Segurança

Procon Franca sedia curso de capacitação e atendimento

atendimento Procon 2 original
 
      Pelo menos dez servidores participarão da iniciativa, que contará com orientação e instrução do Procon estadual, e que também visa atualizar, otimizar e fortalecer a rede de órgãos públicos de proteção e defesa do consumidor.
      Walmir Della Motta, diretor do Procon, informou que, em virtude da capacitação, os atendimentos presenciais da unidade de Franca não acontecerão na quinta e na sexta-feira, sendo retomados na segunda-feira. “É uma oportunidade que teremos de auxiliar na elaboração dos relatos dos problemas, beneficiando toda a população que conta com o órgão para a resolução de suas questões”, ressaltou.
      A unidade do Procon de Franca fica na sede da Secretaria de Segurança, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Segurança inicia ações da Campanha 'Maio Amarelo'

palestra Tiro de Guerra original
 
      A Prefeitura, através da Secretaria de Segurança, iniciou a programação da Campanha 'Maio Amarelo', que tem como objetivo mobilizar a população para o respeito às leis de trânsito, contribuindo para a redução de acidentes.
      Nesta quarta-feira, 14, foi realizada uma palestra para os atiradores do Tiro de Guerra sobre a importância de evitar o uso de celular no trânsito, que é uma das principais causas de acidentes, o respeito às sinalizações e outros temas pertinentes a campanha. “Em um cenário, em que vidas já foram perdidas por causa da imprudência, a campanha reforça a urgência de mudar comportamentos. Respeitar as leis de trânsito, usar o cinto de segurança, não usar o celular ao volante e jamais dirigir sob efeito de álcool são atitudes que salvam vidas”, disse o diretor do Departamento de Trânsito, Régis Mendes, que conduziu a palestra.
      Outra ação está prevista para este sábado, 17, na Praça Central, próximo à Fonte Luminosa, a partir das 9 horas, com a presença de agentes da Prefeitura, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, visando esclarecer dúvidas sobre o trânsito, orientar e distribuir panfletos com dicas de segurança. “Quem tem curiosidade também poderá conhecer o etilômetro, fazer o teste e tirar dúvidas”, disse Régis.
      O diretor do Departamento de Trânsito também ressaltou que um trânsito seguro beneficia toda a sociedade. “Não adianta a Polícia Militar fazer fiscalização, a Prefeitura reforçar e melhorar a sinalização pela cidade, se não houver o envolvimento da comunidade em respeitar as regras. É uma ação conjunta. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um trânsito mais seguro”, finalizou.
 
Sinalização
      Uma forma de melhorar o trânsito cada vez mais é reforçar as sinalizações e a Prefeitura tem feito isto diariamente.
      De janeiro até agora, a Secretaria de Segurança e a EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), instalaram e substituíram 1.183 placas de sinalização. Mais de 70 mil metros quadrados foram feitos em pinturas novas, reforços e novas marcações de solo.

Franca sedia Oficina 'Operação São Paulo sem Fogo' da Defesa Civil do Estado

fachada Uni Facef original
 
      Franca será sede nesta quinta-feira, 8, de um treinamento preparatório para a Operação 'São Paulo Sem Fogo 2025', promovido pela Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, que vai reunir em torno de 23 municípios da região e agentes da Defesa Civil.  Para participar é preciso fazer a inscrição no link abaixo: https://escola.defesacivil.sp.gov.br/course/view.php?id=104 .
      O treinamento é dividido em duas etapas – teórica e prática. A primeira ocorre nesta quinta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), que fica na avenida Ismael Alonso y Alonso, 2.400, no bairro São José. Neste encontro, os agentes terão palestras sobre diversos temas, como legislação ambiental, ações preventivas tanto em espaços públicos como em propriedades rurais, acionamento de aeronaves e planos de contingência para o período, mapas regionalizados com histórico de fontes de calor, soltura de balões, impactos da estiagem na saúde e sistema de comando em emergência.
      Já na próxima semana, entre os dias 12 e 16, acontece a parte prática do evento, que consiste em um treinamento de campo e que será realizado no Corpo de Bombeiros.
      Em 2024, a Operação 'São Paulo Sem Fogo' teve o maior investimento no combate aéreo da história do estado, sendo destinados mais de R$ 18 milhões com lançamento de mais de 7 milhões de litros de água sobre os focos de incêndio, além dos investimentos em ações emergenciais e de assistência aos municípios atingidos.
      O objetivo da ação é aprimorar os conhecimentos e habilidades dos agentes para atuarem durante o período de estiagem, tendo em vista a prevenção, mitigação e resposta a ocorrências relacionadas ao fogo e outros desafios do período mais seco do ano. A Operação Corta Fogo é dividida em fases (verde, amarela e vermelha), de acordo com as necessidades e priorizações que cada período:
      Fase verde (janeiro a março; novembro e dezembro): é dividida em duas etapas. A primeira, entre os meses de janeiro e março, é dedicada às atividades de planejamento e início das medidas de prevenção e preparação. No final do ano (meses de novembro e dezembro) é realizada uma avaliação da temporada de incêndios e são iniciados os preparativos para o ano seguinte.
      Fase amarela (abril e maio): requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante os meses de abril e maio, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.
      Fase vermelha (junho a outubro): entre os meses de junho e outubro é ativada a fase vermelha da Operação. As ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço.
 

Segurança altera sentido de rua no Parque Francal

alteracao de transito original
 
      A partir desta quarta-feira, 7, a rua da Liberdade, no Parque Francal, que fica atrás de um centro comercial na avenida Ismael Alonso y Alonso, passará a ter mão dupla até a rua Jerônimo Rodrigues Pinto. O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira.
      De acordo com o Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança, foram realizados estudos no local que resultaram nas aterações, como forma de aprimorar as condições de circulação e segurança de motoristas e pedestres que transitam pelo trecho.
      A mudança também trará mais segurança para quem frequenta o Centro de Esportes e Lazer, localizado nas proximidades.

Segurança altera sentido de ruas por obras na rede de esgoto no Capitão Heliodoro

 
sinalizacao Capitao Heliodoro original
      O Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança começou nesta terça-feira, 22, as alterações no sentido de direção da rua Professora Vanda Gonzaga, no Recanto Capitão Heliodoro, na Região Norte da cidade, por conta de uma obra de remanejamento da rede de esgoto da empresa responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, que será executada na avenida Luiz Gonzaga, principal acesso ao Condomínio Nossa Senhora das Graças. A rua, que tem sentido único, passa a ser mão dupla a partir desta quarta-feira, 23. A alteração no trânsito terá duração de, aproximadamente, 30 dias.
      Motoristas, que circulam pelo local para ter acesso ao Recanto Heliodoro e Nossa Senhora das Graças, devem ficar atentos para as alterações.
      A avenida Luiz Gonzaga será interditada a partir do cruzamento com a rua Frank César Pereira. Desta forma, os motoristas descerão esta via e acessarão a rua Professora Vanda Gonzaga, deslocando-se até a rua Luiz Castaldi, onde entrarão à esquerda para a rua Valdir Carrijo Campos.
      Na manhã desta terça-feira, funcionários da EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) executaram as sinalizações de solo para garantir segurança e orientação a quem transita pelo local.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais