Está confirmada para a próxima terça-feira, 26, às 11 horas, a inauguração das novas instalações da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM-Franca), localizada no bairro São José, em amplo e funcional. O local vai proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais e de atendimento ao público, além de ter acessibilidade para pessoas com deficiência. Há previsão do governador do Estado João Dória estar presente, junto com o secretário Estadual da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, do prefeito Gilson de Souza e demais autoridades locais e da região.
Colocada em funcionamento na cidade em 1988, a Delegacia de Defesa da Mulher terá componentes diferenciados, a partir do suporte que terá da Prefeitura, com um Centro de Referência da Mulher, com quatro profissionais especializados, dentre eles uma psicóloga e uma assistente social, com ambiente para cursos e capacitações. Além de oferecer condições mais adequadas de atendimento à população e de trabalho aos policiais, a nova DDM tem localização privilegiada e uma estrutura de fácil acesso.
Investimentos
O Governo do Estado investiu R$ 38,3 mil nas obras para acessibilidade, comunicação visual e aquisição de mobiliário. O prédio fica rua Voluntários da Franca, 2.557, no bairro São José, e foi locado pela Polícia Civil com contrato de cinco anos. A unidade existe na cidade desde 1988 e, até a mudança de endereço que ocorre a partir da inauguração, o atendimento era feito na Seccional, na rua Campos Salles, no centro de Franca.
Chefiada pela delegada Christina Bueno de Oliveira, a especializada conta com três escrivães, cinco investigadores, um agente de telecomunicações e um agente policial. Recebe o reforço da psicóloga e assistente social da Prefeitura, e outros dois profissionais que auxiliarão no Centro de Referência da Mulher. Juntos, os profissionais que integram a equipe atual realizaram 2.286 atendimentos, instauraram 511 inquéritos e 150 termos circunstanciados e efetuaram 103 prisões em flagrante e mandados, de janeiro a setembro.
Estrutura
A nova sede da DDM está localizada em um prédio com fácil acesso para transportes públicos e hospitais. O atendimento será realizado de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas. Com melhores acomodações, beneficia os agentes que atuam na especializada e as pessoas que procuram atendimento na unidade. A atual estrutura conta com sete salas, sendo uma para a delegada, uma para o setor de investigação, três de cartórios e uma para abrigar o cartório central, além de uma sala de espera.
As novas instalações também contam com total acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive, com um elevador. A unidade ainda conta com brinquedoteca e uma Sala Lilás, que é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às vítimas. O projeto de mudança para a nova sede foi coordenado pela presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano. A parceria permitiu pintura diferenciada e artes nas paredes, deixando o ambiente mais humanizado.
Anexo à unidade especializada funcionará o Centro de Referência da Mulher que foi idealizado pelo grupo Mulheres do Brasil de Franca. No local, haverá atendimento e acompanhamento psicológico e assistente social e também serão oferecidos oficinas e cursos profissionalizantes. As aulas serão realizadas em parceria com instituições especializadas, para dar opções de sustento a mulheres que queiram romper com o ciclo de violência. O grupo Mulheres do Brasil ainda estuda a implantação de um plantão jurídico.