O evento organizado pela própria autarquia municipal, conta com o apoio da Ordem dos Advogados de Franca e do portal Migalhas e ocorrerá no auditório da Unidade II, no Boulevard ‘Dr. Alfredo Palermol’, no bairro São José
O evento organizado pela própria autarquia municipal, conta com o apoio da Ordem dos Advogados de Franca e do portal Migalhas e ocorrerá no auditório da Unidade II, no Boulevard ‘Dr. Alfredo Palermol’, no bairro São José
Os candidatos interessados munidos de um documento pessoal e foto 3 x 4 devem se apresentar na sede do Departamento de Esportes, ao lado do ginásio Pedrocão, no Residencial Paraíso, das 8 h até as 16 h
Com o título “Franca é destaque mais uma vez no ranking de saneamento’, o portal de notícias do Governo de São Paulo (www.sp.gov.br), destacou nesta quinta-feira, 8, com ampla matéria os avanços do município em saneamento. Traz também, observações do prefeito Gílson de Souza a respeito. Confira o conteúdo completo:
A cidade de Franca conquistou mais uma vez o primeiro lugar no Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país do Instituto Trata Brasil. Mas não é de hoje que o município, localizado a cerca de 400km da capital paulista, é referência de atendimento com água tratada, coleta e tratamento de esgotos para sua população.
O levantamento, feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), premiou no começo do mês passado 14 cidades do país “rumo à universalização” de saneamento. Franca também se destacou por possuir a menor taxa de internação por falta desse serviço. Os dados mostram que a cada 100 mil habitantes, apenas 10 internações estão relacionadas a doenças de veiculação hídrica na cidade.
O prefeito de Franca, Gilson de Souza, ressaltou a importância da conquista. Segundo ele, esse pódio representa ao município uma população mais saudável e menos vulnerável a doenças. “É resultado de políticas públicas sérias e contínuas. Atualmente, a Sabesp, que tem um quadro qualificado na condução dos serviços de saneamento, permite um trabalho em consonância constante com a Prefeitura”, destacou.
Esse trabalho, dessa forma, foi fundamental para que Franca alcançasse novamente o primeiro lugar. Desde 1977, a Sabesp realiza constantes investimentos no município a fim de acompanhar o seu crescimento populacional. É importante lembrar que há 20 anos ele é referência de cidade universalizada para todo o país.
“A iniciativa da Abes foi fundamental, pois ajuda a chamar a atenção para a situação caótica do saneamento básico no Brasil. Quanto à Franca, um importante reconhecimento, demonstrando que o planejamento de longo prazo, a gestão responsável do dinheiro público e o investimento permanente são requisitos fundamentais para um serviço público de qualidade”, afirmou Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp na Unidade de Negócio Pardo e Grande, em Franca.
Nos últimos cinco anos, o órgão investiu cerca de R$ 300 milhões nos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário municipal. Não é surpresa que a tecnologia utilizada nos serviços também seja de ponta. A cidade transformará o gás do esgoto tratado em combustível para os automóveis por meio de um equipamento doado pelo Instituto Fraunhofer, da Alemanha.
“Nós estamos de portas abertas para receber delegações, estudantes e pesquisadores para conhecer o nosso cotidiano desde a coleta da água e o seu tratamento, bem como a coleta do esgoto e os recursos utilizados para tornar a água livre de contaminação”, completou o prefeito.”
A matéria está disponibilizada no link: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/franca-e-destaque-mais-uma-vez-no-ranking-de-saneamento/
Nas próximos dias 19 e 20 de Março, segunda e terça, o Parque de Exposições ‘Fernando Costa’ estará fechado para visitação pública em razão de serviços gerais de manutenção nos reservatórios de água. A medida foi anunciada pela secretaria de Desenvolvimento e já está sendo repassada aos usuários habituais do espaço, que diariamente recorrem ao local para suas caminhadas ou em busca de outras orientações e serviços. Nesse local funciona a Central Cursos e Capacitação, atendimentos do Incra, o Centro de Vocacional Tecnológico, entre outros serviços.
Esse trabalho de manutenção e limpeza nos reservatórios têm o intuito de preservar a boa qualidade de água fornecida para os usuários. Além do esgotamento serão utilizados produtos químicos e de limpeza, de tal modo que todas as torneiras, bebedouros e sanitários estarão sem água por alguns períodos e quando houver o líquido na rede não estarão em condições para o consumo.
Avisos foram fixados nos principais portões de acesso ao local, avisando que nos dois dias, 19 e 20, a área estará fechada ao público, reabrindo na quarta-feira. No aviso é solicitado aos frequentadores a compreensão e que a medida é para o bem de todos. Inicialmente marcado para os dias 12 e 13, foi alterado em razão de atividades pré agendadas.
Maiores informações no tel. 3711-9383.
Com o repasse para os Fundos Municipais, os 93 municípios devem aplicar a verba nos serviços cofinanciados de acolhimento de crianças, adolescentes, idosos, como também em equipamentos que atendem moradores em situação de rua, pessoas com deficiência e em situação de violência.
O prefeito Gilson de Souza tem solicitando da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, que priorize o trabalho nessa manutenção e também reitera o apelo aos moradores, para que também façam sua parte, ajudando na conservação e denunciando as práticas de vandalismo e principalmente de roubos de cabos de energia
A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), conforme publicação feita nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município, está avaliando as 21 propostas recebidas, com os projetos de pessoas jurídicas para os segmentos cultural e esportes. Através de Chamamento Público, é direcionado para as Organizações da Sociedade Civil para estabelecimento de parcerias com a Administração Pública Municipal, por meio da FEAC.
Deverão realizar seu trabalho voltados aos projetos culturais na modalidade termo de colaboração, sendo que após a análise dos Planos de Trabalhos pela Comissão de Seleção e Avaliação da Fundação Esporte, foram habilitadas a prosseguirem no Chamamento Público as seguintes Organizações: Associação Cultural Casa do Hip Hop de Franca; Associação Educacional e Cultural Amigos Solidários, cuja documentação está em fase de observação pela comissão.
Projetos esportivos
Um segundo Chamamento Público, também publicado no D.O, também voltado as Organizações da Sociedade Civil para parcerias com a Administração Pública Municipal, através da FEAC, para os projetos esportivos na modalidade termo de colaboração. Após análise dos Planos de Trabalhos pela Comissão de Seleção e Avaliação da Fundação Esporte Arte e Cultura, foram habilitadas a prosseguirem no Chamamento as seguintes Organizações:
Associação Francana de Voleibol; Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral; Clube Hípico de Franca; Franca Basquetebol Clube; LAMT; Associação Kiai – Kan de Judô; Liga Francana de Futebol de Chácara; Palmeiras Futebol Clube; Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo; Internacional Esporte Clube; Sociedade Esportiva Franca – SEF; Associação Hwa – Rang de Taekwondo; Associação de Pais e Amigos Franca Basquetebol Clube; Instituto Fausto Giannecchini; Associação Pró Franca de Esporte Educação e Cultura; Associação Educacional e Cultural Amigos Solidários; Associação dos Moradores do Jardim Portinari.
A ata de julgamento está disponível no site: www.feacfranca.sp.gov.br – licitações /Chamamento Público. A previsão que sejam definidos todos os projetos contemplados até o próximo dia 14, para formalização dos compromissos/parcerias na forma prevista na Lei 13.019.