Agente de vetor observa planta em busca de água parada que pode transformar em um foco do mosquito transmissor da dengue
Agente de vetor observa planta em busca de água parada que pode transformar em um foco do mosquito transmissor da dengue
A Unidade Básica de Saúde, do Jardim Guanabara, passou por melhorias nos últimos dias
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu orientações da Secretaria Estadual e prepara para o começo de fevereiro, iniciando no próximo dia 10 de fevereiro, a Campanha Seletiva contra o Sarampo, em sua primeira etapa. O objetivo da mobilização é complementar o esquema vacinal e não indiscriminada, ou seja, terá como população alvo prioritariamente as crianças a partir dos 5 anos a adolescentes até 19 anos e 11 meses.
A primeira etapa da imunização será realizada entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março, sendo que no próximo dia 15 está previsto o Dia de Mobilização Nacional (Dia D), em que as equipes trabalharão o sábado todo, com atendimento na rede de UBS. Uma outra observação é que toda a população, a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960 (com 60 anos ou mais) para atualização da situação vacinal devem procurar os serviços de vacinação na rede pública.
Durante esse período a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura informa que também será disponibilizada a vacina contra febre amarela (atenuada) para toda a população, a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal. Os pais ou responsáveis devem estar atentos pois precisam ser vacinadas todas as crianças na faixa etária de 4 a 7 anos, nascidas a partir de 2013 e que não receberam a dose de reforço.
Outras informações pelo telefone 3711-9435, com Marina Guedes de Freitas, da Vigilância Epidemiológica.
Agente de vetores observa lixo jogado em terreno baldio que pode acumular água e servir de criadouro do mosquito da dengue
A Prefeitura, em parceria com a EPTV, está com as inscrições abertas para a campanha “O Mosquito não tira férias”, que segue até o dia 29 de fevereiro. A ação tem como objetivo abranger o combate ao mosquito Aedes Aegypti, incentivando a criatividade de alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas.
Os candidatos devem enviar as imagens de vídeo ou foto do antes e depois dos seus projetos/ações contra o mosquito da dengue, que serão avaliados por uma comissão especialista no assunto. As inscrições devem ser feitas pelo site da EPTV: https://institucional.eptv.com.br/eventos/institucionais/mutiraoregional/mosquito-nao-tira-ferias/.
Serão premiados os três melhores projetos/ações desenvolvidos, por região, com um troféu, brindes e um certificado. Além de serem reconhecidos pelos projetos idealizados, terão o conteúdo divulgado na programação da EPTV. O resultado do concurso será divulgado no site e os prêmios serão entregues pela emissora, ambos em uma data a ser definida.
A parceria com as escolas é fundamental para a campanha atingir o seu objetivo de mobilizar e conscientizar a população. A campanha conscientiza sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti como dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela.