Notícias
Nota da Prefeitura sobe em Índice de Efetividade de Gestão Municipal do TCE
Prefeitura prepara recapeamento de ruas da Vila Europa
Mutirão ‘Meu Emprego Inclusivo’ recebe inscrições até sexta-feira
‘Música ao Alcance de Todos’ abre o mês com duas apresentações
Carreta da Mamografia já realizou mais de 225 exames
A Carreta da Mamografia continua prestando atendimento às mulheres no estacionamento do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”. A iniciativa da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, faz parte do Programa 'Mulheres de Peito', que tem como objetivo, incentivar mulheres a realizarem o exame de mamografia de forma gratuita para diagnóstico e tratamento do Câncer de Mama.
Desde o dia 24 de outubro, quando o atendimento da carreta teve início, até o dia 28, foram 225 exames realizados. Dessas, 177 mulheres têm entre 50 e 69 anos, 24 mais de 70 anos e outras 24 têm entre 35 e 49 anos.
Todos os dias, há 50 senhas disponíveis para que as mulheres passem pelo procedimento. O atendimento ocorre no mesmo dia, das 8 às 17 horas e aos sábados, são distribuídas 25 senhas, das 8 às 12 horas, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira, 2 de novembro, em razão do feriado de Finados, não haverá atendimento, que será retomado no dia 3 e a carreta segue até o dia 4 de novembro.
A orientação é que as mulheres, que têm entre 35 e 49 anos, levem encaminhamento médico da rede pública, Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e RG. Já aquelas que têm entre 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, bastando comparecer com RG e Cartão SUS. As mulheres, com mais de 70 anos, devem ter o pedido médico, Cartão SUS e RG.
Guarda Civil flagra e autua homem por crime ambiental
A Guarda Civil Municipal flagrou no final da tarde da última segunda-feira, um homem fazendo o descarte irregular de lixo, na área urbana da rodovia Nelson Nogueira. A ocorrência, caracterizada como crime ambiental, foi registrada e o infrator foi autuado e multado.
O homem estava descartando quilos de lixo nas margens da rodovia, quando os guardas civis municipais o surpreenderam. Conforme estabelece a lei, ele foi multado em R$ 570 e ainda teve de recolher todo o material e comprovar, através de documentos, o descarte em local devidamente autorizado.
Em sua versão, o homem alegou que trabalha com fretes e pegou o material para fazer limpeza e descartar no local. Essa foi uma das diversas ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal. Dados mostram que ocorrem, em média, 15 autuações mensais desta natureza. Os tipos de resíduos descartados, irregularmente, são diversos entre entulhos de construções, couro, móveis inservíveis e lixo comum.
Para cuidar dos espaços da cidade e tentar coibir a prática criminosa, a Guarda Civil conta com viaturas voltadas para o cuidado com o meio ambiente e animais, além de um drone, que auxilia nas operações de fiscalização, buscando coibir práticas que comprometam o meio ambiente.
Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelos telefones da Guarda Civil 153 e (16) 3724-1033. Há também o EcoFranca, aplicativo de denúncias de descartes, maus-tratos aos animais e outras ocorrências ambientais.