Prefeitura inaugura Casa de Saúde da Mulher

Em solenidade realizada na tarde de quinta-feira, 10, a Prefeitura inaugurou a Casa de Saúde da Mulher Francana que leva o nome de ‘Zofia Panonko Belchior’, uma mulher guerreira, natural da Polônia, com passagens pela Alemanha que foi abandonada com 4 filhos pelo primeiro marido mas foi à luta, em meio a tantas adversidades, construindo a sua história. O ambiente preparado para a entrega do equipamento contou com música ao vivo, de professores da rede de ensino, pintura artística com a artista Maria Goret Chagas, que pinta com a boca e os pés e também um show de coreografia de um grupo da terceira idade que represente a cidade nos Jogos Regionais.
        O padre Marquinho, da Igreja de Santa Rita, em virtude de outros compromissos que teria, fez a oração inicial de benção as instalações, cumprimentando autoridades e presentes pela inauguração, realçando a sua importância e o papel de cada colaborador que lá passará a trabalhar. Durante as apresentações culturais, música e dança, Goret Chagas esbanjava seu talento, pintando três quadros que ficarão expostos nas paredes da Casa de Saúde da Mulher.
      Os pronunciamentos foram abertos com o secretário José Conrado Netto, enaltecendo os objetivos da Casa da Saúde da Mulher, ampliando a oferta de serviços médicos, assistência na parte social e também psicológica, com consultas iniciando a partir das 7 horas da próxima segunda-feira, 14, sem esquecer antes de reconhecer o empenho do prefeito e as secretarias, contribuindo para que tudo ficasse pronto, junto com os colaboradores diretos que muito se empenharam, observando o espírito de união que fez a diferença para obtenção desse resultado.
      Depois a diretora da unidade, enfermeira Juliana Monteiro, também disse do seu contentamento em ver esse sonho realizado, do apoio das equipes de manutenção, sendo seguida pelos vereadores Carlinhos Petrópolis, vice-presidente da Câmara, que compartilhou sua fala com a colega Cristina Vitorino, em homenagem as mulheres. Também esteve no ato o vereador Nirley de Souza, observando que Franca dá um passo gigantesco ao montar essa estrutura voltada a mulher, para que tenha uma assistência bem mais ampla. Cristina disse que estava muito grata a todos, especialmente ao prefeito.
      Antes do prefeito Gilson de Souza, um depoimento da sua filha e neta da patrona, Nanda Bel, que em nome da família, emocionada fez um breve resumo da história quem foi ‘Zofia’, seu jeito singular de tratar as pessoas, persistência e coragem para superar as adversidades. O prefeito disse que essa é uma obra focada no ser humano, que representa muito mais que viadutos e tudo mais, salientando que ninguém é feliz ou vive contente se não tiver uma boa saúde. Agradeceu a todos, secretários, vereadores, diretores de universidades e instituições pela parceira que muito tem colaborado para o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade.
      Ao final as autoridades e familiares fizeram o descerramento da placa denominação e os presentes puderam convidados a conhecer as instalações localizadas na rua Lázaro de Souza Campos, 322, a poucos quarteirões abaixo do Terminal Rodoviário. É uma unidade caracterizada pelo atendimento especializado em consultas de mastologia, ginecologia, enfermagem, assistência social e psicológica, além de oferecer de exames clínicos em geral. As primeiras consultas estão marcadas para a próxima segunda-feira, com previsão atendimento médio de 100 pessoas/dia, funcionando das 7 às 16 horas. Contatos e mais informações pelo telefone: 3711-9810.