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Vacinação contra Gripe Influenza

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      Na segunda-feira, 3 de maio, a Secretaria de Saúde mantém a programação da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza, em 7 locais, atendendo as crianças a partir de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias). Os locais são UBSs Planalto, Luíza, Parque Progresso, Santa Clara, Jardim Paulistano e Santa Terezinha, das 7h30 às 13h.
      Os profissionais de saúde poderão ser imunizados contra a doença, na UBS do Jardim Luíza, no período das 13 às 16h.
 

Cadastro liberado para sobras técnicas de vacinas contra a Covid

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      Os profissionais da área de saúde, que atuam na linha de frente e demais setores, de instituições públicas e privadas, que ainda não se vacinaram contra a Covid 19, podem se cadastrar através do link: www.franca.sp.gov.br/vacina.  Esse canal já está liberado, cujo acesso é simples e mediante o preenchimento de um formulário, a pessoa pode ser convocada a comparecer em um posto de vacinação. 
      A medida atende o que dispõe o Decreto Municipal nº 11.250, publicado nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município. A Secretaria de Saúde divulgou as diretrizes para a aplicação de sobras técnicas de vacinas da Covid-19.  A principal delas é a abertura do cadastramento, no site mencionado, onde os profissionais de saúde interessados em receber a dose da vacina proveniente de sobra técnica, após o encerramento do atendimento nos postos de vacinação, poderão se habilitar.
      De acordo com a resolução publicada no último dia 28, no Diário Oficial do Município, poderão ser atendidos, seguindo o cronograma atual, com prioridade, as equipes que estiverem, diretamente, envolvidas na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 e profissionais dos serviços de saúde, públicos e privados, de maior idade, sejam de urgência ou da Atenção Básica, que estão na linha de frente de atendimento aos casos suspeitos e confirmados da doença e que comprovem vínculo com hospitais e unidades de saúde. 
      Também poderão se habilitar, os profissionais dos serviços de saúde, que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais determinados pelo Documento Técnico – Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 - 9ª Atualização – Governo do Estado de São Paulo, e  que comprovem a vinculação ativa com o serviço de saúde, utilizando como critério de prioridade, os profissionais de maior idade.
      Com base no cadastro feito e os dados informados, as pessoas serão convocadas pela Vigilância Epidemiológica, por telefone e deverão  comparecer na Unidade de Saúde indicada, dentro do prazo de 45 minutos, apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação de atuação como profissional de saúde, conforme os critérios definidos pela resolução.
      Após a abertura dos frascos da vacina, o prazo de validade para a aplicação das doses é de 6 horas para a Astrazeneca e de 8 horas para Coronavac. Todo o processo para a aplicação das sobras técnicas deverá ser acompanhado pelo Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno, de acordo com a determinação do prefeito Alexandre Ferreira.

Caminho para o Emprego abre mais de 200 vagas para cursos de qualificação

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      Para as pessoas que buscam se aperfeiçoar, visando o primeiro emprego ou qualificação para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, a Prefeitura de Franca anuncia a abertura de 209 vagas para cursos do Programa Caminho para o Emprego. 
      Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, o programa visa oferecer, gratuitamente, capacitação profissional em várias áreas, para que os francanos possam ter novas oportunidades de trabalho.
      Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, foram abertos 8 cursos, que serão realizados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura, no link "Caminho para o Emprego" - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml.
      Os cursos são para Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, com duas turmas para os períodos da manhã e noite, Modelista de Calçados, Cronoanálise para Indústria de Calçados, Confeccionador de Bolsas e Couro e Sintético, Excel Avançado, Design de Marca  e  para Tratamento de Imagem, cujas aulas serão presenciais na sede do SENAI, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19 e também on-line.
      Podem se inscrever, pessoas com idade a partir de 16 anos, sendo que para alguns cursos são exigidos conhecimentos básicos nas áreas, como os do setor calçadista e informática. 
      As aulas serão iniciadas já a partir da próxima semana para os cursos de Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo e Modelista de Calçados. Os demais estão previstos para começarem neste mês e um para julho, com durações de um até cinco meses.
      A Secretaria de Desenvolvimento orienta que os alunos, que tenham idade inferior a 18 anos, que compareçam a aula inaugural dos cursos, acompanhados por um responsável. 
Mais informações poderão ser obtidas pelo site da Prefeitura, no link Caminho para o Emprego ou pelo telefone (16) 3724-7080, no Parque Fernando Costa. 

Educação inicia segunda-feira distribuição de Kits Alimentares

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     A Secretaria Municipal de Educação inicia a partir da próxima segunda-feira, 3, começando pela região Norte (Leporace e adjacências), a entrega de novos lotes de Kits Alimentares, visando fornecer os produtos que compõem a alimentação escolar para aquelas famílias vulneráveis, totalizando mais de 9,8 mil Kits de Alimentos.
     A secretária da pasta, Márcia Gatti, reforça que a Prefeitura  está promovendo e garantindo a segurança alimentar nutricional, aos alunos beneficiados pelo Programa Bolsa Família, em situação de vulnerabilidade (famílias mais numerosas, membro familiar com alguma deficiência ou que residem com os avós) e também aos alunos, em que as famílias estão em necessidade financeira e manifestaram sua situação, junto à unidade escolar. Um dos exemplos é a situação em que os responsáveis estão desempregados.
 
Cronograma
     O cronograma das entregas dos Kits de Alimentação prevê o atendimento entre os dias 3 e 5 de maio (segunda a quarta-feira), nas unidades de ensino da região Norte; entre os dias 10 e 12 próximos, nas regiões Norte, Centro e Leste; entre os dias 17 e 19, nas unidades de ensino da região Sul e concluindo, entre os dias 17 e 26/5, aos estudantes e famílias da região Oeste. As famílias estão sendo, previamente, comunicadas pelas escolas, sobre o período e horário que devem retirar os produtos.
 
Composição dos Kits
     Os Kits de Alimentação a serem entregues pela Prefeitura são compostos por arroz, feijão, óleo, macarrão, bebida láctea/ leite em pó, com o acréscimo de banana, maçã, iogurte e ovos. A secretária municipal de Educação reitera uma orientação que deve ser observada com atenção: todos os alunos em que as famílias estão em necessidade financeira e manifestaram sua situação junto à escola, em situação de desemprego dos responsáveis, recebem ou poderão receber o kit. É preciso fazer essa comunicação com a direção da escola.

Prefeitura busca solução para destinação de resíduos de marcenarias

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      Um grupo de empresários da área de marcenaria, em Franca, solicitou ao prefeito Alexandre Ferreira, auxílio no sentido de encontrar uma forma adequada para a destinação de resíduos de MDF. 
      O prefeito determinou que a Secretaria de Meio Ambiente encontrasse uma forma de ajudar nesse processo e mediante entendimentos com a Cooperfran (Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Franca), que manifestou interesse em também participar, foi feito contato com um empresário de Nova Ponte-MG, que adquire e reaproveita esses materiais.
      Os entendimentos ganharam um rumo positivo, o que vai permitir que os donos de marcenarias e fabricantes de móveis em geral, que vinham encontrando dificuldades em fazer a destinação correta desses resíduos, possam destiná-los a um espaço cedido pela Cooperativa, no Distrito Industrial (espécie de ponto de transbordo) e, semanalmente, a empresa mineira fará o recolhimento, remunerando a Cooperfran por essa intermediação e armazenamento. 
      O secretário de Meio Ambiente, Éder Brazão,  lembrou que é papel do Poder Público oferecer suporte e ajudar nas soluções dos problemas, o que está sendo feito. Uma reunião para acertos de alguns detalhes já está marcada para a próxima quinta-feira, envolvendo todas as partes.
      A cidade enfrenta problemas sérios com a destinação de resíduos em alguns pontos,  que compromete o meio ambiente e a qualidade de vida. Esse empresários demonstraram preocupação com os impactos dessa prática. Os resíduos por eles gerados, colocados na sede da Cooperfran, serão triados e reutilizados pela empresa, uma prática sustentável em que todos os envolvidos serão beneficiados.

Meio Ambiente prepara novo leilão de animais

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      A Prefeitura anuncia para o próximo dia 19, às 09h30, através do Canil Municipal, a realização do segundo leilão público de animais de grande porte recolhidos na cidade nas últimas semanas, todos eles equinos. As pessoas interessadas em conhecê-los, poderão visitar o local, a partir da próxima semana, durante o expediente comercial e na data informada, se apresentarem no local, seguindo os protocolos sanitários recomendados.
      A grande maioria desses animais foi recolhida, em vias públicas da cidade e seus proprietários não fizeram a retirada dos mesmos, depois de feita a publicação no Diário Oficial do Município, conforme exige a legislação. Outros foram encontrados abandonados e sem os necessários cuidados.
      O canil fica localizado na rua José Gianesela, 415, bairro City Petrópolis. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3703-9389. Este é o segundo leilão feito pela Prefeitura. O primeiro ocorreu em 24 de fevereiro.
 
 

Prefeitura divulga relatório preliminar sobre sindicância das vacinas

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      O prefeito Alexandre Ferreira divulgou na tarde desta quinta-feira, 29, um posicionamento a partir do recebimento do relatório preliminar da sindicância aberta pelo Departamento de Ouvidoria, Corregedoria, Controladoria e Controle Interno sobre a relação de pessoas vacinadas contra a Covid-19.  O intuito é levantar todas as informações e dar a máxima transparência nas ações e algumas inconsistências que foram encontradas, exigindo maior aprofundamento na apuração dos fatos. 
      O prefeito reafirmou que é necessário saber, com muita clareza, quais divergências representam erro humano ou de sistema no lançamento dos dados; em relação às pessoas que teriam recebido a vacina fora do período correto e, destes, quais foram falhas operacionais e quais foram, realmente, erros com algum grau de intenção ou má fé de quem os praticou. A Prefeitura quer apurar um a um dos casos, para que não fique nenhuma dúvida. 
      Alexandre Ferreira afirmou ter determinado celeridade à Auditoria, para que a Prefeitura possa apresentar uma conclusão o mais rápido possível à população. Deixou claro também o prefeito, que em seu Governo não há, nem haverá, proteção a ninguém. Onde houver falhas, serão  buscados os meios de consertá-las e, quando necessário, punir responsáveis. Ele reforçou que uma sindicância foi aberta e está sendo acompanhada pela Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal e pelo Observatório Social.

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