e revitalização de pelo menos 28 passarelas em toda a cidade. Elas foram identificadas e avaliadas como sem condições de utilização, algumas das quais faltando peças e com estrutura de sustentação comprometida.

     Dos Jardins Luiza, Vera Cruz, Pinheiros I e II, Moreira Júnior, Dermínio, passando pelos Córregos dos Bagres e Cubatão em diversos locais, até o residencial Jovita de Melo, foram detectadas situações em que foi preciso uma pronta intervenção. Isso levando em consideração o risco que representavam para os usuários.

     A preocupação inicial da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente foi instalar novamente as peças que estavam em falta, como corrimãos de proteção para os pedestres, ausência de grades, além do reforço das estruturas de sustentação comprometidas. Junto com essa manutenção foi feita a limpeza dos locais próximos, especialmente nos bairros, onde o matagal tomava conta de grande parte das passagens, até obstruindo a circulação das pessoas.

     Também foi providenciada a pintura geral desses dispositivos, reforçando a sinalização de solo em alguns locais, com apoio das equipes técnicas da Emdef, especialmente nas Avenidas Hélio Palermo e Ismael Alonso y Alonso, onde existem travessias para pedestres. Pelo menos 22 das passarelas relacionadas já foram revitalizadas e passarão a ter uma manutenção periódica das equipes da Prefeitura.

Prefeitura recupera galerias na Vila Santa Terezinha

galeriassantaterezinha02 Medium

     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, trabalha na recuperação de um trecho de galerias rompidas na Vila Santa Terezinha, nas imediações da Unidade Básica de Saúde do bairro. Ao começar os serviços, na segunda-feira, 10 de abril, os funcionários logo identificaram as razões do rompimento da tubulação: a existência de lixo, pedaços de móveis, garrafas pets e todo tipo de material atirado indevidamente pela população nas ruas.

     As obras estão concentradas em um dos quarteirões da Rua Frei Agostinho de Jesus, que precisou ter o trânsito reduzido para a movimentação das máquinas, oferecendo segurança aos transeuntes e aos trabalhadores. Conforme um dos encarregados pelas obras, a tubulação danificada foi removida e outras novas estão sendo instaladas, numa extensão aproximada de 40 metros. A previsão é de que a finalização dos serviços aconteça até esta quinta-feira, 13.

     A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente informa que estão sendo feitas intervenções em pelo menos em 12 pontos diferentes da cidade nos últimos dias, envolvendo troca de tubulação nas galerias, em todas elas, a obstrução foi provocada por objetos atirados nas redes.

     Desde a última segunda-feira 10, ações preventivas estão sendo realizadas nos córregos da cidade, envolvendo reparos nas paredes de contenção e remoção de entulhos dos leitos d´água, para evitar inundações.

Prefeitura realiza limpeza nos córregos da cidade

 

limpezamaginal02 Medium

     A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, deu início nessa segunda-feira 10 de abril, a uma grande operação de limpeza dos três principais córregos que cortam a cidade, começando pelo Córrego dos Bagres, na altura da Vila Flores, seguindo até os fundos do Jardim Pedreiras e Jardim Consolação, margeando as avenidas Hélio Palermo e Antônio Barbosa Filho.  

     Numa segunda etapa, serão atendidos os Córregos Cubatão e Espraiado.

     A ação envolve máquinas adequadas para acessar o leito do córrego e caminhões para fazer o transporte dos materiais recolhidos, consistindo em pedras, restos de móveis, pneus e utensílios domésticos, que são indevidamente atirados nesses leitos. Neste sentido, a secretaria de Serviços e Meio Ambiente reitera o apelo, já feito em outras ocasiões, para que as pessoas não atirem objetos nos córregos, pois isso acarreta obstrução do curso da água, podendo gerar inundações.

     De acordo com as informações da secretária da pasta Rosaura Garcia Zuccolo, a ação foi pauta de reunião com o prefeito Gílson de Souza, chegando à conclusão da necessidade imediata da realização do trabalho, de forma ampla e preventiva, compreendendo também reparos nos taludes de sustentação das laterais dos córregos. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais