Guarda Civil triplica autuações ambientais

DIP 8679.00 00 26 04.Quadro009 
     A Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança, divulgou nesta semana, um levantamento que apontou que, praticamente, triplicou o número de autuações ambientais, se comparado com o ano passado. Isso em parte se deve ao fato de ter havido a partir desse ano, o aumento de uma para duas equipes trabalhando em horários alternados,  realizando rondas rotineiras em locais considerados de maior incidência de infrações ambientais e também verificando situações pontuais recebidas em forma de denúncia pelos telefones 153 ou 3724-1033.
     Para o secretário da pasta, Marcus Araújo, isso é resultado das diretrizes estabelecidas pelo prefeito Alexandre Ferreira, desde os primeiros dias de sua administração, com uma atuação mais efetiva da corporação. O secretário destacou que esse trabalho ganhará o reforço de uma nova viatura e drones, que vão auxiliar na fiscalização. Os novos equipamentos, em fase de licitação, serão adquiridos com os recursos advindos das infrações e deliberações do Condema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e Fundo Ambiental, com a participação do Ministério Público do Meio Ambiente.
     Ainda de acordo com as orientações da Secretaria de Segurança, atualmente, são realizadas fiscalizações todos os dias e em horários alternados, com prioridade para àqueles locais em que são registrados descartes irregulares de materiais, com maior frequência. São observadas também as comunicações de animais de grande porte soltos em áreas públicas, bem como a averiguação de denúncias de maus tratos, em que a Guarda faz a intermediação junto ao Canil Municipal para a captura, uso indevido de espaços públicos e áreas de preservação. O resultado desta ampliação das equipes é que de 122 autuações ambientais lavradas em 2.020, saltou para mais de 300 até este mês.
     Com legitimidade legal para coibir as práticas de crime ambiental, a Guarda Civil Municipal informa que tem lavrado uma média de 50 autuações por mês, nesta nova fase e reitera que o intuito não é punir e sim orientar, conscientizar e partir daí, reduzir as práticas nocivas ao ambiente e que, por consequência, comprometem a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Reforçando que todos os registros são repassados ao Ministério Público, que instaura um procedimento e a pessoa envolvida é convocada a prestar esclarecimentos. 
     O número de ocorrências gerais atendidas pela corporação municipal também cresceu, consideravelmente, nestes nove meses da nova administração, chegando a 1,1 mil contra 700 registradas ao longo de 2.020.

Av. Alagoas sofrerá interdição parcial na segunda-feira

transito placas 
     A Secretaria de Segurança informa que haverá uma interdição parcial de tráfego na avenida Alagoas, no Jardim Paulista, na próxima segunda-feira, 27. Isso em razão de obras no sistema de abastecimento de água, conforme solicitação encaminhada por uma empresa prestadora de serviços à Sabesp.
     A interdição será necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e pedestres no local. A intervenção na rede de água será feita entre às 7h30 e o meio dia, cabendo a empresa solicitante, a responsabilidade, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), de promover a sinalização nas imediações e retirá-la, tão logo, os serviços sejam concluídos.
     De acordo com a Secretaria de Segurança, as obras serão executadas próximo ao número 750 e os desvios ocorrerão a partir dos cruzamentos com as ruas Washington Luiz e Cruz e Souza.

Segurança implanta três novas lombadas

DSC 8801 
             A Prefeitura de Franca instalou nesta segunda-feira, três lombadas em locais diferentes da cidade, cujo objetivo é disciplinar o tráfego e melhorar as condições de segurança, tanto dos pedestres, como para os próprios motoristas. Os serviços, nas duas pistas da avenida Rio Amazonas e rua Francisco Társia, na Vila Raycos, executados por equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), foram programados depois de prévia análise técnica realizada pelos responsáveis da área.
            Na avenida Rio Amazonas, os dispositivos foram colocados e liberados ainda pela manhã e estão localizados no trecho próximo a rotatória do bairro São Joaquim e o Franca Shopping.  
            Na Vila Raycos, a lombada projetada foi instalada na rua Francisco Társia, nas proximidades do cruzamento com a rua César Ribeiro. Trata-se de uma via de ligação com a avenida Santos Dumont, Distrito Industrial e rodovia Cândido Portinari.

Av. São Vicente recebe novas lombadas

DSC 8732 
     Com o propósito de inibir os excessos de velocidade e oferecer melhores condições de segurança para os pedestres, a Secretaria de Segurança iniciou a instalação de quatro lombadas na avenida São Vicente, em pontos estratégicos, analisados tecnicamente. As duas primeiras foram concluídas nesta sexta-feira, pelas equipes da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca)  num trecho entre o Jardim Noêmia e a Vila Hípica, nas imediações do cruzamento da avenida com as ruas Virgínia Boer e Walter Rapanelli, nos dois sentidos das vias. 
     De acordo com o secretário de Segurança, Marcus Araújo, a Prefeitura vem fazendo também, manutenções nesses dispositivos por toda a cidade, especialmente com nova pintura e reforço da sinalização. Na mesma avenida São Vicente, duas novas lombadas estão previstas e devem ser colocadas no início da próxima semana, nas imediações da Associação dos Servidores Municipais.
 
 

Nova viatura para o Procon de Franca

WhatsApp Image 2021 09 14 at 16.21.42 
     A Prefeitura recebeu da Fundação Procon, do Governo do Estado de São Paulo, uma nova viatura já incorporada aos serviços prestados pelo órgão na cidade. De acordo com as informações, o veículo foi obtido através de recursos de emenda parlamentar, ajudando no fortalecimento da estrutura das unidades municipais do Procon em todo o Estado de São Paulo.
     A entrega ocorreu na última semana, em cerimônia realizada com a presença do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, no Memorial da América Latina. Trata-se de um veículo Renaut Kwid Zero Km, específico para os atendimentos prestados pelo  Procon do município. 
     De acordo com o coordenador local do órgão, Luiz Antônio Murari, que esteve presente na solenidade, o veículo deverá ser utilizado pelo Procon, obrigatoriamente, no desenvolvimento das atividades de orientação e atendimento ao consumidor, bem como na fiscalização do mercado de consumo. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais