Email  

Notícias

Programa “Time do Emprego” oferece capacitação no Centro POP

 

     O programa “Time do Emprego”, ação promovida pela SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Franca, deu início na segunda-feira, 10 de julho, a mais uma capacitação, desta vez para população em situação rua e que frequenta o Centro POP.

     A ação, proporcionada pela parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento, responsável pelo programa “Time do Emprego”, e a Secretaria de Ação Social, responsável pelo Centro POP, vai proporcionar capacitação para 20 pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, oferecendo-lhes caminhos dentro do processo de reintegração social, reintegração ao núcleo familiar e ao mercado de trabalho. Os encontros acontecerão duas vezes por semana, das 9h às 12h, no Centro POP

     Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento, a metodologia da capacitação, e que se repetirá neste caso específico, consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos de idade, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo para inserção e/ou reinserção ao mercado de trabalho.

     Para melhor aproveitamento do curso, a Secretaria de Desenvolvimento conseguiu junto à Coordenação do Curso de Psicologia da Uni-Facef, atendimento psicoterapêutico individualizado aos participantes para ajudá-los a desenvolver habilidades e competências, necessárias nesse processo de recuperação. “Essa é uma forma de dar oportunidade a essas pessoas para mudarem de vida e assim ficarem longe das ruas”, comentou a Secretária de Desenvolvimento Flávia Lancha.

     O “Time do Emprego” é um programa de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho.

Inscrições para segunda turma do curso para apicultores já estão abertas

 

apicultura Medium

     A Prefeitura de Franca está com as inscrições abertas para formação de mais uma turma para o Curso de Apicultura, cuja aula inaugural acontece no dia 3 de agosto, às 15h, no Parque Fernando Costa, local que também está recebendo as novas inscrições.  

     O objetivo da capacitação é a difusão da apicultura como atividade geradora de renda, orientando os interessados sobre todos os procedimentos necessários para a produção de mel, pólen, própolis, geleia-real e abelhas-rainhas, com transmissão de técnicas avançadas que têm permitido o aprimoramento de todo processo produtivo.

     O curso tem como público alvo apicultores e produtores rurais que tenham interesse em aperfeiçoar as práticas de manejo de abelhas, tornando mais eficiente a colheita do mel, mas também é aberto para quem tem interesse em planejar um novo negócio para aumentar a renda.  

     Além das ações de treinamento, a Secretaria de Desenvolvimento mantém equipe capacitada para atendimentos pontuais que fazem recolhimento de enxames, tanto na zona urbana como rural, e orienta os moradores para se cuidarem, evitando ataques e, ao mesmo tempo, não dizimarem as colônias, contribuindo assim para a importantíssima preservação das abelhas, fundamentais nos processos de polinização e proliferação da flora.  

     Mais Informações e inscrições no recinto do Parque Fernando Costa, situado na Avenida Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição – ou pelo telefone (16) 3724-7080. 

Fussol anuncia cursos de Cultivo de Orquídeas e Jardinagem

cultivo de orquideas Medium

     O Fussol (Fundo Social de Solidariedade de Franca), que tem como presidente a primeira-dama do município Maria Aparecida Belchior de Souza, anunciou na manhã do dia 12 de julho, 2 novos cursos promovidos pela instituição: Cultivo de Orquídeas e Jardinagem.  As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Portal da Prefeitura de Franca, pelo link http://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/ 

     As vagas são limitadas e os cursos e as inscrições são gratuitas, com a observação de que o limite mínimo de idade para participação é de 17 anos, sendo necessário para fazer a inscrição fornecer os dados do CPF e endereço completo.

     Veja abaixo a programação

 

  •     - Cultivo de Orquídeas

 Data início: 01/08/17

Previsão de término: 12/12/17

Duração do curso: aproximadamente 20 semanas (60 horas)

Dia da semana: toda terça feira

Horário: das 8hs às 11hs

Monitor: Cláudio Sandoval

Quantidade de alunos: 25 alunos acima de 17 anos

Local: Jardim Zoobotânico- Rodovia Cândido Portinari Km 405 City Petrópolis

        O que oferece: Capacitação para a manutenção de orquidários, com técnicas que permitem o correto manuseio das plantas, que são bem sensíveis, servindo tanto para profissionais de jardinagem como para quem tem o cultivo de orquídeas como hobby.   

 

     - Jardinagem

Data início: 03/08/17

Previsão de término: 14/12/17

Duração do curso: aproximadamente 20 semanas (60 horas)

Dia da semana: toda quinta feira

Horário: das 8hs às 11hs

Monitor: Cláudio Sandoval

Quantidade de alunos: 25 alunos acima de 17 anos

Local: Jardim Zoobotânico- Rodovia Cândido Portinari Km 405 City Petrópolis

       O que oferece: Capacitação para quem quer começar na profissão, por hobby e para profissionais que já atuam no mercado e pretendem incrementar seus serviços, uma vez que são passadas várias técnicas sobre cuidados no manuseio e formação de jardins.

 

      Em ambos os cursos, são passadas noções básicas de administração para profissionais do ramo.

      Mais informações com Fátima Prado pelo fone (16) 3711 9311 / 3724 7417 / 3721-2852 / 3721 3555.

X Conferência Municipal de Assistência Social segue na Uni-Facef

 

 

     Tendo como temática principal a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, foi aberta na manhã da terça-feira 12, a X Conferência Municipal de Assistência Social de Franca. Apresentada em um dos auditórios do Centro Universitário Uni-Facef, no bairro São José, a abertura contou, entre outras autoridades, com a presença do vice-prefeito Frank Sérgio Pereira, representando o prefeito Gilson de Souza, e teve como destaque a apresentação do grupo teatral formado por usuários do Centro Pop, que emocionou a todos na plateia.  

     A organização da Conferência é do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), com o apoio da secretaria de Ação Social, tendo como objetivo principal mobilizar e preparar todos os envolvidos com a Política de Assistência Social do município, envolvendo tanto o poder público quanto a sociedade civil. Entre o público atendido estão os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), entidades de assistência social e usuários.

     Antecedendo a conferência, a CMAS promoveu diversos “Encontros Preparatórios”, buscando garantir uma efetiva participação da população na conferência, que debate 4 eixos principais, são eles:  

Eixo 1: A Proteção Social Não-Contributiva e o Princípio da Equidade como paradigma para a gestão dos Direitos Socioassistenciais;

conferenciaassistencia07 MediumEixo 2: Gestão democrática e controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS;

Eixo 3: Acesso às Seguranças Socioassistenciais e a Articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de Direitos Socioassistenciais

Eixo 4: A Legislação como instrumento para uma Gestão de Compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos Direitos Socioassistenciais.

Jovem enxadrista francano se destaca em torneio em São Sebastião do Paraíso/MG

 

FotoXadrez Medium

     O jovem atleta de xadrez Lucas Branquinho Resende, da equipe da FEAC/Franca que representará o município nos Jogos Regionais que acontece em Sertãozinho/SP de 20 a 30 de julho, se destacou em dois torneios realizados no Clube do Xadrez de São Sebastião do Paraíso/MG, no sábado passado, 8 de julho.  

     Com 21 anos e estudante de educação física, Lucas se destacou ao ser vice-campeão no torneio na modalidade “Relâmpago” (Blitz), com 5 minutos de raciocínio para cada jogador, contando com 35 jogadores em 7 rodadas. Foi também 5º colocado na modalidade “Rápido”, com 20 minutos de raciocínio para cada jogador, disputada entre 29 jogadores em 5 rodadas.

    Nesse torneio relâmpago, o jovem enxadrista francano enfrentou o Mestre Nacional Gérson Batista, que é de São Sebastião do Paraíso, conseguindo um empate inédito, o que se pensava não ser muito factível para Lucas, em virtude de sua pouca idade e da alta qualidade do grande mestre com quem disputou.

     Nos Jogos Regionais em Sertãozinho, as competições de Xadrez se concentrarão entre os dias 21 e 24 de julho.

     As duas competições realizadas em São Sebastião do Paraíso, foram oficiais da Federação Brasil de Xadrez, movimentando a pontuação dos rankings Blitz e Rápido.

COMPETIÇAO

      CIRCUITO RÁPIDO CXSSP 2017 – 2ª ETAPA e CIRCUITO BLITZ CXSSP 2017 – 27ª ETAPA.

Data da Competição: 08 de Julho de 2017.

Cidade: São Sebastião do Paraíso

Local: Sede do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso.

Site do clube: https://www.cxssp.com.br/

Pagina do evento: https://www.cxssp.com.br/dobradinhas-2017-2a-etapa/

Classificação Final do Torneio Rápido

http://chess-results.com/tnr289646.aspx?lan=10&art=1&rd=5&wi=821

Classificação final do Torneio Blitz

http://chess-results.com/tnr289647.aspx?lan=10&art=1&rd=7&wi=821

Emdef intensifica manutenção e sinalização das vias públicas

 

tapaburaco01 Medium

   Buscando oferecer cada vez mais segurança, tanto para motoristas como para  pedestres, a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca) vem intensificando as ações de conservação, recuperação de asfalto, reposição de placas e pintura de sinalização, abrangendo vários bairros da cidade.  O plano de ação se baseia em observações diárias das equipes da empresa que atuam nas ruas e pelas reclamações e solicitações recebidas por meio da Central de Atendimento 3707-1300.

     De acordo com a empresa, as sinalizações verticais (placas) são bastante danificadas durante os finas de semana por ações de vândalos ou acidentes de trânsito, ocasionando 10 a 15 trocas de placas todo início de semana. Por envolver acidentes com veículos, as equipes do Departamento de Trânsito colaboram nas informações sobre locais que necessitam manutenção.

Remendo asfáltico

     Na operação de remendo asfáltico, a Emdef mantém, diariamente, entre 4 a 5 equipes nas ruas. Até a quarta-feira, 12 de julho, pelo menos 12 ruas e avenidas foram incluídas na programação de manutenção, entre elas constam vias nos bairros Jardim Boa Esperança, Parque do Horto, Jardim Cambuí, Vila Santa Terezinha e Jardim Aeroporto III.

     O presidente da Emdef Marcos Haber informa que os números previamente informados de vias que serão atendidas é uma referência, mas, na realidade os trabalhos acabam envolvendo um número ainda maior, pois estando no local, as equipes se deparam com problemas em vias próximas e aproveitam para fazer os reparos em pontos além daqueles para os quais foram solicitados, otimizando a operação.

Sinalização

      A parte de sinalização (pintura) de solo também é permanente e nos últimos dias foram programados serviços na Avenida Brasil, nas Ruas Capitão Anselmo, General Telles, Avenida Abraão Brickman, Avenida Tristão D’Almeida e Rua Major Mendonça.

     Substituição ou colocação de placas adicionais ocorreram nas ruas José Luiz Garcia, Evangelista de Lima, Monsenhor Rosa, Avenida Eliza Verzola Gosuen e Avenida Tristão D’Almeida.  A Rua Irene Grecco, além da sinalização de solo, recebeu dispositivo para redução de velocidade.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais