As equipes da secretaria de Segurança e Cidadania, do Departamento de Trânsito, da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, agentes do Detran e atiradores do Tiro de Guerra promoveram uma ampla mobilização sábado último, de conscientização no trânsito para contribuir na redução dos acidentes. Foi nas ruas que circundam a praça central da cidade, onde centenas de pessoas em trânsito e motoristas foram abordados com cartazes e folhetos ilustrativos.
As atividades terão continuidade o mês todo. Os agentes se reuniram mais uma vez para fomentar e colocar na rua a Campanha Maio Amarelo, que neste ano traz como tema a frase “Nós somos o Trânsito”. Tem como principal intuito a redução de acidentes no trânsito, realizando ações para conscientizar a população e buscando sensibilizar cada pessoa, enfatizando que os resultados dependem do individual comportamento.
Dentre algumas ações, na última sexta-feira, dia 4, os alunos do 5º ano da Escola Barão visitaram o Batalhão da Polícia Militar, onde receberam orientações de forma lúdica sobre os cuidados com a travessia de ruas, uso do celular, algumas placas de sinalização e levaram para seus pais um folder, com dados estatísticos de acidentes na cidade, perfil das vítimas e dicas de segurança no trânsito.
Para oficializar a abertura desse movimento, no sábado as equipes se reuniram no centro da cidade, na praça Nossa Senhora da Conceição, juntamente com o grupo Mulheres do Brasil. Houve distribuição de folders informativos e adesivação de carros com o tema deste ano (“Nós somos o trânsito”). Algumas pessoas tiraram dúvidas com os agentes e outras experimentaram fazer o teste do etilômetro para ver o seu funcionamento.
As ações para o Maio Amarelo se estendem pelo mês inteiro, com distribuições de materiais, palestras, abordagens, visitas às escolas e etc. Para esta e a próxima semana, a programação deve ser confirmada nesta terça-feira.