Email  

Saúde

Vigilância Sanitária notifica mais de 80 donos de terrenos para limpeza

Arrastao da dengue 5 original

      A Vigilância Sanitária de Franca publicou, no Diário Oficial do Município do último sábado, um edital de notificação para que proprietários de 83 loteamentos façam a limpeza dos terrenos no prazo de 15 dias.
      As áreas estão em bairros como Santo Agostinho, São José, Chácara São Paulo, Primo Meneghetti, Engenho Queimado, City Petrópolis, Jardins Adelinha, Aeroporto 3, Piratininga, Petráglia, Martins, Integração, Pulicano, Santa Bárbara, Santa Eugênia, Santana, São Vicente, Parque das Esmeraldas, Brasilândia, Zanetti, Dom Pedro, Progresso, Santa Clara, Residencial Jovita de Melo, Vila Santa Cruz e Sítio Pedreiras.
      Caso os lotes não sejam limpos pelos donos em duas semanas, haverá aplicação de multa. Se a limpeza for feita pela Secretaria de Meio Ambiente, será cobrado ainda o valor de R$ 0,064 da Unidade Fiscal do Município de Franca (UFMF) por metro quadrado do imóvel, conforme determina a legislação em vigência. Neste caso, o custo pode chegar a mais de R$ 1,2 mil para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados, além da multa.
      Estas publicações da Vigilância são realizadas com base no disposto no Código de Posturas do Município, que estabelece ser obrigação dos proprietários manterem seus imóveis limpos, evitando o surgimento de insetos, animais peçonhentos e se transformarem em criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O documento pode ser conferido na íntegra pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2729-15032025.pdf.
 
‘Arrastão da Dengue’
      Além da limpeza de terrenos, outra medida da Prefeitura para acabar com os criadouros do Aedes aegypti é o ‘Arrastão da Dengue’, que está acontecendo aos sábados em diversas regiões da cidade.
      No último sábado, os bairros Conceição Leite e Vila Santos Dumont receberam a ação. Mais de 2,6 toneladas de materiais inservíveis foram coletadas, além de ter sido feito um trabalho de orientação e conscientização com os moradores.
      Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, a Saúde já realizou 'Arrastões da Dengue' nos Jardins do Éden/Palma, Aeroporto 3/Santa Bárbara, Vila São Sebastião, Leporace e Vila Santa Terezinha, Ângela Rosa, além do 'Dia D' na Feira Livre da Estação.

Franca recebe duas novas viaturas para o SAMU

ambulancias SAMU original

      Franca recebeu duas novas viaturas de suporte básico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A entrega ocorreu na última semana, durante uma cerimônia realizada pelo Governo Federal, em Sorocaba.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, que esteve no evento, representando o prefeito Alexandre Ferreira, disse que as novas viaturas serão incorporadas à frota atual, após a regularização dos documentos. Cada veículo conta com uma mochila, cadeira de rodas, pranchas e sistema de rede para oxigênio.
      A última vez em que a cidade foi contemplada com uma viatura de suporte básico foi em 2019. Hoje, com uma população estimada de 370 mil habitantes, o SAMU de Franca atende também os municípios da malha viária da região. Conta com uma frota de viaturas para Suportes Básico e Avançado, estas últimas dotadas de mais equipamentos e recursos que possibilitam oferecer uma assistência mais completa até que o paciente seja encaminhado a um hospital.
      
Serviço de Urgência 192
      O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é gratuito, acessado pelo 192 e funciona 24 horas diariamente. Em Franca, a unidade está instalada na Alameda Vicente Leporace, no Parque dos Pinhais, região Norte, anexa a sede da Guarda Civil.
      Ao ligarem para o telefone 192, as pessoas são atendidas em uma Central de Referência e direcionadas para a Regulação das Urgências, onde com as informações recebidas é feita a classificação do nível de urgência e deslocada a equipe para o atendimento.

Conceição Leite e Santos Dumont recebem 'Arrastão da Dengue' neste sábado

Arrastao da Dengue 1 3 original
 
      Os bairros Conceição Leite e Vila Santos Dumont receberão neste sábado, 15, o 'Arrastão da Dengue', uma ação que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue.
      O trabalho está previsto para começar às 8 horas, quando agentes de saúde percorrerão várias ruas dos dois bairros, orientando os moradores sobre medidas preventivas e a eliminação de criadouros do Aedes aegypti. Enquanto isto, a Secretaria de Infraestrutura disponibilizará caminhões e equipes para recolher materiais inservíveis, que devem ser separados e deixados sobre as calçadas.
      O objetivo da ação, segundo Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, é manter a população engajada nesse trabalho preventivo, realizado rotineiramente em toda a cidade.
      O trabalho é em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, o que possibilita melhores resultados e facilita a destinação correta de materiais descartáveis pelos moradores.
      Já foram realizados 'Arrastões da Dengue' nos Jardins do Éden/Palma, Aeroporto 3/Santa Bárbara, Vila São Sebastião, Leporace e Vila Santa Terezinha, Ângela Rosa, além do 'Dia D' na Feira Livre da Estação.
      Até o momento, a cidade registrou 692 casos positivos de dengue.
 

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 3 toneladas de entulhos

Arrastao da Dengue 1 2 original
 
      A luta contra a dengue segue em Franca. A última edição do 'Arrastão' aconteceu no último sábado, na região do Jardim Ângela Rosa e percorreu as ruas próximas às avenidas Eliza Verzola Gosuen, Ângelo Pedro e rua Cesário João Careta. Foram recolhidas pouco mais de 3 toneladas de entulhos e objetos descartáveis.
      O objetivo da ação é eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e terrenos livres de recipientes, que possam acumular água.
      De acordo com a Secretaria de Saúde, Franca registrou, até o momento, 652 casos da doença.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que as ações vão continuar e ressaltou a importância da colaboração da população. “A prevenção continua sendo a melhor estratégia e a colaboração dos moradores é fundamental para impedir que a situação se agrave”, disse.
      Como contribuir para o combate à dengue?
– Evite deixar água parada em vasos de plantas, garrafas, pneus e outros recipientes.
– Mantenha caixas d’água, tonéis e barris devidamente tampados.
– Limpe calhas e ralos regularmente.
– Descarte corretamente materiais que possam acumular água, como plásticos e latas.
– Permita a entrada dos agentes de saúde para inspeção e orientação.
 
Drone no Póli
      Também no último sábado, a Secretaria de Saúde utilizou um drone para pulverizar larvicida nas dependências do Complexo Poliesportivo, localizado entre o Residencial Paraíso e o Núcleo Alpha. A ação teve o intuito de eliminar focos de proliferação do mosquito em áreas de difícil acesso e de grande circulação de pessoas.
      A iniciativa, inovadora, faz parte do conjunto de ações preventivas que vêm sendo realizadas pela cidade para controlar a doença.

Saúde fará aplicação de larvicida com drone no Poliesportivo

Complexo Poliesportivo original
 
      A Secretaria de Saúde programou para a tarde deste sábado, a partir das 15 horas, uma pulverização de larvicida sobre as dependências do Complexo Poliesportivo, com a utilização de um drone. Para tanto, o município contará com a parceria de uma empresa especializada neste trabalho, cujo foco é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como Zika e Chikungunya.
      Para a aplicação da larvicida não haverá nenhuma alteração na rotina das atividades do público, que circula pelo Poliesportivo. O trabalho abrangerá todo o espaço aberto do centro de lazer, situado entre o Residencial Paraíso e Núcleo Alpha, compreendendo da avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, ruas dos Pracinhas e Alfredo Tozzi.
      Como o Poliesportivo é um local amplo, de muita vegetação, que recebe milhares de pessoas diariamente, esta é mais uma das medidas preventivas entre outras que seguem sendo realizadas por toda a cidade, como os 'Arrastões da Dengue' e visitas domiciliares com orientações aos moradores.
      Segundo a Secretaria de Saúde, depois de uma avaliação dos resultados, a iniciativa poderá ser expandida para outras regiões da cidade.  O drone é um equipamento dotado de recursos que podem ser utilizados para realização de levantamentos aéreos, identificação e atuação nos locais com dificuldades de acesso.
      Além desta ação, no período da manhã deste sábado, equipes da Secretarias de Saúde/Vigilância e Infraestrutura realizarão mais um 'Arrastão da Dengue', no Jardim Ângela Rosa.
      Atualmente, a cidade registrou cerca de 600 casos positivos de dengue, cujo combate depende da colaboração de toda a população.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais