Comandante de Trânsito ministra palestra sobre “Direção Defensiva” para atiradores do Tiro de Guerra de Franca

PalestraTG Medium

O Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013) contou com a presença, na manhã da quarta-feira 12 de julho, do 1º Tenente PM Régis Mendes, Comandante do Pelotão de Trânsito, que ministrou palestra sobre “Direção Defensiva”, como parte do ciclo de palestras previstas para os atiradores no corrente ano de instrução.

Na ocasião, o oficial trouxe para os atiradores relevantes dados estatísticos sobre o assunto. Argumentou que a problemática do trânsito não é meramente uma questão local, pois Franca não fica atrás de outros municípios paulistas de mesmo porte populacional.

Segundo o Tenente, os trabalhos de conscientização no trânsito são extremamente necessários, exigem planejamento e devem ser contínuos. Como referência, o tenente cita o movimento “Maio Amarelo – Foca no Trânsito”, iniciativa em nível mundial e que em Franca foi realizado com apoio da Prefeitura, envolvendo o Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança e Cidadania, pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, contando também com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra.

De acordo com o oficial, tais campanhas visam, sobretudo, dialogar com a população no intuito de diminuir as estatísticas fatais. A título de conhecimento, em 2016 houveram 28 acidentes com mortes no trânsito de Franca, tendo sido os jovens de até 34 anos de idade as maiores vítimas, ao tempo que os motociclistas engrossam esses índices; isso sem falar das incapacidades físicas sofridas, que geram afastamento laboral.

Explicou que, via de regra, o acidente decorre de falha humana, tendo como causa o cometimento de algum tipo de infração de trânsito como utilizar o celular ao dirigir, não usar o cinto de segurança ou simplesmente não obedecer regras básicas de trânsito. O Tenente abordou a legislação de trânsito e advertiu sobre os cuidados preventivos que todo condutor precisa ter e adotar como premissa, visando a tornar as vias de trânsito mais seguras.

O Subtenente Paulinelly, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Franca, em nome de toda a equipe de instrução, agradeceu a oportunidade concedida pelo Major PM Valdemir Guimarães Dias, Comandante do 15º BPMI, ao ceder o palestrante, assim como ao tenente Régis Mendes pela desenvoltura e todo o ensinamento passado aos atiradores. Para o Instrutor, a parceria com os órgãos de segurança pública é sempre bem-vinda e fundamental para agregar valor à formação militar, pois trata-se de conhecimento que não se perde, contribuindo para a formação cidadã dos jovens atiradores.