Franca sediou nesta quinta-feira, 9, a Oficina Preparatória São Paulo sem Fogo realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e contou com a participação de mais de 60 pessoas de vários municípios da região de Franca, entre eles Ituverava, Ipuã, Morro Agudo, Franca, entre outros.
Marcus Araújo, secretário de Segurança e coordenador municipal da Defesa Civil, esteve presente, além de agentes de Franca e Guarda Municipal. “É um trabalho de extrema importância para que consigamos reduzir significativamente o número dos focos de incêndio”, disse.
A oficina foi conduzida pela Capitão do Corpo de Bombeiros de Franca e coordenadora regional da Defesa Civil, Sandra Helena de Camargo. Os brigadistas da região e agentes da Defesa Civil de cada cidade puderam ter contato com instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem. “Este ano, o período de estiagem se antecipou e já temos o alerta que a situação pode ser mais crítica que em anos anteriores. Por isso, é importante nos adiantarmos e despertarmos a mentalidade da Defesa Civil de cada cidade não só em como combater os incêndios, mas acima de tudo, fazer trabalhos preventivos. É uma união entre poder público e iniciativa privada”, explicou.