Email  

Saúde

Prefeitura abre licitação para construção do CAPS Infantil

Projeto 3D CAPS Infantil original
 
      Foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 13, a abertura de licitação para contratar a empresa que construirá o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil de Franca, ao lado do novo NGA, no Jardim Botânico.
      O edital poderá ser conferido na íntegra através do link www.portaldecompraspublicas.com.br. As propostas serão aceitas até às 9h30 do dia 28 de fevereiro no sistema eletrônico do próprio site e a abertura ocorrerá em seguida. O licitante deverá enviar sua proposta mediante o preenchimento do valor unitário e total do item, preenchendo o prazo de validade da proposta, não podendo ser inferior a 60 dias.  
      O CAPS Infantil será entre a rua Ginez Garcia Garcia e a avenida Jaime Telini, em área de 750 metros quadrados com acessibilidade. A unidade atenderá crianças e adolescentes (até os 17 anos, 11 meses e 29 dias) com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes ou questões psíquicas causadas pelo uso de substâncias, como álcool e outros entorpecentes.
      A unidade contará com consultórios; refeitórios; diversas salas de atividades individuais e coletivas; setor de arquivo; sanitários; cozinhas; oficinas; parquinho; posto de enfermagem/triagem; recepção; sala de medicação; vestiários; áreas abertas para atividades; lavanderia; farmácia; cozinha; fraldário e setor administrativo.
      Para o prefeito Alexandre Ferreira, a construção do CAPS Infantil é de fundamental importância para o atendimento da população. “É um ganho para a saúde mental destas crianças e adolescentes, que hoje são acompanhados, por exemplo, no NAIA ou no Ambulatório de Saúde Mental e que para eles vai ser muito melhor, um ambiente mais moderno, mais acolhedor, mais humano, e, principalmente com soluções para os pacientes, crianças e adolescentes e paras famílias. Então o CAPS vem trazer muito mais tranquilidade, a gente fica muito feliz de poder entregar esta melhoria, este avanço”, ressaltou.

Jardins Palma e Éden recebem o 'Arrastão da Dengue' neste sábado

Arrastao Dengue original
 
      As Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente estarão mobilizadas com suas equipes neste sábado, 15 para a realização a partir das 8 horas, do 'Arrastão da Dengue' nos Jardins Palma e Éden, Região Leste da cidade. A iniciativa consistirá em visitas às residências e estabelecimentos comerciais com orientações aos moradores, onde as equipes de agentes de controle de vetores e um caminhão recolherão materiais inservíveis, que os moradores deixarem nas calçadas.
      Esta será a quinta edição do ‘Arrastão da Dengue’ que a Prefeitura realiza apenas neste ano, cujo objetivo é fortalecer a conscientização de cada morador, no sentido de dar sua contribuição, mantendo a casa sem água parada e ambientes que possam facilitar a proliferação das larvas do mosquito. Nas primeiras edições foram recolhidas mais de 24 toneladas de materiais, desde o último dia 18 de janeiro, na região da Vila São Sebastião. Outras áreas atendidas foram o Jardim Aeroporto 3, Leporace e Vila Santa Terezinha.
      Na mobilização deste sábado, as equipes estarão atendendo as avenidas Adhemar Pereira de Barros, Yolanda Ribeiro Novais e rua José Garcia Gomes, abrangendo o Jardim Palma e o prolongamento do Éden.
      Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, foram registrados 433 casos confirmados de dengue.
 
Dia ‘D’ na Feira-Livre
      A Secretaria de Saúde confirmou nesta quinta-feira, que já programou para o sábado, 22, o chamado ‘Dia D’, uma outra ação de orientação na Feira Livre que acontece na Estação, na avenida Integração.  Da mesma forma serão levadas informações com materiais de apoio aos feirantes e público a partir das 7 horas.

Mutirão da Saúde para vacinação começa nesta quinta-feira no shopping

vacina original
 
       A Secretaria de Saúde realiza, nesta quinta e sexta-feiras, um mutirão de vacinação em parceria com o Franca Shopping, que receberá a iniciativa das 11 às 17 horas.
      Quinze servidores estarão próximos ao espaço de brinquedos e recreação do shopping para aplicar as vacinas contra febre amarela, dTpa (difteria, tétano e coqueluque), HPV e Meningo ACWY.
      A vacina de febre amarela deve ser aplicada a partir de 9 meses, com reforço aos 4 anos. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose do imunizante antes de completar 5 anos, deverá receber um adicional, independentemente da idade, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
      Os adolescentes também poderão receber imunizantes, como o HPV (dos 9 aos 19 anos) e da Meningo ACWY, sendo dose única dos 11 aos 14 anos.
      Já a dTpa é indicada em caráter excepcional para trabalhadores de saúde que atuam na área da ginecologia, parto e pós-parto imediato, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), UCIs (Unidades de Cuidados Intensivos), neonatal, berçários e creches (que atendem crianças até 4 anos) e doulas.
      Além da imunização no shopping, em que é necessário estar com a documento pessoal e carteira de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e as Estratégias da Saúde da Família, das 8 às 16 horas, estão de portas abertas para vacinar a população. “É muito importante que o calendário de vacinação esteja em dia. Assim, todos ficam protegidos”, orientou Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
       O Franca Shopping fica na avenida Rio Negro, 1.100, no Jardim Roselândia. Para a gerente de marketing do centro de compras, Angelique Apolinário, esta parceria com a Prefeitura é positiva. “A ação de vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde, reforça essa missão ao facilitar o acesso a imunizações essenciais em um ambiente de grande circulação. Estamos muito felizes em contribuir para a ampliação da cobertura vacinal e convidamos todos a aproveitarem essa oportunidade para se protegerem e cuidarem da saúde”, ressaltou.

‘Arrastão da Dengue’ recolhe 24 toneladas de materiais em 4 sábados

Arrastao Dengue original
 
      As quatro edições do ‘Arrastão da Dengue’ resultaram na recolha de 24 toneladas de materiais inservíveis em quatro finais de semana, desde o dia 18 de janeiro. Trata-se de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de controlar os criadouros do mosquito e prevenir a propagação da doença.
      A edição mais recente aconteceu no último sábado, 8. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 1.230 quilos de materiais foram recolhidos na região da Vila Santa Terezinha.
      O mutirão já foi realizado nas regiões da Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto 3 e Leporace.
      Durante o ‘Arrastão’, além de orientação de como eliminar os criadouros do mosquito, os servidores recolheram materiais inservíveis que poderiam acumular água.
         Do início de janeiro até esta segunda-feira, 10, Franca contabilizou 405 casos positivos de dengue.

Saúde fará mutirão de vacinação no shopping

vacina original
 
      Como forma de incentivar a imunização, a Secretaria de Saúde realiza, na próxima semana, um mutirão de vacinação no Franca Shopping, que fica na avenida Rio Negro, 1.100, no Jardim Roselândia.
      A ação acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 11 às 17 horas. Quinze servidores estarão próximos ao espaço de brinquedos e recreação do shopping para aplicar as vacinas contra febre amarela, dTpa (difteria, tétano e coqueluque), HPV e Meningo ACWY.
      A dTpa é indicada em caráter excepcional para trabalhadores de saúde que atuam na área da ginecologia, parto e pós-parto imediato, UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), UCIs (Unidades de Cuidados Intensivos), neonatal, berçários e creches (que atendem crianças até 4 anos) e doulas.
      Já a de febre amarela deve ser aplicada a partir de 9 meses, com reforço aos 4 anos. Caso a criança tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma adicional, independentemente da idade, respeitando o intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
      Os adolescentes também poderão receber imunizantes, como o HPV (dos 9 aos 19 anos) e da Meningo ACWY, sendo dose única dos 11 aos 14 anos.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da parceria com o Franca Shopping. “Por ser em um local com grande fluxo de pessoas, esta ação ajudará a imunizar nossa população, que também pode se vacinar nas nossas Unidades Básicas de Saúde, das 8 às 19 horas de segunda a sexta-feira, e nas Estratégias da Saúde da Família, das 8 às 16 horas.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais