Cartilha Ambiental será apresentada na Educação

A Prefeitura de Franca apresenta na manhã dessa quarta-feira, de maneira oficial, os primeiros exemplares da Cartilha Ambiental que acaba de produzir, para os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. É uma publicação com seis páginas coloridas e ilustradas com temáticas muito presentes no cotidiano das pessoas, tratando em especial temas pertinentes ao Meio Ambiente, Coleta Seletiva, Reciclagem de Lixo, destinação adequada de lâmpadas, pilhas e outros objetos como pneus e até o óleo comestível, trazendo também alertas e orientações sobre os riscos com o fogo, em especial nesse período de estiagem.

O encontro será a partir das 9h30, no auditório da Secretaria Municipal da Educação, durante uma reunião periódica dos diretores, onde através do Núcleo de Educação Ambiental mantido pela Prefeitura, serão repassados exemplares da publicação e solicitado o empenho de cada colaborador junto a unidade que dirige. As direções deverão junto com seus professores, sugerir que trabalhem os temas abordados na publicação junto aos alunos e estes atuem como agentes multiplicadores, levando as orientações para os seus pais.

A Cartilha Ambiental como o título ‘Semeando Um Futuro Sustentável com Educação’, ricamente ilustrada, será um instrumento de trabalho e aprendizado para os professores na sala de aula. A ideia é motivá-los a colocar o assunto em pauta nas suas atividades e com isso, contribuir com o esforço da Administração Municipal no sentido de dobrar o volume da coleta de materiais recicláveis. Através do site a Prefeitura está intensificando divulgação dos roteiros com dias e horários da coleta seletiva, que está presente em 100% da cidade.

Material foi cuidadosamente elaborado em conjunto com a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente e seu Núcleo de Educação Ambiental, a Cartilha passou a fazer parte das condutas de boas práticas sugeridas pelo programa estadual Município Verde Azul, do qual Franca faz parte e está pré-qualificada para a etapa final, em novembro no Palácio dos Bandeirantes. Com essa mobilização através das escolas municipais, onde estão mais de 23 mil estudantes.

Participação
     Ao buscar o diálogo com as direções das escolas municipais, a Prefeitura quer mostrar o quanto é importante o engajamento de cada diretora e diretor no sentido repassar o conteúdo da Cartilha aos seus professores na escola que dirigem. E eles no contato com seus alunos, detalhar o que representa os cuidados ambientais, a coleta seletiva, descarte do óleo de cozinha, das lâmpadas pneus, enfim, práticas responsáveis para que tenhamos uma cidade com qualidade de vida cada vez melhor.

Com esse trabalho educativo nas escolas a Prefeitura quer impulsionar a coleta seletiva em toda a cidade, mas ainda com pouca adesão dos moradores. Muitas vezes por desconhecerem os dias certos e horários que os caminhões passam. Esse calendário está disponível no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br).