Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ações do “Guardiões do Espraiado” protegem nascentes do córrego que banha a cidade

Tamanho da letra:

 

SAM 1925 Medium

     “Guardiões do Espraiado II”, projeto da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Antônia Stevanato Reis, no Jardim Parati, têm como objetivos principais promover ações de proteção das nascentes que formam o Córrego do Espraiado e despertar a consciência ecológica dos alunos.

      Surgido em 2016, o projeto é mais amplo do que as ações protetoras das várias nascentes que formam o córrego e que estão em situadas em uma área de APP (Área de Preservação Permanente) próxima à escola, pois engloba estudos, debates e planejamento de estratégias para preservação do meio ambiente no qual o centro educacional está inserido.   

      De acordo com as professoras dos 3ºs anos Ana Cláudia Bazon Pereira e Josiane Alves dos Santos, idealizadoras do projeto, esta APP vem sendo degradada com o descarte inadequado de resíduos sólidos industriais, de construção civil e lixo orgânico. Elas entendem que são pessoas que ainda não perceberam a riqueza que os moradores dos bairros adjacentes têm e que, por isso mesmo, estão poluindo as nascentes e, consequentemente, o córrego.

      Analisando os conhecimentos dos alunos sobre questões relacionadas ao meio ambiente, surgiu a ideia de fazer o passeio nos arredores para ver as condições das nascentes que abastecem do Córrego do Espraiado, reforçar a importância da preservação do meio ambiente e como isso reflete na vida de toda a comunidade. Para dar mais subsídios aos alunos, foi feito convite ao fotógrafo e autor do livro ‘Nascentes do Espraiado’ Divaldo Moreira, que é pai de uma estudante da escola, Ana Beatriz Moreira, para fazer uma palestra aos estudantes.

      A etapa seguinte foi de criação de estratégias de preservação da área do entorno das nascentes e a primeira ação prática foi a realização de um mutirão de limpeza, que mobilizou boa parte dos estudantes e contou com apoio de equipes da Secretaria de Obras e Meio Ambiente. As ações ofereceram excelente oportunidade aos alunos de terem contato com questões simples de cuidados com o meio ambiente, partindo de sua realidade local.

      Na implantação do projeto se constatou também que muitos alunos e pais não sabiam que aquela mata, dentro da APP, abrigava nascentes do córrego e também não imaginavam a grande diversidade de animais e plantas existentes no local.

      Participaram do mutirão de limpeza, além dos alunos, as professoras Ana Cláudia e Josiane, Isabel Cristina da Silva Rodrigues, a diretora Ana Paula Vanini Corali, o fotógrafo e escritor Divaldo Moreira e o engenheiro agrônomo  Antônio Carlos Corali. A ação recolheu 25 sacos de lixo de 100 litros, com o apoio de equipes da Prefeitura, via secretaria de Serviços e Meio Ambiente.

      O projeto “Guardiões do Espraiado II” tem o apoio e acompanhamento do Núcleo de Educação Ambiental da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que realiza ações constantes de visitas e palestras nas escolas, além de recepções monitoradas ao Aterro Sanitário, ao Centro de Triagem da Coleta Seletiva e ao Jardim Zoobotânico.

O Núcleo de Educação Ambiental mantém um telefone para agendamentos das visitas pelo número 3711-9440, com Eliana Giuberti.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais