I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas

Os estudantes das redes públicas e particular de ensino tem prazo até o dia 15 de junho, através das próprias escolas onde estudam, para desenvolverem seus trabalhos e se inscrever para o I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas. A iniciativa é do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Sabe-se que cerca de 5% da população mundial usa drogas ilícitas, isso sem incluir o uso abusivo das drogas lícitas, por isso o dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. O Conselho Municipal Anti Drogas em Franca, tem como presidente Nélio César Lages Pires (1º Conselho Tutelar de Franca) e a temática escolhida ‘Drogas: Como Agir Para Prevenir?”;

O Concurso

A vice-presidente do Comad-Franca, Elaine Bezerra, também está empenhada na organização do concurso e reforça que “I Concurso Cultural de Prevenção às Drogas” promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas de Franca, e será realizado para todas as escolas Particulares, Municipais e Estaduais do Município de Franca, com período de produções do dia 7 de maio até 15 de junho de 2018. Ele cnsistirá na premiação de 3 participantes que obtiverem as melhores produções, de acordo com o parecer da Comissão Julgadora.

Os alunos participantes deverão considerar para todas as categorias com o tema proposto: “Drogas: Como agir para prevenir?” Também destaca que a cada dia o consumo de drogas cresce consideravelmente, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública, bem como de ordem social, o que compromete o futuro de uma nação, entretanto, é um assunto delicado e que merece atenção. Assim, faz-se necessário trazer elementos que contribuam para a reflexão de toda a comunidade escolar e, consequentemente, auxiliar nossas crianças e adolescentes nesse aspecto. É importante considerar a prevenção como o caminho para evitar o uso e o consumo abusivo de drogas, trazendo à tona os problemas e as consequências quanto ao uso dessas substâncias. O objetivo do concurso é estimular e subsidiar a implementação de ações de prevenção ao uso de drogas e promover a reflexão sobre esta temática nas escolas.

Organizado em 3 categorias, os trabalhos do Concurso deverão ser entregues até o dia 15 de junho próximo, na Delegacia Regional de Ensino (rua Francisco Maníglia, 200, Vila Chico Júlio. As categorias são:

1ª. Tirinhas: escolher1 Tirinha que poderá ser usada na campanha de Mobilização Social na prevenção e combate as drogas em 2019;

2ª. Redação: – Texto Informativo: escolher 1 texto Informativo com o Tema: “Drogas: como agir para prevenir?”.

3ª. Redação: Texto dissertativo-argumentativo: escolher 1 texto do gênero dissertativo-argumentativo com o tema: “Drogas: Como agir para prevenir? ”.

Depois de entregues, entre 19 e 22 de junho será feita a avaliação dos trabalhos inscritos, com divulgação no dia 22 e premiação em sessão pública, no dia 27 de junho, a partir das 9 h, na Câmara Municipal.

Mais informações com Elaine Bezerra, tel. 3711-9415.