No instante em que a Prefeitura prepara a segunda etapa de uma campanha ambiental para que moradores e comerciantes não juntem e deixem os lixos que produzem cotidianamente nos canteiros de ruas e avenidas, a partir de bem um sucedido trabalho já realizado, em outra frente a Guarda Civil Municipal pede ajuda para coibir a prática indevida de se atirar resíduos em terrenos baldios e margens de avenidas e rodovias. Nas principais saídas e entradas da cidade estão concentradas o maior número dessas práticas, geralmente concretizadas fora do expediente comercial, muitas vezes nas madrugadas.
A Guarda Civil tem legitimidade para atuar e autuar e está trabalhando incansavelmente nessa tarefa, tanto que somente nestes primeiros meses do ano foram lavradas mais de 74 multas, que além do impacto pecuniário, leva o infrator a responder judicialmente pelo que cometeu. A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente recebe periodicamente esses relatórios e tem ciência também, das limitações para um controle maior, já que nem sempre as pessoas tem o hábito de denunciar os infratores.
A orientação da Guarda Civil Municipal é que as pessoas liguem a qualquer hora do dia ou da noite, sábado e domingo nos tels. 3724-1033 ou 153. Para ajudar mais ainda no processo de identificação e adoção das medidas punitivas previstas, seria bom que as pessoas anotassem placas e indicativos para se chegar aos responsáveis. Somente neste mês já foram lavradas pelo menos 12 infrações, além de outras ocorrências que acabam em notificações de advertência, onde o responsável retira o material colocado em algum local indevidamente.
Campanha
Com relação a campanha nova que pretende ser lançada nos próximos dias, ela será reforçada com a fixação de pelo menos 200 placas orientando sobre a proibição de deixar sacos de lixos em praças, canteiros centrais de avenidas e outras áreas públicas em geral. Isso será precedido de um corpo a corpo dos agentes ambientais da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, visitando e conversando com moradores e comerciantes de toda extensão das Avenidas Hotto Paiva, entre o Parque Vicente Leporace e Jardim Portinari e entre os Jardins Planalto e Petráglia, na Av. Professor José Rodrigues da Costa Sobrinho, da rotatória em frente a nova Unesp até a rotatória próxima ao Hemocentro, na Avenida Hélio Palermo. A orientação é que o resíduo gerado seja colocado na calçada do gerador, próximo ao horário da coleta.