Procon orienta consumidores sobre compras para o Natal

WhatsApp Image 2022 12 16 at 14.50.12
     Nos dois últimos dias, equipes locais do Procon-Franca, com o apoio de agentes da Fundação Procon, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Justiça, estiveram circulando pelos principais estabelecimentos da cidade, constatando as condições dos produtos expostos para venda e levando orientações aos consumidores. O intuito é garantir melhor ambiente de negócios para os clientes e também segurança para as empresas, que devem atender as exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.
     Com a proximidade do Natal e final de ano, gradativamente, vem aumentando a movimentação das pessoas, em busca dos presentes e, em razão, disso todo cuidado deve ser observado, em especial às compras pela internet.
     Luiz Antônio Murari, diretor da unidade local, que é vinculada à Secretaria de Segurança, reitera a importância da pesquisa prévia, aliada a comparação dos preços, antes da efetivação de qualquer compra. Um outro cuidado é antes de efetivar a compra do  produto, deve ser verificado se o valor anunciado é o mesmo cobrado no caixa do estabelecimento e pedir o comprovante da compra. Foram visitados nessas diligências, pelo menos, 12 estabelecimentos, entre a área central e o shopping da cidade.
     Os estabelecimentos têm o dever de afixar os preços nas etiquetas ou nas prateleiras, constando as informações nas embalagens e detalhes, como os valores cobrados à vista, eventuais acréscimos e taxas de juros, no caso da compra à prazo. Os estabelecimentos também devem manter visíveis os indicativos, informando quais as modalidades de pagamento que são aceitas, de modo a facilitar a escolha do consumidor.
     Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Franca, pelo telefone (16) 3721-4757, durante o experiente comercial ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..