A Prefeitura de Franca aderiu ao SEI Cidades (plataforma digital de gestão eletrônica de documentos e processos), operada pelo Governo do Estado de São Paulo, a partir de um acordo de cooperação técnica firmado com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Ela foi disponibilizada para os 645 municípios paulistas, cujo objetivo é ampliar a transformação dos procedimentos, permitindo maior agilidade nos trâmites e redução de custos, eliminando a utilização de papeis.
Desde a última segunda-feira, colaboradores designados por cada uma das secretarias da Prefeitura estão participando, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), de um treinamento ministrado por equipes de TI (Tecnologia da Informação), da própria Prefeitura que, anteriormente, participaram de uma capacitação em São Paulo. O objetivo é prepará-los e qualificar os servidores para que a partir de 2025, o novo sistema seja gradativamente implantado, tendo como ponto de partida a Central de Atendimento (protocolos em geral) e demais departamentos que trabalham com trâmites de documentos.
Para a próxima semana, está programado um treinamento complementar e presencial com profissionais da Prodesp, empresa de informática do governo paulista, também no Uni-Facef, das 9h30 às 16h30, atividade que seguirá no dia seguinte. Especializada no desenvolvimento e implementação de programas e soluções para os órgãos estaduais e Prefeituras, sempre focada na dinamização dos serviços, melhoria de processos operacionais, da gestão do Estado e do atendimento ao cidadão. Participarão além dos servidores locais, dos municípios da região.
Para o secretário de Administração e Recursos Humanos, Petersson Faciroli, o intuito ao implantar o SEI Cidades em Franca, além de melhorar a eficiência dos serviços prestados, conectados com o mundo tecnológico é diminuir o consumo de papel e também reduzindo gastos. Estimativas preliminares indicam que o consumo anual de papel em toda a estrutura administrativa da Prefeitura que, em 2024 chegou a aproximadamente 110 toneladas, poderá ser reduzido em, pelo menos, 40%, representando uma economia em recursos na ordem de R$ 500 mil por ano.
No Estado
O SEI Cidades utiliza o Sistema Eletrônico de Informações, plataforma para a gestão digital de documentos e processos, desenvolvida pelo TRF-4. No Governo de São Paulo, o sistema está agilizando processos internos, reduzindo o uso de papel, otimizando o tempo e recursos e ainda facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços governamentais de maneira mais ágil e descomplicada.
Informações do início deste ano, conforme fonte do próprio Estado, indicam que com o SEI no Governo de São Paulo, eram mais de 252,5 mil usuários habilitados com o trâmite de cerca de 4,16 milhões de processos e documentos administrativos entre os 84 órgãos e autarquias estaduais. Ao colocar todos os processos de forma eletrônica, a economia de papel representou 40,7 mil pés de eucaliptos preservados e poupou R$ 960 milhões para o Estado.