Vandalismo e furtos comprometem sinalização de vias públicas

DSC 6919
     A Secretaria Municipal de Segurança, numa parceria com a Guarda Civil, Polícias Militar e Civil, está desenvolvendo um trabalho para identificar os infratores que estão praticando os furtos de fiação elétrica, em diversos pontos da cidade, ocasionando, além dos prejuízos materiais aos cofres públicos, o comprometimento do trânsito em alguns setores, já que a subtração dos fios tem causado a interrupção do funcionamento dos semáforos.
     Visando coibir esses atos, está sendo reforçado o patrulhamento dessas corporações nos locais, que têm sido alvo dessas ocorrências com maior frequência.
     Através de investigações em andamento, informou o secretário de Segurança, Marcus Araújo, alguns suspeitos de crimes recentes de furto de equipamentos e fiação, a partir das caixas de controle, passaram a ser monitorados. Os mais recentes registros, alguns no último final de semana, foram identificados entre o Jardim Redentor e o Parque Vicente Leporace, envolvendo dispositivos nas avenidas Moacir Vieira Coelho e Abrahão Brickmann.
     Nas praças e áreas de lazer, que a Prefeitura tem realizado manutenções periódicas, substituindo em muitas delas, as luminárias, os furtos também têm se repetido. Nos Jardins Bueno, Brasilândia, Consolação, entre outros, as equipes de elétrica da Secretaria de Infraestrutura se depararam com estragos causados nas caixas de concreto, construídas para fins de manutenção. A partir do rompimento dessas estruturas, os infratores subtraem os cabos elétricos, que têm fácil comercialização.

Combate a receptação
     Buscando complementar o trabalho pós-identificação dos responsáveis pelo furto, uma outra frente de inteligência atua para chegar aos receptadores.  Isso porque, na medida em que adquirem os produtos de origem duvidosa, eles assumem a co-responsabilidade pela prática delituosa e serão chamados a responder por seus atos. Ainda nesse final de semana, foram detectadas situações de furtos de fiação (comprometendo os semáforos), na avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e bairro Nova Franca e também no Jardim Ângela Rosa, na avenida Eliza Verzola Gosuen.
     Mesmo com esse reforço coletivo das forças de segurança, os responsáveis solicitam a colaboração das pessoas, denunciando situações suspeitas que estejam ocorrendo em qualquer horário e locais da cidade. Entre os telefones que podem ser acionados estão os da Guarda Civil (153) e Polícia Militar (190), onde a pessoa sem a necessidade de se identificar, deve ligar e indicar, com precisão, o endereço para que os autores sejam abordados e autuados.