Equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e CPFL percorreram bairros e empresas levando informação sobre a campanha 'Eletricidade Mata'
Equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e CPFL percorreram bairros e empresas levando informação sobre a campanha 'Eletricidade Mata'
O auditório da Secretaria de Saúde ficou lotado por conta da premiação dos alunos vencedores do II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas com o tema “Drogas: como agir para prevenir?”.
A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas (Comad), promoverá na próxima segunda-feira, 25, a premiação dos alunos vencedores do II Concurso Cultural de Prevenção às Drogas com o tema “Drogas: como agir para prevenir?”. A cerimônia acontecerá às 9 horas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde na av. Dr. Flávio Rocha, 4780, no Jardim Redentor.
O concurso contou com a participação de 1.058 estudantes de 15 escolas com alunos do 5º ano e no 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental e alunos da 1ª série do Ensino Médio das escolas de Franca. O concurso premiará, com uma bicicleta, os três alunos que participaram nas categorias: tirinha, texto informativo e texto argumentativo-dissertativo.
Trabalhos vencedores
1ª Categoria: ‘Tirinha’
Aluno: Maria Clara Batista (5º ano)
Escola: EE Prof.ª Suzana Ribeiro Sandoval
2ª Categoria: ‘Texto informativo’
Aluno: Wanderson Pereira Dias (8º ano)
Escola: EE Prof.ª Maria Pia Silva Castro
3ª Categoria: ‘Texto Argumentativo-dissertativo
Aluno: Melissa Garcia Marques (1ª série do Ensino Médio)
Iniciada na última segunda-feira (18), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue em Franca disponível e toda a rede de UBSs e Núcleos de Saúde da Família. Números divulgados nessa quinta-feira, 21, pela Vigilância Epidemiológica indicavam que pouco mais de 80 pessoas procuraram pelas UBSs nos dois primeiros dias de atendimento, das quais menos de 20 pessoas precisaram receber a vacina.
Trata-se de uma campanha seletiva que é voltada para aquelas pessoas que não estão com a sua carteira de vacinação em dia. Os alvos são pessoas adultas entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico do Estado. São mais de 9 milhões de adultos jovens não vacinados contra a doença ou com o esquema vacinal incompleto, que deve ser com duas doses da vacina.
A realização dessa etapa da campanha ganha maior importância como forma de impedir a tendência de crescimento da transmissão do vírus do sarampo em jovens nessa faixa de idade que não tomaram as duas doses da vacina. A Secretaria de Saúde de Franca se mobiliza na organização das equipes para realizar no último dia da Campanha, 30 deste mês, o dia ‘D’, um sábado, em que todas as UBSs oferecerão atendimento das 8 às 17 horas.
Lombofaixas e calçadão facilitam acessibilidade
A instalação de duas lombofaixas na Avenida Dr. William Azzuz, a construção de um calçadão nas duas laterais do canteiro central e a sinalização que está sendo feita melhoram a acessibilidade das pessoas na região, que circulam de um lado para o outro. Essas providências foram tomadas pela Prefeitura, que desde a semana passada, começou o trabalhando instalando o dispositivo para inibir os excessos de velocidade e proporcionar maior segurança aos pedestres.
Na sequência começou o serviço de sinalização com as equipes da EMFEF, instalando faixas de pedestres, indicadores sobre a existência de obstáculos e orientações sobre os limites de velocidade. Agora para complementar está sendo construído uma calçada nos arredores do canteiro central, que divide as duas Avenidas, de um lado da Dr. William Azzuz e de Dr. Flávio Rocha. Márcio Antônio dos Santos, secretário de Segurança e Cidadania, pede mais prudência aos condutores e pedestres, os primeiros observando os limites de velocidades e os segundo, observando sempre os lados antes de iniciarem qualquer travessia de pista.
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira para adultos entr 20 e 29 anos