Email  

Saúde

Informatização: Tablet se torna aliado no trabalho de agentes comunitários da Saúde

tablet saude original
 
      A Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, distribuiu aos agentes de saúde, tablets que estão sendo usados pelas equipes de Estratégia e Saúde da Família (ESF) nas visitas domiciliares. O uso da tecnologia mobile proporciona maior agilidade e qualidade ao trabalho dos agentes. Através do aparelho, eles podem verificar em tempo real o histórico das famílias e cadastrar novas informações, como por exemplo, se há uso de medicamentos contínuos e quais as principais necessidades delas. O registro dos dados é feito através do aplicativo "e-SUS Território". O app é um grande aliado no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
      De acordo com a secretária Waléria Mascarenhas, o uso da tecnologia facilita muito o trabalho dos agentes, que não precisam mais ficar preenchendo formulários de papel. “Antes de adotar os tablets, os agentes precisavam escrever as informações nas fichas e, somente após o retorno à unidade, poderiam registrá-las no sistema. Além do retrabalho, esta prática poderia ocasionar possíveis inconsistências nas informações quando digitalizadas. Agora, a informatização permite que os agentes melhorem o atendimento prestado”, disse.
      O tablet fornece acesso à versão off-line, assim os agentes conseguem cruzar informações, criar mapas epidemiológicos e acompanhar de perto a situação, por exemplo, de gestantes e doentes crônicos. Além disso, no momento da visita, é possível obter a localização geográfica do agente via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes.
      Inicialmente, o uso de tablets está acontecendo em unidades-piloto, que são: UBSs City Petrópolis, Paineiras e Parque do Horto. Em breve, será expandido para todas as unidades de Saúde da Família.

Saúde faz 'Arrastão da Dengue' no Jardim Aeroporto 3

Arrastao da Dengue original
 
      Neste sábado, 25, a Prefeitura de Franca fará o segundo ‘Arrastão da Dengue’. Equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente estarão no Jardim Aeroporto 3, no quadrilátero e adjacências que abrangem as ruas Leandro Fernandes Martins, Sara de Freitas, Denizar Trevisani e Martins Costa, a partir das 8 horas para orientar os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
      Além de orientar, os agentes estarão recolhendo materiais inservíveis, como latinhas, móveis velhos, geladeiras, sofás, guarda-roupas, papelão, dentre outros.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da ação para conter o avanço da doença. “É importante que a população verifique o quintal de sua casa e retire possíveis criadouros, colocando na calçada para que os agentes possam recolher. Esta luta é de todos. Nós precisamos muito do apoio da população, porque só assim vamos conseguir eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue”, disse.
       O secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, ressalta que os materiais somente serão recolhidos se estiverem nas calçadas. “Por isso é importante que no dia anterior ou logo cedo, às 7 horas, as pessoas já coloquem os objetos nas calçadas”, explicou.
      Waléria Mascarenhas também orientou que as pessoas verificarem as calhas das residências, onde pode ocorrer o acúmulo de água. “As calhas também podem estar acumulando água e ser um ambiente bem propício para a proliferação do mosquito”, disse.
      No último sábado, 18, aconteceu o primeiro 'Arrastão da Dengue' na região da Vila São Sebastião, onde cerca de 10 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas.
      De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Franca registrou até esta quarta-feira, 285 casos positivos de dengue.
 

Vigilância notifica proprietários para limpeza de 125 terrenos

terreno vago original
 
A Vigilância Sanitária de Franca publicou, no Diário Oficial do Município do último sábado, um edital de notificação para que proprietários de 125 imóveis façam a limpeza dos terrenos no prazo de 15 dias.
O documento pode ser conferido na íntegra pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2691-18012025.pdf. Os terrenos estão em bairros como Villagio Mundo Novo, Residencial Palermo, prolongamento Jardim Santa Bárbara, Estação, Parque Universitário, Centro, Jardim Pulicano, Atlanta Park e Jardim Tropical 2.
Caso os lotes não sejam limpos pelos donos em duas semanas, haverá aplicação de multa. Se a limpeza for feita pela Secretaria de Meio Ambiente, será cobrado ainda o valor de R$ 0,064 da Unidade Fiscal do Município de Franca (UFMF) por metro quadrado do imóvel, conforme determina a legislação em vigência. Neste caso, o custo pode chegar a mais de R$ 1 mil para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados, além da multa.
Estas publicações da Vigilância são realizadas com base no disposto no Código de Posturas do Município, que estabelece ser obrigação dos proprietários manterem seus imóveis limpos, evitando o surgimento de insetos, animais peçonhentos e se transformarem em criadouros do mosquito da dengue.

Saúde lança campanha com Franca Basquete contra a dengue

basquete dengue original
 
      Para conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde está com mais uma parceria na campanha de orientação. Agora, com a equipe do Franca Basquete.
      O anúncio da parceria aconteceu nesta sexta-feira, 17, no ginásio Pedrocão, durante o treino da equipe comandada pelo técnico Helinho Garcia, e contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, os mascotes da Vigilância, Andrezinho e Condessa Dengue, dirigentes do clube e jogadores.
      Para contribuir com a difusão de informações, neste sábado, no jogo contra o Paulistano, às 18 horas, o elenco vai entrar em quadra com uma faixa alusiva à campanha. A proposta é engajar a comunidade e garantir o bem-estar de todos.  
      Além disso, neste sábado, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente se unem para a primeira edição do ‘Arrastão da Dengue’ de 2025, das 8 às 13 horas. A ação acontecerá nos seguintes bairros: Engenho Queimado, Paulo Archeti, Parque Continental, Jardim Martins, Eldorado, Vila São Sebastião, Jardim Marília, Vila Pandolfo, Parque Vitória Régia e Condomínio Villa D’Itália.
      Para o trabalho, 20 agentes percorrerão as ruas para levar orientações aos moradores sobre os cuidados para evitar o mosquito Aedes aegypti, bem como manter corretamente os objetos que podem armazenar água sem riscos de se tornarem criadouros.
      Paralelamente a este trabalho de corpo a corpo feito nas casas por equipes da Vigilância Ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente estará em outra frente, com caminhões recolhendo inservíveis que devem ser separados previamente e deixados nas calçadas para serem recolhidos.
 

Prefeitura inicia mutirão de cirurgias eletivas

cirurgia de catarata original
 
Teve início nesta quinta-feira, a primeira etapa do mutirão de cirurgias eletivas realizado pela Prefeitura de Franca. Cerca de 80 pacientes realizaram o procedimento de catarata no Hospital dos Olhos, em Monte Azul Paulista, a 150 quilômetros de Franca. Os recursos para as cirurgias são de emendas estaduais e federais.
A Prefeitura está custeando as viagens em ônibus semileito para os pacientes e seus acompanhantes no pré e pós-operatórios. Ao todo, quatro ônibus com 20 pacientes e acompanhantes em cada um, saíram de Franca às 4 horas, 6h30, 9h30 e às 11 horas.
Sebastiana Aparecida de Oliveira, de 65 anos, que aguardava pela cirurgia desde o ano passado, embarcou no horário das 9h30. Ela contou que a catarata do olho esquerdo estava avançando rapidamente e corria o risco de perder a visão. "Estou ansiosa para fazer a cirurgia e esperando que eu tenha uma recuperação rápida, porque a visão é tudo, né", disse.
A paciente entrou no Centro Cirugico por volta das 14h30. O procedimento durou em torno de 5 minutos. "Graças a Deus foi rápido, não estou sentindo nada. O mutirão veio em boa hora. Fevereiro é meu aniversário e para mim foi um presente adiantado", contou.
Cristiane de Melo Lima, diretora do Departamento de Média e Alta Densidade Tecnológica, da secretaria de Saúde, informou que nos dias 20 e 28 de janeiro, cerca de 300 pacientes serão avaliados também para futuras cirurgias de catarata. "Além destes procedimentos, logo outros pacientes também serão chamados para outras especialidades como otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral e ginecologia", disse.
As cirurgias serão realizadas em Ituverava, Ipuã e Monte Azul Paulista. "A secretaria de Saúde alerta que os pacientes que estão aguardando as cirurgias mantenham seus cadastros atualizados e fiquem atentos às convocações que estão sendo feitas através do WhatsApp e por telefone", finalizou.
As pessoas, que passaram por cirurgia nesta quinta-feira, retornaram nesta sexta-feira para Monte Azul Paulista para avaliação médica e terão agendamento para o procedimento no outro olho, no dia 11 de fevereiro.

 
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais