Saúde
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19
Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)
Prefeitura firma parceria para capacitação de profissionais sobre a Saúde da Mulher
Uma parceria entre a Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde, o Centro de Referência da Saúde da Mulher do Hospital Pérola Byington e o Instituto Avon, vai possibilitar a realização do Projeto Diretrizes Custo - Efetivas em Saúde da Mulher, visando a capacitação gratuita para médicos, enfermeiros e gestores da cidade.
Uma reunião nesta sexta-feira, 24, envolvendo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, Cristina Aparecida Carnevali, diretora técnica de Saúde I do Hospital Pérola Byington, o médico ginecologista da rede municipal, Sélvio Machado Simon e representantes das faculdades de Medicina da Unifran e Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), serviu para definir o cronograma do evento.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, informou que o Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher está previsto para o dia 5 de agosto, em local a ser definido, no período das 8h30 às 12h, destinado a 60 profissionais, onde serão abordadas questões sobre a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário, a importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos, apresentação de casos clínicos de doenças benignas e malignas de mama, de colo uterino, ovário e endométrio, anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade e ao final, será entregue o Manual de Condutas em Ginecologia aos participantes.
Segundo ela, o objetivo desta parceria é conhecer ações bem sucedidas já realizadas, visando a triagem resolutiva de lesões suspeitas de malignidade ginecológicas e mamárias, evitando referenciar os casos benignos e priorizar os suspeitos de malignidade, com a detecção precoce do Câncer Ginecológico e Mamário.
Franca inicia aplicação da 4ª Dose para pessoas com 40 anos ou mais
A Vigilância Epidemiológica dará início na próxima segunda-feira, 27, após o recebimento de uma nova grade de vacinas do Governo do Estado, a aplicação da 4ª dose dos imunizantes contra a Covid-19, para pessoas com idade de 40 anos ou mais. Até esta sexta-feira, a segunda dose de reforço estava disponível apenas para pessoas na faixa etária de 50 anos ou mais, trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.
Antes de receber a quarta dose, os interessados deverão observar o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira aplicação, e posteriormente, poderão comparecer as unidades de saúde, apresentando um documento de identidade e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
Segundo a Secretaria de Saúde, até a última quinta-feira, foram aplicadas 813.438 vacinas contra a Covid-19, sendo 319.082 para a primeira, 287.689 para a segunda aplicação, 167.636 para a terceira dose e 39.031 para a quarta dose.
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para a próxima segunda-feira, 27, que contará com 8 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 16h.
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA
Na UBS Horto, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
1ª e 2ª DOSES (6 ANOS OU MAIS), POPULAÇÃO EM GERAL, PCD, COMORBIDADES / 3ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - IMUNOSSUPRIMIDOS - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
Nas UBS's Paulista, Santa Clara e Leporace, das 8 às 16h. Lembrando que as crianças nessa faixa etária deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 1ª, 2ª , 3ª DOSES GESTANTES / 5ª DOSE IMUNOSSOPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - PFIZER
A primeira dose para pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e profissionais de saúde, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, além da quinta dose para Imunossuprimidos, com 50 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Aeroporto 3, no horário das 8 às 16h.
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS ) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA
A primeira, segunda e terceira aplicações para a faixa etária de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, quinta dose para os imunossuprimidos (50 anos ou mais), estarão disponíveis na UBS Brasilândia, das 8 às 16h. As pessoas deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
O segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço. Para receber a 4ª dose, as pessoas com 40 anos ou mais, deverão observar o intervalo de quatro meses de recebimento da terceira dose.
1ª, 3ª E 4ª DOSES ADICIONAIS (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DA SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (50 ANOS OU MAIS)- JANSSEN
A primeira, terceira e quarta doses adicionais para pessoas, com idade de 18 anos ou mais, quarta dose para pessoas com 40 anos ou mais e profissionais da saúde, quinta dose imunossuprimidos, com 50 anos ou mais, da vacina Janssen, estarão disponíveis nas UBS's Ângela Rosa e Estação, das 8h às 16h. Para a aplicação da quarta dose, podem tomar o imunizante as pessoas que tiverem o intervalo de 4 meses após a terceira dose.